A partir de que idade da criança, é possível fazer uma Avaliação Neuro Psicológica para identificar

19 respostas
A partir de que idade da criança, é possível fazer uma Avaliação Neuro Psicológica para identificar nível de Autismo ou Síndrome de Asperger?
Na minha família, tem um menino 7 anos com dificuldade de socialização e aprendizado. A escola está exigindo Avaliação Neuro Psicológica para incluir no Prontuário do aluno e saber como educá-lo daqui pra frente.
É uma exigência do MEC?
Não existe uma exigência do MEC para avaliação neuropsicológica.
A criança pode ser submetida a avaliação a partir dos 2 anos e meio de idade. A avaliação neuropsicológica para esta idade vai além dos testes, levando em consideração uma série de fatores comportamentais da criança e o contexto familiar.

Geralmente a avaliação neuropsicológica é requisitada pelo médico, mas também pode ser solicitada pela escola ou por profissionais de saúde/educação envolvidos no atendimento quando se trata de um exame infantil para nortear o trabalho desenvolvido pelo corpo profissional. Não há uma exigência efetiva do MEC. A avaliação Neuropsicológica pode ser realizada de formas diferentes, dependendo da demanda de cada paciente. Os testes padronizados, dependendo da queixa, se iniciam aos dois anos e meio.
Olá! As escolas buscam esse tipo de exigência para se respaldar em. Desde que ocorreu as inclusões. Elas agem assim.
Olá! Não, o MEC não pode exigir uma avaliação neuropsicológica, mas para que a criança receba atendimento diferenciado, a escola pode solicitar essa avaliação. Se existe alguma dificuldade da criança, pode ser interessante realizá-la. Fazer uma avaliação não significa que a criança vai ser considerada autista, é apenas uma avaliação, uma investigação. A avaliação pode trazer muitas respostas e embasar orientações, tanto para a escola quanto para a família. Claro, desde que seja feita por um bom profissional. Nesse sentido, não vejo como problema a escola fazer essa solicitação. Mas se a avaliação foi solicitada em tom de ameaça, ou se a escola não demonstra flexibilidade e disponibilidade para lidar com as possíveis particularidades dessa criança, então o problema não está na avaliação em si, e sim na escola.
Te convidamos para uma consulta: Consulta psicologia - R$ 200
Atualmente é possível identificar o TEA (Transtorno do Espectro Autista) antes mesmo dos dois anos de idade. Quanto mais cedo o diagnóstico e início do acompanhamento profissional, melhor será o desenvolvimento da criança, além de lhe trazer bem estar. Fazer a avaliação e ter o diagnóstico não é uma obrigação, mas é uma importante forma de proporcionar a essa criança a devida atenção que ela precisa não só no ambiente escolar mas em todo contexto social que ela estiver.
Olá! O MEC não exige a avaliação neuropsicológica e diante das dificuldades apresentadas pela criança, provavelmente a escola quer ter um respaldo e até compreender certos mecanismos, mas entendo que o ideal seria ter encaminhado para um pediatra/neurologista infantil e este realizar em paralelo com a neuropsicóloga uma avaliação. E as avaliações podem ser realizadas a partir dos 2 anos, quanto antes se tem um diagnósticos maiores chances de um melhor desenvolvimento.
Oi, não é exigência do MEC, mas um cuidado que a escola está com o desenvolvimento de seus alunos, muito bom essa postura da escola. O ideal é procurar um pediatra, com certeza irá direcionar o melhor e mais funcional tratamento para o seu familiar. Andréa Christiano, psicóloga/neuropsicóloga
O MEC não exige, mas a escola pode encaminhar para avaliação neurpsicológica se observar alguns comportamentos que quererem maior investigação. Essa avaliação vai possibilitar que a criança possa ter um atendimento educacional que a favoreça no aprendizado e nas relações sociais. Porém, para que ela tenha esse atendimento diferenciado, a escola precisa da avaliação e do diagnóstico. Oriento para que faça a avaliação, além de investigar a hipótese de Autismo, poderá entender melhor o sistema cognitivo dele, quais são suas habilidades e quais são suas dificuldades.
Olá! O MEC não exige, escola/professores devem ter identificado algo no comportamento que precise de mais cuidado e deve ser avaliado por um profissional. Seria importante procurar um profissional capacitado para que seja realizada essa avaliação. Estou à disposição!
Olá, tudo bem?

