A é a retirada completa do estômago por tumores de corpo, fundo ou cárdia. A gastrectomia consiste da ressecção do tumor, com reconstrução imediata do trânsito intestinal, ligando o intestino à parte restante do estômago (gastrectomia parcial) ou ao esôfago (). Às vezes há invasão direta de fígado, pâncreas e baço ou de outros órgãos ao redor do estômago. Neste caso é possível retirar a parte acometida destes órgãos junto com o estômago. Os gânglios linfáticos ao redor do estômago também podem ter que ser removidos. Esta cirurgia chama-se linfadenectomia. Mesmo em pacientes com em fase mais avançada (quando há comprometimento de camadas mais profundas da parede gástrica), de órgãos vizinhos ou metástases à distância, existe benefício em retirar parte do estômago ou o órgão inteiro que contém o tumor. A cirurgia evita complicações como sangramentos ou obstrução à passagem de alimentos, permitindo melhor qualidade de vida ao paciente.

  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.

Se não existiu complicações em sua recuperação poderá já ser incrementada a sua alimentação com suplementação.

A principio não tem nenhum problema voce tomar sucos de limão.

Como há diversas perguntas a serem realizadas, características pessoais a serem checadas, exames para se averiguar, o primordial é que você possa ser atendida por um gastro/hepato de sua confiança.

A gastrectomia consiste da retirada de todo o estomago e, para restabelecer a alimentação, junta-se o intestino delgado diretamente no esôfago e, por isso, há um refluxo do conteudo do intestino…

geralmente pode já fazer uso de medicação oral no 1dpo cirúrgico.

Olá! O pós-operatório de gastrectomia subtotal com reconstrução em Y de Roux pode ser encarado de forma parecida com o pós-op de um bypass para obesidade. Além da redução do volume do estômago…

Sim, é possível. Na gastrectomia total por câncer gástrico, a perda de peso estimada no primeiro ano é de 20 a 30%. Todo paciente submetido a este tipo de cirurgia, seja qual for o diagnóstico…

Olá, vários exames são necessários antes da realização deste tipo de cirurgia. Exames de sangue, endoscopia digestiva, eletrocardiograma e radiografia de tórax são os básicos, podendo ser acrescentados…

Esses sintomas não são relacionados a deficiência de vitamina B12. Dores abdominais, diarréia, e ganho de peso podem estar relacionados com o hábito alimentar do paciente, aderências intestinais…

A ingestão de líquidos deve ser ao redor de 2 litros por dia, exceto em casos que o paciente possua doenças que demandem restrição hídrica.
Pacientes após gastrectomia total demandam cuidados…