Uma avaliação neuropsicológica é uma avaliação detalhada de como o cérebro de uma pessoa funciona, e frequentemente é considerada como um componente crítico da saúde geral de uma pessoa. Essa forma de avaliação é abrangente e envolve uma série de testes e observações para obter uma compreensão completa das habilidades cognitivas de uma pessoa. Combina os princípios da neurologia e da psicologia para explorar a complexa relação entre o cérebro e o comportamento.

A avaliação é conduzida por um neuropsicólogo, um profissional especializado em entender a conexão entre o cérebro físico e o comportamento. O neuropsicólogo utiliza vários métodos e testes para avaliar pontos cognitivos fortes e fracos, auxiliando assim no diagnóstico e tratamento de condições neurológicas, médicas, de desenvolvimento ou psiquiátricas.

  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.

Sim. A inibição comportamental (tendência a evitar situações novas ou potencialmente ameaçadoras) está fortemente associada a transtornos de ansiedade, especialmente fobia social e ansiedade…

Olá, espero que você esteja bem. O isolamento emocional se refere a um individuo que mesmo cercado por pessoas, mesmo tendo amigos, família, saindo, conversando ainda sim se sente sozinho, não…

Lidar com a inibição comportamental envolve reconhecer os medos e tensões que a sustentam, aproximar-se gradualmente das situações que geram bloqueio e desenvolver estratégias de enfrentamento…

O papel do controle inibitório na tomada de decisões de um adulto é gerenciar impulsos e comportamentos automáticos para permitir uma resposta mais ponderada e racional. Ele age como um "freio…

A inibição comportamental manifesta-se pela ansiedade e retraimento em situações novas ou desconhecidas, como também pela resistência em expressar emoções ou sentimentos, medo de punição ou crítica…

Olá! O isolamento emocional pode se manifestar de forma sutil, mas alguns sinais comuns incluem dificuldade de se abrir com os outros, sensação constante de estar sozinho mesmo acompanhado, evitação…

Olá, espero que você esteja bem. O isolamento emocional se refere a um individuo que mesmo cercado por pessoas, mesmo tendo amigos, família, saindo, conversando ainda sim se sente sozinho, não…

O controle inibitório influencia praticamente tudo no dia a dia: desde a alimentação até as respostas nas interações sociais e a relação com vícios. Ele está diretamente ligado ao controle de…

Olá! A construção da inteligência acontece ao longo do desenvolvimento, principalmente na infância, através das experiências, estímulos e relações. Ela se inicia nos primeiros anos de vida e…

Dra. Angele Senna
Psicólogo
Rio de Janeiro
Ter funcionamento intelectual abaixo da média não significa automaticamente deficiência intelectual ou outro transtorno. Isso pode acontecer por vários motivos, como dificuldades de aprendizagem,…