A audiometria, em sua forma mais simples, é a medição da capacidade de um indivíduo em ouvir sons. Envolve uma série de testes realizados por um audiologista ou outro especialista treinado, usando um audiômetro, uma máquina equipada para produzir sons de frequências e volumes variados. O objetivo principal da audiometria é determinar a extensão da perda auditiva de uma pessoa e sua possível causa. É uma ferramenta indispensável na saúde moderna, desempenhando um papel crucial no diagnóstico e tratamento de distúrbios relacionados à audição.

O termo “audiometria” tem origem na palavra latina 'audire', que significa 'ouvir', e na palavra grega 'metron', que significa “medida”. Os resultados de um teste de audiometria geralmente são representados em um audiograma, um gráfico que visualiza os níveis de limiar auditivo em diferentes frequências.

A audiometria é um procedimento não invasivo e indolor. É um processo padrão em avaliações de rotina, especialmente para indivíduos que trabalham em ambientes com exposição ao ruído, idosos e crianças com dificuldades na fala ou aprendizado.

  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.

Dr. Gustavo Mury
Otorrino
Primavera Do Leste
Ola, para complementar a avaliação audiológica seria interessante a realização de exame de nasofibroscopia. Os ouvidos tem comunicação com a rinofaringe (fica no fundo do nariz) por meio da tuba…

Olá, bom dia! Você precisa retonar ao otorrino que pediu o exame para avaliação do seu exame dentro do contexto da sua história clínica. Avaliando apenas esse exame o que pode-se dizer é que…

Dr. Matheus Araújo
Otorrino
Brasília
Olá bom dia. Na medicina temos um ditado: "A clínica é soberana". Ou seja, seu quadro clínico, história clínica, sinais e sintomas, são as principais ferramentas que o médico precisa…

Dra. Samar Fadel Azanki Abreu
Fonoaudiólogo
Londrina
Não há contra-indicação desde que seja o modelo adequado.

Quando a perda auditiva for súbita até pode haver regressão...se é de longa data, associada a fatores genéticos, idade ou histórico de exposição à ruído, não.

Dr. Douglas Ribeiro
Otorrino
São Paulo
Olá. A perda auditiva do tipo neurossensorial, ocorre por alterações lá no nosso ouvido interno. As células que captam o som e transforma em impulso para o nosso cérebro deixam de funcionar.…

Dra. Érica Picoli
Fonoaudiólogo
São José do Rio Preto
Os valores que você citou na pergunta são de um exame chamado Timpanometria. Esse exame avalia orelha média. É apenas um dado, para termos certeza se há algum problema com a audição do seu filho,…

Olá, boa noite! Difícil fazer essa avaliação apenas com essa informação, uma perda leve e isolada em uma frequência não costuma ter nenhuma característica de gravidade, entretanto isso deve ser…