A curetagem é um procedimento médico utilizado para remover tecido anormal ou excessivo do útero. Este tratamento é frequentemente indicado em casos de abortos incompletos, sangramentos uterinos anormais, pólipos endometriais ou para diagnóstico de condições uterinas. A importância da curetagem reside na sua capacidade de prevenir complicações, como infecções e hemorragias, além de auxiliar no diagnóstico preciso de doenças ginecológicas. Realizada por um profissional de saúde qualificado, a curetagem é um método seguro e eficaz para garantir a saúde uterina.

  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.

Dr. Fabiano Elisei Serra
Ginecologista, Especialista em reprodução humana, Especialista em administração em saúde
São Paulo
Se você já fez uma ultrassonografia e mostrou que o aborto foi completo, a curetagem não se faz necessária. Ela fica reservada para os casos em que ainda há restos ovulares dentro do utero (abortamento…

Dra. Mariana de Sousa Ribeiro de Carvalho
Ginecologista
Belém do Pará
A endometrite é uma inflamação na camada interna do útero e pode ser causa de sangramento. Se você tratou a causa da endometrite e fez o acompanhamento de forma correta, dificilmente terá sangramento…

Dr. Claudio Albuquerque de Vasconcelos
Ginecologista, Radiologista
Belo Horizonte
Não é normal. A retenção de restos
ovulares é uma das possibilidade.

Dr. Marcos Dib
Ginecologista
Brasília
As vezes esse material que ainda está retido pode ser difícil de sair somente na menstruação. Ideal é repetir o procedimento. Ou ainda, realizar uma histeroscopia cirúrgica para retirada desses…