O que é?

O alcoolismo é uma doença crônica. Trata-se do consumo compulsivo de álcool. Ele gera dependência. Esse desejo incontrolável leva à ingestão de quantidades da droga capazes de prejudicar o organismo do alcoólatra.

Qual é a causa?

Os fatores ambientais são apontados como os principais responsáveis por levar o indivíduo ao consumo descontrolado de álcool. Todavia, a genética também teria sua contribuição no desenvolvimento da doença. O alcoolismo tende a se desenvolver com mais frequência em famílias onde há o histórico do consumo excessivo de álcool. Inclusive alguns estudos já demonstraram que filhos adotados por pais que não bebem têm mais tendência a se tornarem alcoólatras no caso de seus pais biológicos terem sofrido dessa doença.

Quais os sintomas?

O álcool absorvido pelo corpo é removido essencialmente pelo fígado (até 98%). Rins, pulmões e pele completam a tarefa. A capacidade de absorção da droga varia de pessoa para pessoa de acordo com seu peso e a velocidade de metabolização. Quando consumido acima desses limites, o álcool acumula-se no organismo causando problemas como obesidade, deficiência de proteína e vitaminas do complexo B. Há ainda a possibilidade de que os alcoólatras desenvolvam o que foi chamado de síndrome de blackout. O consumo excessivo da droga interfere no mecanismo cerebral causando esquecimento das atividades recentes. Em longo prazo o álcool prejudica praticamente todos os órgãos do corpo. O fígado é o mais atingido.

Como fazer o diagnóstico?

A entrevista do médico com o doente ou mesmo com familiares que possam relatar seu comportamento é suficiente para que se faça o diagnóstico.

Qual o tratamento?

Não há qualquer medicamento que evite o consumo de álcool. Todo e qualquer tratamento para o alcoolismo necessita da participação do doente. Esse costuma ser o maior obstáculo para o sucesso, uma vez que a droga é aceita socialmente e dificilmente os alcoólatras admitem serem portadores da doença. Logo, o primeiro passo de qualquer tratamento passa pela admissão dessa condição. A sequência é o processo de desintoxicação, que pode ser feito em instituições especializadas e com acompanhamento médico. Porém, o mais importante é o acompanhamento em longo prazo. Nesse aspecto, entidades como os Alcoólatras Anônimos oferecem suporte.

  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.

O tratamento do Alcoolismo é uma questão multifatorial, não existe uma erva ou até medicamento capaz de resolver o problema sozinho. É necessário um acompanhamento psicológico, mudança de hábitos…

A naltrexona é um medicamento utilizado para tratamento da dependência de opióides e alcoolismo. Ela também tem sido utilizada em doses mais baixas (Low Dose Naltrexone ou LDN) para o tratamento…

Olá bom dia, no caso do seu marido seria importante o tratamento em conjunto de um psiquiatra para auxílio na dependência do alcool e um neurologista para investigação e tratamento das provavéis…

A reação descrita pode estar associada a um desejo ou anseio por álcool. Este tipo de resposta pode ser normal, especialmente se o indivíduo gostar do sabor e da experiência de beber. No entanto,…


Compreendo sua preocupação e desejo de parar de beber. Existem tratamentos disponíveis para ajudá-lo nesse processo. Um psicólogo especializado em dependência química pode trabalhar com…

Olá!
O diagnóstico de dependência química do álcool é feito através da entrevista clínica (conversa que você tem com sua médica) e podem ser usados testes específicos.
É um fator…

Bom dia. O uso rotineiro da naltrexona é para dependência de álcool. Em alguns casos específicos para opióide também.

Um estudo recente feito por pesquisadores de Nova Iorque, nos Estados Unidos, confirmou a hipótese de que as pessoas que consomem álcool frequentemente podem ter, realmente, uma predisposição…

Depende do quanto ingere. Se há etilismo crônico, após 24-48horas já se iniciam sinais como ansiedade, tremores e mal estar, que pioram com o tempo na chamada síndrome de abstinência alcoólica.…