A pessoa com transtorno bipolar é caracterizada por sofrer muitas mudanças de humor e de níveis de atividade. Especificamente, são produzidas oscilações exagerada e periódicas de três estados de espírito: deprimido, eufórico e maníaco (aceleração). Estudos indicam que o transtorno bipolar pode ser congênito pela falta de estabilidade na transmissão dos impulsos nervosos no cérebro. A alteração cerebral alterada traz mais vulnerabilidade quando confrontada com eventos de vida estressantes que desencadeiam episódios maníaco-depressivos.

  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.

Olá,Para ajudar alguém com Transtorno Bipolar, é importante ser compreensivo e paciente, oferecendo apoio emocional constante. Incentive a pessoa a seguir o tratamento prescrito, que geralmente…

 Patricia Andrade
Psicólogo
São Paulo
Como psicóloga e psicanalista que questiona o uso excessivo de diagnósticos, eu sugeriria que, em vez de focarmos em categorizar comportamentos de crianças e adolescentes sob rótulos clínicos…

O ideal é tentar identificar os gatilhos que antecedem o episódio, isso você pode fazer junto com seu terapeuta ao tentar lembrar dos acontecimentos, pensamentos e sentimentos que você estava…

Ajudar alguém com transtorno bipolar, seja uma criança, adolescente ou adulto, envolve paciência e acolhimento. Manter uma rotina estável e oferecer um ambiente seguro são passos importantes,…

 Maria Eduarda Lara Melo
Psicólogo, Psicanalista
Brasília
Olá! Boa tarde, espero que esteja bem!
Bom, caso você receba um diagnóstico de um psiquiatra em relação ao TAB, recomendo que procure acompanhamento psicológico e se já estiver fazendo,…

 Indayá Jardim de Almeida
Psicólogo, Psicanalista
Rio de Janeiro
Olá! Os sintomas bipolares podem se manifestar em qualquer fase da vida, mas aparecem geralmente com mais frequência no início da fase adulta. Espero ter ajudado, estou à disposição!

Este medicamento não é pesquisado no toxicológico. Não é recomendável que você suspenda o medicamento sem a orientação da sua médica. Usualmente o médico do Detran solicita um relatório do psiquiatra…

 Indayá Jardim de Almeida
Psicólogo, Psicanalista
Rio de Janeiro
Olá! O psiquiatra faz o diagnóstico da bipolaridade a partir do conjunto de sinais, sintomas e histórico do paciente, já o diagnóstico psicanalítico é estrutural, focando na forma como sujeito…

Não existe um modelo definido para ocorrer essa transição. No transtorno bipolar é muito amplo a variação dos humores, sentimentos e comportamentos que ocorrem com os pacientes, tem pessoas que…

Prof. Flavia Costa
Psicólogo, Sexólogo
Rio de Janeiro
Embora a medicação seja uma parte central do tratamento para o transtorno bipolar, ela geralmente não é suficiente por si só. O tratamento ideal para o transtorno bipolar é multidisciplinar e…