O que é?

Alopecia é a redução parcial de cabelos em uma parte do corpo. Popularmente é conhecida como pelada. Quando essa queda acontece com todos os pelos da região, é chamada de alopecia total. Quando evolui e engloba todos os cabelos do corpo passa a ser chamada de alopecia universal. A alopecia pode ser classificada em areata, androgenética, difusa, seborreica e cicatrizal. No primeiro caso, costuma formar círculos no couro cabeludo, mas eles também podem ocorrer em outras partes do corpo. Acontece tanto em homens quanto em mulheres e surge em qualquer idade. Atinge uma em cada mil pessoas. Em alguns casos a alopecia areata pode levar ao desaparecimento de todo o couro cabeludo, porém há uma recuperação parcial algum tempo depois. A alopecia androgenética ocorre em sua maioria das vezes nos homens durante o período da adolescência ou juventude. Afetam os pelos em algumas regiões do couro cabeludo de forma gradual até que eles desaparecem completamente. A alopecia difusa (eflúvio telegênico crônico) é uma perda aguda de cabelo. Não deixa a pessoa completamente sem pelos, mas o cabelo fica liso e escasso. Já a alopecia seborreica tem como origem o mau funcionamento da glândula sebácea. A alopecia cicatrizal é irreversível em sua grande maioria. Há uma má formação ou mesmo a total ruptura da estrutura folicular.

Qual é a causa?

Alguns fatores são apontados como responsáveis pelo desenvolvimento da alopecia. São eles: - estresse (especialmente na alopecia areata)- fatores hereditários - hipotireoidismo ou hipertireoidismo (mau funcionamento da glândula tireoide) - uso de medicamentos (anticoagulantes, anticonceptivos, tratamentos de quimioterapia e psiquiátricos podem levar à queda de cabelos) - má nutrição (deficiência de ferro e zinco)- ansiedade - consumo excessivo de alimentos gordurosos e muito condimentados - uso de produtos capilares inadequados- infecções- tumores- dermatoses

Quais os sintomas?

Normalmente não há sintomas. Eventualmente as pessoas sentem coceira ou queimação na região antes de o cabelo começar a cair.

Como fazer o diagnóstico?

O exame físico e uma entrevista com o paciente são suficientes para diagnosticar a alopecia e também encontrar os possíveis fatores motivadores da doença.

Qual o tratamento?

Não há muitas opções de tratamento para a alopecia. No caso da alopecia androgênica, é possível utilizar um medicamento chamado finasterida para evitar a perda total dos capelos. Nos demais casos é possível recorrer a implantes para cobrir a área atingida. A alopecia não provoca qualquer problema grave de saúde. Os implantes têm finalidade meramente estética.

  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.

Dra. Audrey Venturin Miranda
Dermatologista
São Paulo
Se vc estiver apresentando um quadro de alopecia areata, sim. Existe mta chance de recuperar essa perda. Porem, existem algumas “quedas de cabelos” consideradas “alopecias cicatriciais”, e nesses…

Dra. Helen Mara Lucarelo Gomes Protta
Especialista em medicina estética
São Paulo
Olá! Há inúmeras causas de queda de cabelo. Quando ocorre por ação de algumas quimioterapias tem o nome de Eflúvio Anágeno. Já, alguns tipos de câncer podem tb causar queda de cabelo por serem…

 Janaina Job de Oliveira Brito
Dermatologista
Juazeiro Do Norte
Provavelmente sua filha apresenta uma alopecia areata, que pode acometer também crianças e muitas vezes decorre de algum tipo de estresse.É uma patologia benigna e que realmente demora um pouco…

 Natiara Grava Magolbo
Dermatologista
São Manuel
Os selantes apresentam componentes de podem levar a dermatites de couro cabeludo levando a coceiras e caspas, deixar o cabelo mais frágil e sensível a quebra, tais condições podem diminuir ainda…

Dra. Marianne Farache
Dermatologista
Natal
Olá, tudo bem? O Plaquinol é um medicamento que pode ser usado para tratamento de alguns tipos de alopecia, principalmente as cicatriciais. O dermatologista é seu maior aliado nesse tratamento,…

Dra. Carolina Portela
Dermatologista
Rio de Janeiro
É preciso paciência e disciplina, mas é possível. É necessário passar em consulta médica com Dermatologista para exame físico e coleta de uma história detalhada a fim de obter sucesso no tratamento.

Dra. Terezinha Kanasiro
Dermatologista
Curitiba
Não se desespere e, confie no seu dermatologista ! Na grande maioria das vezes o cabelo volta a repilar totalmente. Uma terapia junto é sempre é benvinda não descarte.
Mas, confie e não…

 Janaina Job de Oliveira Brito
Dermatologista
Juazeiro Do Norte
Olá bom dia, no momento em que as lesões estejam ativas, nao deve realizar nenhum procedimento que possa agredir seu couro cabeludo. Deve aguardar a melhora total do quadro e só então, pode realizar,…

Alopecia apenas significa perda de cabelo , existem vários tipos de alopecia , as mais comuns são alopecia androgenética (calvície) e areata , mas existem muitas outras. Consulte sempre o médico…