A nefrectomia é a retirada de um dos rins (raramente ambos) acometidos por tumores de rim. Na nefrectomia é retirado o rim, os gânglios próximos deste, a glândula supra-renal (adrenal) e a porção proximal do ureter. A nefrectomia parcial (NP) é uma operação para o tratamento de diferentes patologias renais, ou para doação. A nefrectomia recomenda-se para pacientes com , (CCR), síndrome de Von Hippel-Lindau, trauma, duplicidade de via excretora e hipertensão arterial secundária a segmento isquêmico. A nefrectomia parcial é um procedimento urológico usado em pacientes com doença localizada e indicação de preservação da função renal. Tumores menores que 4cm, com localização anatômica favorável -por exemplo, longe do hilo renal- tratados com nefrectomia parcial têm ótimos resultados oncológicos. A sobrevida em 5 anos é de quase 90%, semelhante àquela obtida nos tumores renais de tamanho similar tratados com nefrectomia radical. A nefrectomia parcial pode ser feita pela via aberta ou pela via laparoscópica (NPL) a través de pequenas incisões e com ajuda de videocâmara. A nefrectomia parcial laparoscópica (NPL) é uma alternativa mínimamente invasiva para o tratamento de tumores renais e está sendo crescentemente usada. Oferece convalescença mais rápida do que a nefrectomia parcial aberta. Por um lado, é associada a maiores taxas de margens positivas, importantes e complicações urológicas. Por outro lado, a nefrectomia laparoscópica permite às pessoas doarem um rim, com muito menos dor, uma estadia hospitalar mais curta (entre 2-3 dias, versus 5-7 na nefrectomia tradicional), uma recuperação muito mais rápida e menos cicatrizes. Além disso, os rins extraídos desta forma muito menos traumática funcionam tão bem quanto aqueles que são extraídos pela grande incisão da nefrectomia tradicional. Inicialmente, somente pequenos tumores periféricos foram tratados com a técnica laparoscópica, porém, com a padronização da técnica operatória e maior experiência, tumores maiores, de localização central e hilar começaram a ser operados com sucesso. A nefretomia parcial laparoscópica é um procedimento que exige cautela, devendo ser realizado por cirurgiões com razoável experiência em cirurgia laparoscópica. Pode haver complicações hemorrágicas e urinárias.

  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.

Olá, depende se sua cirurgia foi feita de forma aberta, laparoscópica ou robótica.

Comumente na cirurgia robótica do rim, o ideal é aguardar em torno de 1 mês para voltar a atividades…

Essa lobulação cortical provavelmente foi uma alteração congênita sua. Importante avaliar melhor o caso, sugiro procurar especialista

Depende de como foi o procedimento cirúrgico, se houveram complicações.

40 dias já está um pouco mais distante do procedimento, mas pode sim. Aconselho procurar um pronto-socorro para uma avaliação

Depende do procedimento cirúrgico, mas em geral uma semana

A dieta para pacientes com doença renal (DRC) deverá ser prescrita após avaliação nutricional. A alimentação poderá ter ajustes nas quantidades de proteínas, tanto de origem vegetal (leguminosas)…

Boa tarde

Tudo bem?
O controle alimentar é importante demais nos casos de doenças renais crônica ( o seu caso devido a nefrectomia). Precisa dosar alguns ions e exames de sangue…

Boa tarde

Tudo bem?

Não, não tem que retirar o rim por que ele perdeu sua função!! O rim disfuncionante não causa problemas além daqueles por perda de função e o risco…

Boa tarde

Tudo bem?


Não , isso não é normal! Procure o cirurgião que a operou! Além disso, pedras nos rins não é normal e só retira las nao resolve o problema…