O que é?

O transtorno da personalidade obsessivo-compulsiva ou anancástica é um transtorno caracterizado pela exacerbada busca pelo perfeccionismo, sentimento constante de dúvida, verificações imotivadas, preocupação com pequenos detalhes, obstinação, prudência e rigidez excessiva. Esse tipo de comportamento é desenvolvido na infância e segue até a vida adulta.

Qual é a causa?

A medicina não sabe qual é o fator causador desse transtorno. Ele é atribuído a fatores ambientais e biológicos.

Quais os sintomas?

As pessoas tornam-se escravas na perseguição de metas impossíveis de serem alcançadas. Desenvolvem obsessão por limpeza, pela a arrumação de objetos e são extremamente organizadas em seus deveres profissionais. Os portadores do transtorno da personalidade obsessivo-compulsivo apresentam dificuldade para expressar sentimentos de ternura, compaixão e compreensão ao comportamento das outras pessoas. Por isso, acabam reduzindo as possibilidades de sentir prazer. Mesmo quando decidem dedicar algum tempo ao lazer, essas pessoas impõem tantas regras que não aproveitam a oportunidade de descansar.

Como fazer o diagnóstico?

Para caracterizar-se o quadro de transtorno de personalidade obsessivo-compulsiva o paciente deve apresentar, ao menos, três comportamentos entre os relatados abaixo: - sentimentos de dúvida e cautela exagerados; - preocupação com detalhes, regras listas, ordem, organização e esquemas; - perfeccionismo que interfere na conclusão de tarefas; - escrupulosidade excessiva com a produtividade, concomitante à quase exclusão do prazer; - aderência excessiva a algumas convenções sociais; - inflexibilidade, rigidez e teimosia; - insistência para que os outros se submetam aos seus conceitos de valor em relação à maneira de fazer as coisas; - evitam tomar decisões acreditando haver sempre outras prioridades; - falta de generosidade e de sentimentos de compaixão e tolerância para com os outros; - dificuldade em descartar-se de objetos usados.

Qual o tratamento?

O tratamento pode ser feito com medicamentos e psicoterapia.

  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.

As estereotipias são movimentos repetitivos geralmente com o objetivo da autorregulação e para se sentir mais calmo. Muitas pessoas tem estereotipias, porém elas são mais evidentes em pessoas…

Um transtorno não tem relação direta com o outro, mas é possível que uma pessoa tenha ambos os diagnósticos, mas não por "evoluir". Às vezes, comportamentos rituais e pensamentos persistentes…

Olá, como vai?
Acho importante ressaltar que um tratamento psicológico, com um psicólogo, é muito importante para lidar com o transtorno obsessivo-compulsivo.
A terapia cognitivo-comportamental…

Olá. Acredito que o colega Hugo chegou a uma resposta interessante. Creio que tu possas ter algum espaço de tratamento, uma psicoterapia, e como ele disse, um processo psicanalítico acolheria…

O Transtorno Obsessivo-Compulsivo (TOC) não tem cura, mas existe tratamento efetivo para esse transtorno por meio do acompanhamento de profissionais da psiquiatria e da psicologia. O tratamento…

Não conheço todos os sintomas de doenças cerebrais conhecidas, como Parkinson.

Mas me parece muito pouco provável que se trate somente de um problema neurológico. Neste caso, recomendo…

O TOC (transtorno obsessivo compulsivo) ele é caracterizado pela presença de pensamentos, ideia ou imagem intrusiva ou involuntária. Isto é ao praticar algum ritual ou comportamento é uma forma…

O transtorno obsessivo-compulsivo geralmente consiste de pensamentos de caráter desagradável e recorrente, que a pessoa alivia ou procura "tirar da cabeça" através de comportamentos…

O uso do medicamento certamente alterou seu estado emocional, talvez lhe dando mais concentração e calma e isso trouxe benefícios na diminuição da gagueira. Não conheço nenhum estudo que relacione…

Os medicamentos mais utilizados para tratar TOC são os inibidores seletivos da serotonina - fluoxetina , paroxetina, escitalopran, fluvoxamina, sertralina, citalopran.