A é a retirada completa do estômago por tumores de corpo, fundo ou cárdia. A gastrectomia consiste da ressecção do tumor, com reconstrução imediata do trânsito intestinal, ligando o intestino à parte restante do estômago (gastrectomia parcial) ou ao esôfago (). Às vezes há invasão direta de fígado, pâncreas e baço ou de outros órgãos ao redor do estômago. Neste caso é possível retirar a parte acometida destes órgãos junto com o estômago. Os gânglios linfáticos ao redor do estômago também podem ter que ser removidos. Esta cirurgia chama-se linfadenectomia. Mesmo em pacientes com em fase mais avançada (quando há comprometimento de camadas mais profundas da parede gástrica), de órgãos vizinhos ou metástases à distância, existe benefício em retirar parte do estômago ou o órgão inteiro que contém o tumor. A cirurgia evita complicações como sangramentos ou obstrução à passagem de alimentos, permitindo melhor qualidade de vida ao paciente.

  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.

Dr. Marcos Radtke
Cirurgião do aparelho digestivo, Cirurgião geral
São Paulo
Pode ser desde algo mais simples, com um seroma (líquido de cicatrização da ferida) ou até uma eventração (quando os pontos internos afrouxam). Pergunte à equipe que o operou para maiores esclarecimentos.

Dr. Patrick Salomão Scomparin
Coloproctologista, Cirurgião geral
Diadema
Ideal para cirurgia pelp menos maior que 10 hemoglobina, Nossa A equipe faz, problema que não poderemos usar cell saver se for câncer , podemos fazer eritropoietina e noripurum antes...precisa…

 Fernando Bray
Cirurgião do aparelho digestivo, Coloproctologista, Cirurgião geral
São Paulo
É possível recuperar o peso sim, mas é necessário acompanhamento com bom nutricionista para suplementação e adequação da sua dieta.

Dr. Marcos Jose Prado Alves
Cirurgião geral, Médico clínico geral
São Paulo
Bom dia . É necessário saber a causa e se for uma neoplasia a fase da mesma, porém, é esperado uma perda de peso pós cirurgia de gastrectomia, devendo o paciente ser bem orientado quanto a dieta…

Dr. Eduardo Rodrigues Zarco da Câmara
Cirurgião geral, Cirurgião oncológico
Rio de Janeiro
Pode comer doces, isso não fará o câncer retornar. Todavia, não é ideal uma alimentação com excesso de açúcar. Pode ingerir esporadicamente, sem excessos

Dr. Ubirajara Rutilio Araujo
Cirurgião do aparelho digestivo, Cirurgião geral
Curitiba
No pós-operatório recente pode acontecer por ainda ter algum resíduo de sangue dentro do estômago pela manipulação cirúrgica. Mas após alguns dias isto já não deve acontecer, o ideal é fazer…

Dr. Marcos Jose Prado Alves
Cirurgião geral, Médico clínico geral
São Paulo
A bebida alcoólica é um agente agressor do estomago e do intestino e deve ser apreciada com moderação, principalmente por quem realizou uma cirurgia gástrica. Não é impeditivo quando consumida…

Dr. José Roberto Lozano Lara
Oncologista, Cirurgião de cabeça e pescoço, Cirurgião oncológico
Vitória da Conquista
Depende de há quanto tempo foi realizada sua cirurgia. Importante esclarecer todas as suas dúvidas com o cirurgião que realizou a cirurgia.

Dr. Sergio Renato Pais Costa
Cirurgião do aparelho digestivo, Cirurgião oncológico, Cirurgião geral
Brasília
Sim, ele pode fazer. Obviamente dependerá do nivel de hemoglobina e hematócrito. Se estiverem muito baixos é aconselhável realizar transfusão antes da cirurgia.

Dr. Marcos Jose Prado Alves
Cirurgião geral, Médico clínico geral
São Paulo
Se não existiu complicações em sua recuperação poderá já ser incrementada a sua alimentação com suplementação.