A audiometria, em sua forma mais simples, é a medição da capacidade de um indivíduo em ouvir sons. Envolve uma série de testes realizados por um audiologista ou outro especialista treinado, usando um audiômetro, uma máquina equipada para produzir sons de frequências e volumes variados. O objetivo principal da audiometria é determinar a extensão da perda auditiva de uma pessoa e sua possível causa. É uma ferramenta indispensável na saúde moderna, desempenhando um papel crucial no diagnóstico e tratamento de distúrbios relacionados à audição.

O termo “audiometria” tem origem na palavra latina 'audire', que significa 'ouvir', e na palavra grega 'metron', que significa “medida”. Os resultados de um teste de audiometria geralmente são representados em um audiograma, um gráfico que visualiza os níveis de limiar auditivo em diferentes frequências.

A audiometria é um procedimento não invasivo e indolor. É um processo padrão em avaliações de rotina, especialmente para indivíduos que trabalham em ambientes com exposição ao ruído, idosos e crianças com dificuldades na fala ou aprendizado.

  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.

Você teria que ver o edital para saber até quanto de perda eles aceitam, você tem uma discriminação muito baixa. O IRF significa Índice de Reconhecimento da Fala deveria ser de 100% tanto para…

Olá , pelo que você relata existe uma perda auditiva condutiva leve em ouvido direito que sim tem tratamento. O GAP é a diferença entre via aérea(som com entrada via fones) e óssea( som com…

Não se deve fazer audiometria sem fazer a avaliação do ouvido ( otoscopia ) , pois rolha de cera pode alterar o resultado do exame .
Logo o médico do trabalho que solicita o exame deve…

É obrigatório que os exames fiquem arquivados por um determinado tempo! Você precisa verificar com a clinica caso faça muito tempo que você realizou a audiometria.

Depende do tempo, do tamanho do piercing e do posicionamento dos fones, mas em sua maioria, não atrapalha.

Há necessidade de saber essa "pouca perda" unilateral, se é leve, moderada. Se isso influencia em suas atividades. E dependerá das normas admissionais do local onde está pretendendo…

Olá! A curva do tipo Ad, encontrada no exame timpanométrico nos revela, normalmente, uma rigidez do sistema Timpano-ossicular, indicando outros problemas; uma disfunção tubária nos traria uma…

Olá. No exame de audiometria cada ouvido deve ser examinado separadamente e conforme o tipo de problema que a pessoa apresenta pode ser necessário o outro ouvido receber um som que o "distraia"…

Você está com perda auditiva nas frequências agudas, mas ainda não apresenta problemas para discriminar e compreender os sons da fala. Evite exposição prolongada a barulhos , uso de fones…

Considera-se normal porque as frequências de 500, 1000 e 2000 hz estão acima de 25 db , contudo vc apresenta rebaixamento nas frequências de agudos provável por exposição a ruídos. Interessante…