A é a retirada completa do estômago por tumores de corpo, fundo ou cárdia. A gastrectomia consiste da ressecção do tumor, com reconstrução imediata do trânsito intestinal, ligando o intestino à parte restante do estômago (gastrectomia parcial) ou ao esôfago (). Às vezes há invasão direta de fígado, pâncreas e baço ou de outros órgãos ao redor do estômago. Neste caso é possível retirar a parte acometida destes órgãos junto com o estômago. Os gânglios linfáticos ao redor do estômago também podem ter que ser removidos. Esta cirurgia chama-se linfadenectomia. Mesmo em pacientes com em fase mais avançada (quando há comprometimento de camadas mais profundas da parede gástrica), de órgãos vizinhos ou metástases à distância, existe benefício em retirar parte do estômago ou o órgão inteiro que contém o tumor. A cirurgia evita complicações como sangramentos ou obstrução à passagem de alimentos, permitindo melhor qualidade de vida ao paciente.

  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.

Dr. William Augusto Casteleins
Oncologista, Cirurgião geral, Cirurgião oncológico
Curitiba
Não é uma rotina, particularmente prefiro passar uma sonda nasoenteral no intra-operatório e alimentar por esta sonda nos primeiros dias, antes de iniciar dieta por via oral.
Outros cirurgiões…

Dr. Giuliano Campolim Gagliotti
Cirurgião do aparelho digestivo, Cirurgião geral
São Paulo
Esta cirurgia consiste na retirada de todo o estômago e muitas vezes dos linfonodos (gânglios) do mesmo. Habitualmente é realizada em casos de câncer do estômago, sendo atualmente realizada com…

Dr. Vinicius Vieira Simonetti
Cirurgião oncológico, Cirurgião geral
São Paulo
Sim. O fato de o tumor ter respondido bem à quimioterapia é um bom sinal, no entanto, o tratamento do câncer gástrico só está completo após a cirurgia e quimioterapia. O fato de a endoscopia…

Dr. Gustavo Andreazza Laporte
Cirurgião oncológico, Cirurgião do aparelho digestivo, Cirurgião geral
Porto Alegre
Cerca de 80 a 90% de não tiver outras metástases a distância.

Dr. Vinicius Vieira Simonetti
Cirurgião oncológico, Cirurgião geral
São Paulo
A gastrectomia total é uma cirurgia que modifica muito o hábito alimentar. É preciso se adaptar a falta de um compartimento de armazenamento (estômago). A depender do tipo de alimento e quantidade…

Dr. Sergio Renato Pais Costa
Cirurgião do aparelho digestivo, Cirurgião oncológico, Cirurgião geral
Brasília
Em geral, se usa uma sonda nasoenteral para ser garantido uma via alimentar no período pós-operatório, principalmente até indivíduo dar conta de se alimentar por vial oral.

Dr. Sergio Renato Pais Costa
Cirurgião do aparelho digestivo, Cirurgião oncológico, Cirurgião geral
Brasília
Nao ha relação logica entre a gastrectomia total e dificuldade para defecar e sangramento apos 2 meses de cirurgia. Pode ser sim associado a doenças orificiais como hemorróidas ou fissura deve…

Dr. Jose Francisco Mesquita Martins
Cirurgião do aparelho digestivo, Cirurgião geral
Rio de Janeiro
Bom dia. O paciente que teve a necessidade de remover o estômago em um todo, passa a ter funções bioquímicas e metabólicas, inicialmente alteradas.Existe uma grande perda de células, responsáveis…

Dr. Sergio Renato Pais Costa
Cirurgião do aparelho digestivo, Cirurgião oncológico, Cirurgião geral
Brasília
Para os tumores que ultrapassem uma certa espessura da parede do estômago ("Tumores mais profundos") e naqueles que tenham envolvimento de gânglios linfáticos ("Inguas") a…