Uma avaliação neuropsicológica é uma avaliação detalhada de como o cérebro de uma pessoa funciona, e frequentemente é considerada como um componente crítico da saúde geral de uma pessoa. Essa forma de avaliação é abrangente e envolve uma série de testes e observações para obter uma compreensão completa das habilidades cognitivas de uma pessoa. Combina os princípios da neurologia e da psicologia para explorar a complexa relação entre o cérebro e o comportamento.

A avaliação é conduzida por um neuropsicólogo, um profissional especializado em entender a conexão entre o cérebro físico e o comportamento. O neuropsicólogo utiliza vários métodos e testes para avaliar pontos cognitivos fortes e fracos, auxiliando assim no diagnóstico e tratamento de condições neurológicas, médicas, de desenvolvimento ou psiquiátricas.

  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.

Olá, a memória de longo prazo é dividida em partes. Existe a memória explícita, que guarda lembranças e conhecimentos que conseguimos contar, como fatos e experiências, e a memória implícita,…

 Germaniely Lima
Psicólogo, Psicanalista
Florianópolis
Olá, no nosso aparelho psíquico há o inconsciente e este é atemporal , ou seja, guardamos registros em nossa memória que nos afetaram e nem sempre há a marcação do tempo .

 Helio Martins
Psicólogo
São Bernardo do Campo
Oi, tudo bem? Que bom que trouxe essa pergunta — entender os elementos de uma avaliação neuropsicológica ajuda a perceber como ela vai muito além de “testes” e números. Ela busca compreender…

Olá!
A avaliação neuropsicológica se apoia em quatro pilares principais: a entrevista inicial, para compreender a história e as queixas; a aplicação de testes específicos, que investigam…

É uma etapa preliminar da própria avaliação neuropsicológica.
Constitui-se por alguns procedimentos que identificarão possíveis comprometimentos cognitivos, emocionais ou comportamentais.…

 Monica Younes
Psicanalista, Psicólogo
Rio de Janeiro
A avaliação neuropsicológica se subdivide em: abordagem qualitativa e abordagem quantitativa.
A qualitativa engloba observação clínica; anamnese; entrevistas a cuidadores ou profissionais…

A devolutiva é importante para entender o que foi feito no processo, o que foi observado e tirar as duvidas.

Além disso, a devolutiva ajuda a contribui para fundamentar e esclarecer…

Obrigada pela pergunta, a avaliação neuropsicológica deve ser planejada por meio de uma série de procedimentos e minuciosos, que incluem: Testes neurológicos e psicológicos específicos;
anamnese…

 Helio Martins
Psicólogo
São Bernardo do Campo
Oi, tudo bem? Essa é uma pergunta incrível — e mostra que você já está pensando com o olhar certo: o de quem entende que o cérebro não é algo fixo, mas moldável. Melhorar o controle inibitório…

A neuroplasticidade é a capacidade do cérebro de se modificar, reorganizar e criar novas conexões neurais ao longo da vida.
O controle inibitório é a habilidade de inibir impulsos automáticos…