O que é?

A endometriose é uma doença caracterizada pela presença do endométrio fora do útero. O endométrio é a camada interna do útero que é sempre renovada nos períodos de menstruação. A doença atinge apenas mulheres em sua fase reprodutiva e pode causar problemas nos ovários, na parte anterior e posterior do útero e também em seus ligamentos, nas trompas, no tecido entre a vagina e o reto, na bexiga, na superfície do reto e na parede da pelve. A doença aparece com bastante frequência. Estima-se que atinja 15% das mulheres entre 15 e 45 anos de idade. Em mulheres com problemas de fertilidade esse índice chega a 70%.

Qual é a causa?

No momento da menstruação, parte do sangue que deve ser eliminado passa pelas trompas e acaba se alojando dentro da barriga. Essas células possuem capacidade de crescimento e multiplicação. Por isso, devem ser eliminadas pelo organismo. Quando o sistema imunológico não é capaz de eliminar essas células, surge a endometriose.

Quais os sintomas?

A endometriose pode causar dores durante as relações sexuais, aumentar as cólicas no período menstrual, gerar dores na barriga da perna e nas costas.

Como fazer o diagnóstico?

A entrevista com a paciente é o primeiro passo para criar a suspeita de endometriose. Relato de cólicas muito fortes no período menstrual e de dor que se irradia para a coxa e para o ânus e até na hora de evacuar ou urinar pode ligar o sinal de alerta. O exame físico com toque ginecológico e retal deve ser feito. Para confirmação, pode ser realizado exame de sangue (Ca-125), a ultrassonografia vaginal e até a ressonância magnética da pelve.

Qual o tratamento?

O principal objetivo do tratamento da endometriose é reduzir os sintomas. Por se tratar de uma doença considerada benigna, a cirurgia deve ser evitada. O tratamento deve ser prescrito de acordo com os objetivos da paciente. A suspensão da menstruação através de hormônios pode ser uma opção para quem não deseja ter filhos. Para quem deseja engravidar, geralmente a cirurgia é a melhor solução.

  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.

Dr. Juliano Augusto Brum Scheffer
Ginecologista
Belo Horizonte
O tratamento da endometriose é flexível e existem várias terapias. Seu médico assistente saberá qual terapia será melhor para vc. Algumas terapias apresentam impacto 3 a 6 meses após.
Logo…

Dra. Graciela Morgado
Ginecologista
São Paulo
A endometriose atrapalhará na punção dos óvulos, caso você apresente endometrioma (endometriose no ovário), caso tenha endometriose em outro local (por exemplo: peritoneo) isto não atrapalharia…

Dr. Juliano Augusto Brum Scheffer
Ginecologista
Belo Horizonte
O diagnóstico de certeza da endometriose é o anatomopatológico (estudo microscópio de células através lâmina) de material (tecido) extraído de uma videolaparoscopia(brasil) ou fertiloscopia(…

Dr. Ruy de Oliveira Machado Jr
Ginecologista
São Paulo
Olá! Habitualmente quando encontramos a descrição "cisto miometrial", esta se refere à adenomiose focal, doença benigna, que comumente coexiste em quem tem endometriose e/ou miomas…

Dr. Paulo Cesar P Zarco da Camara
Ginecologista
Rio de Janeiro
Muitas vezes é necessário tratar antes a Endometriose e depois fazer a Fertilização. O tratamento pode ser clínico ou cirúrgico ou mesmo combinado. O sucesso estatisticamente será maior quanto…

Dr. Ricardo Lourenço
Cirurgião do aparelho digestivo
São Paulo
Muitas vezes é possível realizar o procedimento por videolaparoscopia, mas há casos em que a laparotomia convencional é necessária.

Dr. Ruy de Oliveira Machado Jr
Ginecologista
São Paulo
Olá! Não são. O CA 125, devido à sua baixa especificidade, está cada vez mais em desuso por especialistas no diagnóstico da endometriose. O ultrassom pélvico também é insuficiente. Hoje em São…

Dr. Ricardo Lourenço
Cirurgião do aparelho digestivo
São Paulo
Há casos onde há a necessidade de intervenção cirúrgica, muitas vezes por videolaparoscopia e em casos específicos por lá paro toma , quando houver grande envolvimento do reto e útero, por exemplo.

Dr. Ruy de Oliveira Machado Jr
Ginecologista
São Paulo
Olá! Sim, é perfeitamente possível. A cirurgia não é obrigatória. Se através do tratamento não cirúrgico vc conseguir atingir a qualidade de vida que espera, está no caminho certo! Mas converse…

Dr. Rodrigo Donalisio da Silva
Cirurgião geral, Urologista
Taubaté
Sim, pode ser endometriose. Uma avaliação completa de seu caso pode elucidar o diagnostico.