Avenida Nossa Senhora de Copacabana, 583, sala 804, Rio de Janeiro 22050-002
Atendimentos de segunda a sexta
Ler mais06/02/2025
Rio de Janeiro 1 endereço
Número de registro: CRM SP 174674 | CNRM Nº: 338536 CRM RJ 941409 RQE 38420
197 opiniõesAvenida Nossa Senhora de Copacabana, 583, sala 804, Rio de Janeiro 22050-002
Atendimentos de segunda a sexta
Ler mais06/02/2025
Este especialista só aceita pacientes particulares. Você pode pagar particular para marcar, ou encontrar outro especialista que aceite o seu plano de saúde.
Psiquiatria de adulto e idoso
O diagnostico psiquiátrico é baseado em uma boa anamnese, ou seja, em uma boa entrevista com o paciente e familiares quando necessário. As primeiras consultas costumam ser mais longas, para poder realmente entender todas as esferas da vida do paciente e segundo porque algumas vezes não é possível estabelecer um diagnóstico em uma única consulta. Tratam-se os sintomas do paciente e é feito um acompanhamento regular até que receba alta ou, em casos crônicos, por todo o tempo necessário. Nem sempre é necessário pedir exames em psiquiatria. os mais comuns são exames laboratoriais para acompanhar a parte clinica. A maioria dos transtornos psiquiátricos não requer exames extras.
Ansiedade
Um dos transtornos mais prevalentes em psiquiatria. A ansiedade faz parte da vida, mas quando foge ao controle e causa prejuízos, seja no trabalho ou em relações pessoais, significa que precisa de tratamento. Alguns sintomas típicos, como antecipação, excesso de pensamentos (não consegue "desligar"), suores, palpitações, insônia ou despertar precoce, tontura, sensação de morte e outros podem prejudicar o indivíduo. A base do tratamento da ansiedade é o antidepressivo. Remédios tarja preta (clonazepam, alprazolam) podem ser úteis no começo do tratamento, mas devem se usados por curto prazo, pois podem causar dependência e problemas de memória. Em geral uma psicoterapia está indicada.
Depressão
É importante identificar o que é depressão e o que é tristeza, assim como nem toda depressão apresenta tristeza como um sintoma. Alguns sintomas: falta de energia, alteração de apetite e sono, irritação, pensamentos negativos, tristeza podem ser comuns em algumas situações, mas quando prolongados ou graves o suficiente para atrapalhar a vida do paciente, indica-se o tratamento medicamentoso, que sempre deve estar alinhado a uma psicoterapia e outras mudanças de hábitos de vida. A base do tratamento é o antidepressivo. Alguns causam sono, o que é ótimo para depressão que cursa com insônia; outros diminuem sonolência, sendo importante portanto a avaliação cuidadosa e individual.
197 opiniões
A consulta com a Dra Cintia foi ótima! Me senti super escutada e acolhida. Ela prestou atenção em cada um dos meus medos e dúvidas e teve muita paciência em explicar cada ponto. Me explicou sobre os efeitos da medicação e se colocou a disposição para q eu possa procurá-la caso não me adapte ou tenha dúvida qt ao uso da medicação. Estou mto confiante que vai dar certo o tratamento.
Dra Cíntia é muito competente e acolhedora. Foi muito dedicada e me ajudou bastante. Indiquei a alguns amigos que também estão em tratamento. Sou grato a ela. Recomendo!
Ótima psiquiatra. Muito atenciosa e estou melhorando graças a Deus
Falta empatia e cuidado com o paciente ainda mais psiquiátrico
Não compareceu, até mandei um Whatsapp depois de ter esperado 15 minutos e nada. Vi que é necessário pagar com pix até 2 horas antes da consulta, mas não encontrei a chave nem um QR nem nada disso em lugar nenhum, nem recebi por email. Imagino que seja por isso que não fui atendida.
Descrevi à profissional meu quadro psiquiátrico, mencionando tos os remédios de que faço uso. Ela, de imediato, informou que não tinha muito o que fazer, pois muito provavelmente eu já esteja em um estágio que demande algum outro especialista (e citou vagamente algumas razões para sua recusa). Compreendido.
Mencionei que faço uso de Venvanse para aplacar o TDAH, quetiapina, para silenciar a mente um pouco e conseguir dormir e que tenho dois laudos neuropsicológicos atestando neurodivergência, altas habilidades cognitivas e inteligência superior. Neste ponto, mesmo o tema não sendo do domínio dela é muito provavelmente por um motivo pessoal que requeira tratamento psicológico, ela interpelou: como assim, Altas Habikidades? Você toca piano, fala vários idiomas? Informei que deter esses “conhecimentos” não era condição “sine qua non” e percebi um displacement, uma projeção de alguma “sombr dela em mim, isso tudo em apenas DOIS minutos de consulta.
Dra Cintia foi muito acolhedora e mostrou segurança em tufo que falou. Excelente
Ela eh maravilhosa ! E olha q eu falo bastante rsr ficou atenta a todos os detalhes.
Perfeita !
Muito bom atendimento , muito atenciosa e prestativa.
Gostei. Prestou atenção em tudo o que eu disse e me esclareceu todas as duvidas.
143 dúvidas de pacientes respondidas na Doctoralia
Olá, tomo Cloridrato de Sertralina da marca Ralzin, gostaria de trocar por algum genérico em razão do preço, essa mudança iria afetar muito o meu tratamento?
Oi, pode afetar pois de uma marca pra outra muda a bioequivalencia da medicação. Então se for mudar, converse com seu médico antes e avise sobre a mudança.
Ola, tomo sertralina de 50 mg a 14anos, ja tentei parar algunas vezes mas nao deu certo. Qual a forma correta para dominuir para 25mg.
Obrigada
O desmame da medicação tem que ser feito em acompanhamento com o seu médico, pois tem muito a se avaliar: se já pode fazer o desmame e outras orientações são passadas em consulta.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.