Uma avaliação neuropsicológica é uma avaliação detalhada de como o cérebro de uma pessoa funciona, e frequentemente é considerada como um componente crítico da saúde geral de uma pessoa. Essa forma de avaliação é abrangente e envolve uma série de testes e observações para obter uma compreensão completa das habilidades cognitivas de uma pessoa. Combina os princípios da neurologia e da psicologia para explorar a complexa relação entre o cérebro e o comportamento.

A avaliação é conduzida por um neuropsicólogo, um profissional especializado em entender a conexão entre o cérebro físico e o comportamento. O neuropsicólogo utiliza vários métodos e testes para avaliar pontos cognitivos fortes e fracos, auxiliando assim no diagnóstico e tratamento de condições neurológicas, médicas, de desenvolvimento ou psiquiátricas.

  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.

Um resultado desarmônico no WAIS-IV não descarta o diagnóstico de deficiência intelectual, mas indica a necessidade de uma análise mais detalhada, levando em conta outros dados clínicos e comportamentais.

Além do WAIS-IV, o diagnóstico de deficiência intelectual considera critérios clínicos e funcionais, como o impacto nas habilidades adaptativas, história de desenvolvimento e contexto de vida,…

O WAIS-IV é importante na prática clínica e na neuropsicologia porque oferece uma visão ampla do funcionamento cognitivo, ajudando a compreender como a pessoa processa informações, resolve problemas…

A avaliação de deficiência intelectual pode, em alguns casos, ser feita com versões abreviadas, mas a forma completa costuma oferecer uma análise mais precisa e detalhada.


Em geral, recomenda-se um intervalo mínimo de cerca de um ano para refazer o WAIS-IV, evitando que a familiaridade com o teste influencie os resultados.

O WAIS-IV avalia diferentes aspectos da inteligência, incluindo tanto habilidades cristalizadas quanto fluídas, oferecendo um panorama amplo das capacidades cognitivas.

O WAIS-IV não tem como foco prever sucesso futuro ou potencial inato, e sim descrever o funcionamento cognitivo atual da pessoa, apontando pontos fortes e dificuldades.

Não, o WAIS-IV não é o único teste para avaliar a inteligência em adultos. Existem outros instrumentos e formas de avaliação que podem ser escolhidos conforme o objetivo e o contexto da investigação.

Os testes psicológicos são de uso exclusivo dos psicólogos, para adquirir é necessário vc ter o registro profissional junto ao conselho CRP