A é a retirada completa do estômago por tumores de corpo, fundo ou cárdia. A gastrectomia consiste da ressecção do tumor, com reconstrução imediata do trânsito intestinal, ligando o intestino à parte restante do estômago (gastrectomia parcial) ou ao esôfago (). Às vezes há invasão direta de fígado, pâncreas e baço ou de outros órgãos ao redor do estômago. Neste caso é possível retirar a parte acometida destes órgãos junto com o estômago. Os gânglios linfáticos ao redor do estômago também podem ter que ser removidos. Esta cirurgia chama-se linfadenectomia. Mesmo em pacientes com em fase mais avançada (quando há comprometimento de camadas mais profundas da parede gástrica), de órgãos vizinhos ou metástases à distância, existe benefício em retirar parte do estômago ou o órgão inteiro que contém o tumor. A cirurgia evita complicações como sangramentos ou obstrução à passagem de alimentos, permitindo melhor qualidade de vida ao paciente.

  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.

Boa noite! A adaptação ao pós-operatório de gastrectomia pode sim ser demorada, com sensação de estufamento. No entanto, se ela tem muito desconforto, precisa de avaliação médica. Oriento que…

Boa tarde! Estes sintomas podem ocorrer sim após a gastrectomia, justamente porque demora um tempo até o organismo entender e se adaptar às mudanças anatômicas que a cirurgia promoveu. No entanto,…

Pode! Mas dependendo do tipo de gastrectomia que foi realizado pode ter algum desconforto se ingerir muitos doces de uma só vez. Converse com seu/sua cirurgiã(o) para saber mais informações sobre…

Boa noite! A sua descrição não parece corresponder a um pós operatório normal não. Aparentemente, há alguma estenose (estreitamento) nas suturas que foram feitas para religar os órgãos, e precisa…

Quem retira todo o estômago tem que ter o trânsito alimentar reconstruído, e as vezes essa sensação de dificuldade em engolir pode ser do pós operatório. Agora se já faz bastante tempo da cirurgia…

Necessário fazer uma avaliação adequada do paciente. Nesta avaliação precisa de um exame clínico do paciente e estudo de todos os exames necessários para um correto estadiamento. Somente assim…

Olá! O seu pai está passando por uma situação de saúde delicada; imagino que esteja preocupando muito a ele a você. Esse excesso de gases é comum devido às alterações do funcionamento do trato…

Existem muitos fatores a serem considerados para determinar se essa dor é ou não normal, como: tipo de cirurgia realizada (gastrectomia total ou parcial, se teve retirada de mais algum órgão),…

Converse com seu cirurgião sobre a causa de seus sintomas. Se esses não melhorarem, infelizmente pode haver necessidade de correção cirúrgica para seu novo problema