A síndrome de asperger era definida como um transtorno específico do espectro autista pelo DSM-IV. Atualmente o DSM-V o classifica dentro do autismo leve.

As principais características da Síndrome de Asperger são inteligência normal ou elevada, linguagem rebuscada, interesses específicos e rotinas rígidas, habilidades sociais pouco desenvolvidas e dificuldade no entendimento e expressão de emoções.

É mais comum em meninos e a prevalência na população varia de acordo com os critérios diagnósticos utilizados, de 0,3 a 48 por 10000 crianças.

  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.

Dra. Valeria Abatemarco
Psicólogo, Psicanalista
São Paulo
A principal diferença entre a Síndrome de Asperger e o autismo é a intensidade dos sintomas:
Síndrome de Asperger
É considerada uma forma mais branda do Transtorno do Espectro Autista…

 Lucas Evanovick
Psicólogo
Londrina
A Síndrome de Savant se refere a habilidades extraordinárias em áreas específicas, geralmente acompanhadas por déficits cognitivos.
A Síndrome de Asperger é uma forma de autismo caracterizada…

Dr. Mauro Reis
Neurologista pediátrico, Pediatra, Neurologista
Nova Iguaçu
Ambas as condições são manifestações sensoriais muito frequentes no TEA , portanto é possível possuir essas condições em ocasiões distintas.

Dr. Mauro Reis
Neurologista pediátrico, Pediatra, Neurologista
Nova Iguaçu
A relação pode ser maior do que na população geral, fatores genéticos e ambientais podem influenciar o risco de TEA. Embora haja uma base genética para esses transtornos, a expressão fenotípica…

Dr. Gustavo Holanda
Neurologista pediátrico
Recife
Entendo que pode haver dúvidas sobre como uma criança com Transtorno do Espectro Autista (TEA) se comunica em diferentes ambientes, e é realmente uma questão muito relevante. Cada criança com…

A literatura afirma que pode haver até 4% de casos nos quais sinais de autismo e traços borderline de personalidade aparecem concomitantemente.

O autismo é um transtorno do neurodesenvolvimento, e ja se manifesta desde os primeiros anos de vida. Porem os sintomas são por vezes muito amplos ,e alguns podem não ser notados ou atribuídos…

Oi, tudo bem? Isso pode ocorrer por muitos motivos, por vezes falta de sono, algum sintoma depressivo ou até mesmo TDAH, que é muito comum em pacientes no espectro autista. Vale a pena levá-lo…

Olá, tudo bem? Havendo está duvida diagnóstica, pode-se fazer esta avaliação através de consulta com psiquiatra e quando há necessidade pode ser solicitada avaliação neuropsicológica para elucidação…