A audiometria, em sua forma mais simples, é a medição da capacidade de um indivíduo em ouvir sons. Envolve uma série de testes realizados por um audiologista ou outro especialista treinado, usando um audiômetro, uma máquina equipada para produzir sons de frequências e volumes variados. O objetivo principal da audiometria é determinar a extensão da perda auditiva de uma pessoa e sua possível causa. É uma ferramenta indispensável na saúde moderna, desempenhando um papel crucial no diagnóstico e tratamento de distúrbios relacionados à audição.

O termo “audiometria” tem origem na palavra latina 'audire', que significa 'ouvir', e na palavra grega 'metron', que significa “medida”. Os resultados de um teste de audiometria geralmente são representados em um audiograma, um gráfico que visualiza os níveis de limiar auditivo em diferentes frequências.

A audiometria é um procedimento não invasivo e indolor. É um processo padrão em avaliações de rotina, especialmente para indivíduos que trabalham em ambientes com exposição ao ruído, idosos e crianças com dificuldades na fala ou aprendizado.

  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.

 Karoline Lima Oliveira
Fonoaudiólogo
Aracaju
Não sei quais os critérios que pedem no seu edital, porém para determinar o grau da perda auditiva utilizar a média do valor q vc obteve em três frequência (500,1000,2000).
Com esse valor…

 Leonardo Poerner Lagos Teixeira
Fonoaudiólogo
Petrópolis
Prezado! As perdas auditivas são classificadas como de grau moderado quando estão entre a faixa de 41dB a 70dB, porém não se classifica grau de perda em frequência isolada; como a colega acima…

Olá ,
Possivelmente se trata de um caso de otite serosa crônica pelo que foi descrito, caracterizando-se por perda condutora associado a secreção em geral espessa em ouvido médio. Sendo…

Dra. Andreia Ferrary
Fonoaudiólogo
Criciúma
Provavelmente está com uma infecção de ouvido, necessário investigar, para um novo teste de audição.
Crianças nesta fase apresentam frequentemente esses quadros clinico de otite. Procure…

Dra. Adriana Miguel
Otorrino
Goiânia
Olá,
O resultado da audiometria não é visto dessa forma, precisa de mostrar para um especialista / otorrino para ele te responder a pergunta

Dra. Raquel Simas
Fonoaudiólogo
Nova Iguaçu
Olá! Depende do perfil da empresa. O laudo diz que você apresenta perda induzida por ruído. Cabe à empresa decidir se aceita ou não. Evite lugares com sons muito altos, fones de ouvidos.

Dra. Gilselia Martins
Fonoaudiólogo
Duque de Caxias
O rebaixamento nas frequências de 4 a 8.000Hz é comum em pacientes com zumbido intenso, porque os sons agudos, geralmente são parecidos com o zumbido e no momento do exame o paciente pode confundir…

Dr. Gustavo Guagliardi Pacheco
Otorrino
Rio de Janeiro
Prezado paciente-internauta.

"A leve perda condutiva à direita": provavelmente não, pois isto em geral é transitporio.

Já "o rebaixamento de grau…

Dr. Gustavo Guagliardi Pacheco
Otorrino
Rio de Janeiro
Prezado paciente-internauta,

De acordo com a legislação vigente, muito provavelmente, pela sua descrição da perda, estaria sim enquadrado nas regras atuais para cota de deficiente…