Uma avaliação neuropsicológica é uma avaliação detalhada de como o cérebro de uma pessoa funciona, e frequentemente é considerada como um componente crítico da saúde geral de uma pessoa. Essa forma de avaliação é abrangente e envolve uma série de testes e observações para obter uma compreensão completa das habilidades cognitivas de uma pessoa. Combina os princípios da neurologia e da psicologia para explorar a complexa relação entre o cérebro e o comportamento.

A avaliação é conduzida por um neuropsicólogo, um profissional especializado em entender a conexão entre o cérebro físico e o comportamento. O neuropsicólogo utiliza vários métodos e testes para avaliar pontos cognitivos fortes e fracos, auxiliando assim no diagnóstico e tratamento de condições neurológicas, médicas, de desenvolvimento ou psiquiátricas.

  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.

Geralmente, a avaliação é indicada quando há suspeita ou queixas de alterações no comportamento, no aprendizado ou na cognição que interferem na vida diária. Isso pode ocorrer em casos como:

Imagine que o seu cérebro é um terrário cheio de plantas e vida. O QI total é como a nota que você dá para a saúde geral do terrário. Se ele está bonito e verde, a nota é alta.

Mas…

A discrepância afeta o diagnóstico de deficiência intelectual porque, para além do resultado de um teste de QI, é necessário avaliar o modo como a pessoa funciona no cotidiano. Muitas vezes,…

Quando o QI Total não é considerado válido devido à discrepância entre índices, o foco da avaliação deve se deslocar para a análise dos índices específicos e, sobretudo, para o funcionamento…

Sim, é comum observar um perfil desarmônico em pessoas com Transtorno do Desenvolvimento Intelectual. O termo se refere à desigualdade entre diferentes áreas do desenvolvimento, como linguagem,…

Fatores como ansiedade, falta de sono, dificuldades emocionais, baixa motivação ou até questões de atenção e memória podem interferir no desempenho e gerar resultados desarmônicos no WAIS-IV,…

A desarmonia nos resultados do WAIS-IV não indica, por si só, um transtorno do desenvolvimento intelectual. Ela apenas mostra que há diferenças entre áreas cognitivas, o que pode ocorrer por…

O WAIS-IV é considerado o padrão ouro por ser um teste amplamente validado, com base científica sólida e atualização constante, o que garante maior precisão e confiabilidade na avaliação da inteligência…

Uma discrepância significativa entre o QI Total e os índices do WAIS-IV mostra que as habilidades cognitivas não estão uniformes, o que pode apontar áreas de força e fragilidade que ajudam a…