A pessoa com transtorno bipolar é caracterizada por sofrer muitas mudanças de humor e de níveis de atividade. Especificamente, são produzidas oscilações exagerada e periódicas de três estados de espírito: deprimido, eufórico e maníaco (aceleração). Estudos indicam que o transtorno bipolar pode ser congênito pela falta de estabilidade na transmissão dos impulsos nervosos no cérebro. A alteração cerebral alterada traz mais vulnerabilidade quando confrontada com eventos de vida estressantes que desencadeiam episódios maníaco-depressivos.

  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.

O transtorno bipolar tem base genética e se supõe que a pessoa já nasça com predisposição. A presença de familiares próximos com o quadro aumenta os riscos. Mas, mesmo que tenha um gêmeo idêntico,…

Usualmente os efeitos colaterais dos antidepressivos tendem a diminuir de intensidade ou pararem de acontecer com o uso contínuo da medicação. Tosse é um efeito colateral não tão comum da bupropiona,…

Dra. Lorena Gonçalo
Psiquiatra
São Paulo
São sintomas possíveis de efeitos colaterais do medicamento, se tiver prejudicando sua vida procure novamente seu psiquiatra para ele lhe orientar.

Dra. Andressa Zirretta
Psicólogo
Balneário Camboriú
Ola!!! Sim, isso pode fazer parte de todo processo. Eu costumo sempre ficar atenta ao que o corpo do meu paciente esta querendo dizer para ele... quando costuma ter esses pensamentos... o que…

Dra. Lorena Gonçalo
Psiquiatra
São Paulo
O stress é um dos principais fatores para desencadear transtornos mentais em geral, incluindo o bipolar. Sugiro procurar por (stress) and (bipolar) no pubmed e seguir o @drrenatosilva.

Olá! Ao fazermos este encaminhamento, compartilhar a hipótese diagnóstica (bem como dados que corroboram para esta hipótese) pode auxiliar o profissional da outra área. Mas não há nenhuma regra…

 Weslley Sá Farias
Psicólogo, Psicanalista
Aracaju
Olá! Imagino que seja, realmente, uma situação aflitiva, mas não há uma resposta pronta para lidar com ele. O que posso dizer é que é possível, em terapia, avaliar suas posturas perante ele e…

Sim, pode entrar em crise devido a abstinência das substâncias que causaram o vício, ou ainda o uso das substâncias podem desencadear uma descompensação do transtorno bipolar. Converse com seu…

 Alexandre Moisés
Psicólogo
Ribeirão Preto
Sim, por ser um inibidor seletivo da recaptação de serotonina gera perda da libido.

Conversar com seu médico sobre ganhos e benefícios do uso da medicação pode ser o melhor caminho.…