A é a retirada completa do estômago por tumores de corpo, fundo ou cárdia. A gastrectomia consiste da ressecção do tumor, com reconstrução imediata do trânsito intestinal, ligando o intestino à parte restante do estômago (gastrectomia parcial) ou ao esôfago (). Às vezes há invasão direta de fígado, pâncreas e baço ou de outros órgãos ao redor do estômago. Neste caso é possível retirar a parte acometida destes órgãos junto com o estômago. Os gânglios linfáticos ao redor do estômago também podem ter que ser removidos. Esta cirurgia chama-se linfadenectomia. Mesmo em pacientes com em fase mais avançada (quando há comprometimento de camadas mais profundas da parede gástrica), de órgãos vizinhos ou metástases à distância, existe benefício em retirar parte do estômago ou o órgão inteiro que contém o tumor. A cirurgia evita complicações como sangramentos ou obstrução à passagem de alimentos, permitindo melhor qualidade de vida ao paciente.

  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.

Oi! As possíveis abordagens são variadas e realmente é impossível definir qualquer coisa apenas com seu relato. Mantenha acompanhamento com especialista.

Sempre existe risco de metástase em um tumor maligno, por menor que seja. De uma forma geral, quando o tumor é muito inicial e o risco de metástase é muito pequeno, não há benefício com a quimioterapia…

Boa noite

Seria interessante que conversasse com a equipe cirúrgica sobre este achado, caso não tenham conhecimento desta alteração. De qualquer modo, uma plaquetopenia (plaquetas…

Pode acontecer por uma serie de causas..
Desde inflamação na mucosa causa da pela quimioterapia, como refluxo do conteúdo do intestino la para cima..

Conversem com o oncologista…

Com o passar dos meses o estômago que ficou após a cirurgia tende a aumentar (dilatar) seu tamanho. Num primeiro momento é necessário fazer alimentação em menor quantidade, porém mais frequentemente…

Oi! A gastrectomia total pode levar a deficiências de algumas vitaminas, além de algumas alterações na digestão decorrentes do procedimento. Sugiro consulta com especialista para fazer uma boa…

A deficiência de absorção de vitamina B12 é comum em pacientes submetidos à gastrectomias e pode ser causa de anemia. Nesses casos recomendamos a reposição por injeção.

Oi! Realmente, após a retirada de todo o estômago ela terá alguma dificuldade de ingerir grande volume de alimentos. O fato de apresentar dor e náuseas deve ser investigado pela equipe que a…

Ola. Boa noite. Caso ela esteja sem sintomas nao é necessaria a correçao desde que a hernia de hiato seja pequena e por deslizamento. Deve monitorar o tamanho da hernia pelas tomografias de rotina…

Oi, não é normal vômitos diários após uma gastrectomia total. Importante reavaliar com seu Cirurgião as possíveis causas disso e o adequado tratamento.