A audiometria, em sua forma mais simples, é a medição da capacidade de um indivíduo em ouvir sons. Envolve uma série de testes realizados por um audiologista ou outro especialista treinado, usando um audiômetro, uma máquina equipada para produzir sons de frequências e volumes variados. O objetivo principal da audiometria é determinar a extensão da perda auditiva de uma pessoa e sua possível causa. É uma ferramenta indispensável na saúde moderna, desempenhando um papel crucial no diagnóstico e tratamento de distúrbios relacionados à audição.

O termo “audiometria” tem origem na palavra latina 'audire', que significa 'ouvir', e na palavra grega 'metron', que significa “medida”. Os resultados de um teste de audiometria geralmente são representados em um audiograma, um gráfico que visualiza os níveis de limiar auditivo em diferentes frequências.

A audiometria é um procedimento não invasivo e indolor. É um processo padrão em avaliações de rotina, especialmente para indivíduos que trabalham em ambientes com exposição ao ruído, idosos e crianças com dificuldades na fala ou aprendizado.

  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.

Dra. Gilselia Martins
Fonoaudiólogo
Duque de Caxias
No exame de audiometria o laudo é dado pelo fonoaudiologo e o otorrino dá o laudo médico. Geralmente é pedido só o exame. É melhor verificar no edital o que eles desejam.

Prezado, na realidade para ser PcD , a perda precisaria ser a partir de 40 dB nas frequencias entre 500 e 3000Hz, bilateral e de caracter irreversivel.
Neste caso vc não caberia neste…

Dr. Gustavo Guagliardi Pacheco
Otorrino
Rio de Janeiro
Prezado/a paciente internauta,

Trata-se a audiometria, de fato, de um exame subjetivo em que estamos à mercê das resposta dos pacientes para configurar a curva e o laudo.

 Jana Marangon
Fonoaudiólogo
Ubatuba
Portadores de perda auditiva em apenas uma das orelhas, poderão ser considerados legalmente pessoas com deficiência com a aprovação do PLC 23\2016, o portador de deficiência auditiva unilateral…

Dr. Gustavo Guagliardi Pacheco
Otorrino
Rio de Janeiro
Prezado(a) paciente internauta,

Segundo o seu relato, seu comprometimento está nas frequências agudas de 6000 e 8000 hz (ou 6 e 8 khz).

Sendo as frequências constantes…

Seu laudo não está dentro dos padrões adotados na Audiometria ,mas subentende -se que apresenta rebaixamento auditivo unilateral. Quanto a ser admitida ou não depende da Empresa pois algumas…

Dr. Guilherme Dias Rocha
Fonoaudiólogo
Rio de Janeiro
Olá ! São exames independentes, porém, em geral, solicitamos juntos para uma melhor avaliação do sistema auditivo periférico. A tímpanometria examina a mobilidade do tímpano e a audiometria a…

 Carolina Ribeiro Barros
Fonoaudiólogo
Vinhedo
Sugiro a leitura da lei n° 16.769 que diz que o indivíduo com audição unilateral poderá concorrer aos cargos de empresa como pessoa com deficiência!

 Carolina Ribeiro Barros
Fonoaudiólogo
Vinhedo
Sim, segundo a lei número 16.769 é considerado deficiente auditivo até mesmo quem tem perda unilateral!

Dra. Gilselia Martins
Fonoaudiólogo
Duque de Caxias
Você teria que ver o edital para saber até quanto de perda eles aceitam, você tem uma discriminação muito baixa. O IRF significa Índice de Reconhecimento da Fala deveria ser de 100% tanto para…