Não existe uma exigência estrita do MEC em elação à obrigatoriedade de realização de uma avaliação neuropsicológica. O que acontece é que, a escola, ao perceber alguns sinais significativos na criança, pode sim, solicitar a realização d avaliação, para que haja um respaldo diagnóstico, facilitando a relação dos profissionais que ensinam com a criança, ofertando uma melhor forma de lidar com as dificuldades apresentadas. Esse é um papel extremamente importante da escola, que é contribuir para o desenvolvimento da criança. Normalmente as avaliações neuropsicológicas são realizadas a partir dos 2 anos e meio, então ele está dentro dessa faixa.

Se já percebeu alguns sinais significativos, além da solicitação da escola, é importante sim, realizar uma avaliação para melhor investigação, compreensão clínica, e possível diagnóstico.

Espero ter esclarecido,

Estou à disposição.

Abraço.
Olá, o MEC não exige tal avaliação. Normalmente a escola solicita a fim de pensar estratégias para melhorar o sistema de ensino/aprendizagem junto a criança. Considerando suas peculiaridades e necessidades diferenciadas no processo de aprender, a escola poderá sugerir aulas de reforço escolar, atividades de contra turno e atendimentos de estimulação e reabilitação caso seja necessário.
A avaliação neuropsicológica não é uma exigência do MEC, mas diante algumas dificuldades da criança, é fundamental para entender o que acontece e desenvolver o plano individual do aluno. Além disso, é por meio da avaliação, e laudo médico, que os pais poderão solicitar os recursos necessários de adaptação curricular ou professor auxiliar para acompanhar as dificuldades do aluno.
Não é uma exigência do MEC, mas sim uma recomendação. A partir dos 3 anos de idade, é possível realizar uma Avaliação Neuro Psicológica para identificar nível de Autismo ou Síndrome de Asperger. No entanto, é importante lembrar que cada caso é único e que o diagnóstico deve ser feito por um profissional qualificado.
Olá, tudo bem? Olha não existe uma exigencia do MEC mas seria muito importante fazer essa avaliação porque crianças com autismo podem necessitar de estímulos e abordagens um pouco diferentes das convencionais; além disso a criança com TEA tem alguns direitos garantidos pela lei. Existem instrumentos para avaliação neuro a partir de 2 anos e meio.
É necessário que a criança seja avaliada da maneira correta por um profissional de neuropsicologia para que a escola consiga tomar as medidas necessárias para o benefício do aluno. A escola não tem como respaldar algum pedido de um professor auxiliar para a criança, por exemplo, se não existir um diagnóstico correto.
A avaliação não é uma exigência do MEC, mas, sem ela, a criança também não será atendida em seus direitos, caso realmente seja uma pessoa com TEA.
Não existe uma portaria do MEC que exija a avaliação; este pedido parece ser uma boa prática da escola para compreender como melhor apoiar o processo de aprendizagem e desenvolvimento da criança. É possível encaminhar uma criança com suspeita de TEA para avaliação por volta de 1 ano e meio/ dois anos de idade, quando já é possível verificar a presença e ausência de alguns comportamentos típicos da idade, podendo assim relacionar ao transtorno.
Em psicanálise a avaliação é feita em bebês de 0 a 3 meses ou até mais tarde, dependendo de quando os pais procuram por essa avaliação. No caso de TEA, quando antes identificar os riscos para o desenvolvimento psíquico (autismo), melhor. Assim o tratamento pode começar já nos primeiros meses de vida. Essa avaliação é realizada a partir de conhecimentos da psicanálise sobre a constituição psíquica do bebê e conhecimentos atuais da neurociência.
Psicanalista e Psicóloga Marcia Schaly
Não existe exigência do MEC para tal avaliação, a avaliação pode ser solicitada pelo profissional da área da saúde para elucidar melhor o caso e oferecer o melhor tratamento. Desta forma se oferece o melhor acompanhamento para esta criança já quando a criança começa sofrer alguns prejuízos significativos.
Olá,

Pode haver avaliação neuropsicológica para uma criança de 7 anos sim, caso eles estejam identificando algo diferenciado.

O melhor seria achar um profissional da área da saúde para os devidos diagnósticos.