Olá, no início do tratamento medicamentoso de transtorno afetivo bipolar, a pessoa pode ter oscilações de humor/fase? Mesmo com medicamento forte.

3 respostas
Olá, no início do tratamento medicamentoso de transtorno afetivo bipolar, a pessoa pode ter oscilações de humor/fase? Mesmo com medicamento forte.
Dra. Lorena Gonçalo
Psiquiatra
São Paulo
É possível que a pessoa experimente oscilações de humor ou flutuações de fase no início devido adaptação do organismo, alguns medicamentos podem levar algumas semanas para apresentar efeito terapêutico e ainda necessitar de ajustar dose. Converse sempre com seu médico para informar sobre as suas expectativas acerca dos sintomas e efeitos colaterais possíveis durante seu tratamento.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Sim, é possível que uma pessoa que está iniciando o tratamento para transtorno afetivo bipolar apresente oscilações de humor/fase, mesmo com o uso de medicação. Isso pode ocorrer porque o tratamento pode levar um tempo para atingir a eficácia máxima e estabilizar o humor do paciente. Além disso, pode haver necessidade de ajustes na dosagem ou mudança de medicamentos para alcançar o controle adequado dos sintomas. É importante que a pessoa continue a tomar a medicação conforme orientação médica e informe o médico sobre qualquer mudança ou piora dos sintomas.
Boa noite. Sim o início do tratamento é uma período de adaptação do corpo às medicações e a pessoa pode passar por oscilações de humor.

Especialistas

Karina Abunasser Pereira Leite

Karina Abunasser Pereira Leite

Psiquiatra

São Paulo

Anna Paula Balduci Brasil Lage

Anna Paula Balduci Brasil Lage

Psicólogo

Rio de Janeiro

Alexandre Zatera

Alexandre Zatera

Médico do trabalho, Psiquiatra, Médico perito

Canoinhas

Juan Pablo Roig Albuquerque

Juan Pablo Roig Albuquerque

Psiquiatra

São Paulo

Carolina Bohn

Carolina Bohn

Psicólogo

São Leopoldo

Renata Camargo

Renata Camargo

Psicólogo

Camaquã

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 970 perguntas sobre Transtorno bipolar
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.