A nefrectomia é a retirada de um dos rins (raramente ambos) acometidos por tumores de rim. Na nefrectomia é retirado o rim, os gânglios próximos deste, a glândula supra-renal (adrenal) e a porção proximal do ureter. A nefrectomia parcial (NP) é uma operação para o tratamento de diferentes patologias renais, ou para doação. A nefrectomia recomenda-se para pacientes com , (CCR), síndrome de Von Hippel-Lindau, trauma, duplicidade de via excretora e hipertensão arterial secundária a segmento isquêmico. A nefrectomia parcial é um procedimento urológico usado em pacientes com doença localizada e indicação de preservação da função renal. Tumores menores que 4cm, com localização anatômica favorável -por exemplo, longe do hilo renal- tratados com nefrectomia parcial têm ótimos resultados oncológicos. A sobrevida em 5 anos é de quase 90%, semelhante àquela obtida nos tumores renais de tamanho similar tratados com nefrectomia radical. A nefrectomia parcial pode ser feita pela via aberta ou pela via laparoscópica (NPL) a través de pequenas incisões e com ajuda de videocâmara. A nefrectomia parcial laparoscópica (NPL) é uma alternativa mínimamente invasiva para o tratamento de tumores renais e está sendo crescentemente usada. Oferece convalescença mais rápida do que a nefrectomia parcial aberta. Por um lado, é associada a maiores taxas de margens positivas, importantes e complicações urológicas. Por outro lado, a nefrectomia laparoscópica permite às pessoas doarem um rim, com muito menos dor, uma estadia hospitalar mais curta (entre 2-3 dias, versus 5-7 na nefrectomia tradicional), uma recuperação muito mais rápida e menos cicatrizes. Além disso, os rins extraídos desta forma muito menos traumática funcionam tão bem quanto aqueles que são extraídos pela grande incisão da nefrectomia tradicional. Inicialmente, somente pequenos tumores periféricos foram tratados com a técnica laparoscópica, porém, com a padronização da técnica operatória e maior experiência, tumores maiores, de localização central e hilar começaram a ser operados com sucesso. A nefretomia parcial laparoscópica é um procedimento que exige cautela, devendo ser realizado por cirurgiões com razoável experiência em cirurgia laparoscópica. Pode haver complicações hemorrágicas e urinárias.

  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.

Olá
Nesse pós operatório recente é normal sentir esse desconforto mas qualquer dúvida entre em contato com urologista que realizou procedimento
Att
Dr Alexandre

Bom dia . Explique melhor o que esta alto

Olá! As dores após nefrectomia dependem de vários fatores como por exemplo o acesso realizado ( laparoscopia, robótica, aberta ). Sugiro que consulte um urologista para avaliação do seu caso…

Bom dia! Desconforto urinário e fisgadas pélvicas não são devido à sua cirurgia, portanto recomendo que você passe por uma avaliação médica. O risco de insuficiência renal, só pela nefrectomia…

Olá
O risco de recidiva sempre existe principalmente por continuar a fumar e tem que controlar as doenças que tem como pressão alta ou diabetes
Att
Dr alexandre

Olá
Se mantiver o tabagismo mantém o risco de voltar e ter outras consequências do tabagismo
Att
Dr Alexandre

Olá! A medida do rim e do cálculo são alguns parâmetros que utilizamos para indicar a cirurgia de retirada do rim. Escolha um bom profissional para te orientar o melhor tratamento. Boa sorte!

Olá! Para que a nefrectomia (retirada do rim) seja realizada, a pele e os tecidos abaixo dela são cortados, podendo haver alterações de sensibilidade local. Lembre-se que é sempre válido retornar…

Agenda uma Consulta com o médico que fez o seu procedimento para uma avaliação mais adequada

Não há como responder a uma pergunta desse tipo sem saber a técnica cirúrgica, se aberta, laparoscópica ou robótica. Certifique com o médico que fez q cirurgia e retire a suas dúvidas.