Existe algum medicamento ou terapia combinada para substituir o lítio no tratamento do transtorno bi

3 respostas
Existe algum medicamento ou terapia combinada para substituir o lítio no tratamento do transtorno bipolar tipo I, que seja eficaz tanto nas fases maníaca quanto depressiva, sem causar tremores nem prejudicar a função renal?
Existem vária medicações com estas características, sim. Quanto ao lítio prejudicar a função renal, em princípio, isto só acontece de modo comprovado quando as doses são tóxicas. Em doses não tóxicas, os estudos dizem que, mesmo que haja algum comprometimento da função renal, ele não leva a prejuízos clínicos, sendo apenas evidente em exames laboratoriais. Assim, o lítio é uma medicação bastante segura, na maioria dos casos e continua sendo um dos melhores estabilizadores. Mas, nos casos em que haja algum problema dele decorrente ou não seja possível usá-lo, há várias outras opções. Quanto aos tremores, podem melhorar com o tempo de uso e há medicações que podem ser usadas, complementarmente, para diminuírem (quando não forem sinais de intoxicação, mas apenas um efeito colateral inofensivo).

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Dra. Anna Simoes
Psiquiatra
Rio de Janeiro
Sim, existem outras possibilidades. Se o lítio está funcionando para você, procure saber qual a causa destes tremores, talvez diminuir a dose, mas manter na faixa terapêutica. Converse com seu psiquiatra e faça acompanhamento do lítio no sangue. Nao se preocupe com o lítio afetar a função renal, não é preocupante.
Olá! Sim, existem alternativas ao lítio para o transtorno bipolar tipo I, especialmente para quem busca opções sem impacto renal e sem tremores. Algumas alternativas eficazes incluem:

Divalproato de sódio – Controle da fase maníaca e prevenção de recaídas.
Lamotrigina – Melhor para a fase depressiva e estabilização a longo prazo.
Quetiapina, Lurasidona, Cariprazina – Antipsicóticos eficazes para ambas as fases, sem prejudicar os rins.
Combinações como Valproato + Lamotrigina podem ser usadas para um tratamento mais equilibrado.

Se quiser entender melhor sobre o transtorno bipolar e estratégias para o tratamento, meu eBook "Transtorno Bipolar: Entenda, Gerencie e Viva Melhor" pode te ajudar! Ele está disponível no meu Instagram, que você pode acessar pela minha página no Doctoralia.

Especialistas

Roberto Carmignani Verdade

Roberto Carmignani Verdade

Psiquiatra

Campinas

Thiago Alcantara

Thiago Alcantara

Psicólogo

Goiânia

Débora Torres

Débora Torres

Psiquiatra

São Paulo

Renata Camargo

Renata Camargo

Psicólogo

Camaquã

Luis Falivene Roberto Alves

Luis Falivene Roberto Alves

Psiquiatra

Campinas

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 970 perguntas sobre Transtorno bipolar
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.