O que é?

O transtorno da personalidade obsessivo-compulsiva ou anancástica é um transtorno caracterizado pela exacerbada busca pelo perfeccionismo, sentimento constante de dúvida, verificações imotivadas, preocupação com pequenos detalhes, obstinação, prudência e rigidez excessiva. Esse tipo de comportamento é desenvolvido na infância e segue até a vida adulta.

Qual é a causa?

A medicina não sabe qual é o fator causador desse transtorno. Ele é atribuído a fatores ambientais e biológicos.

Quais os sintomas?

As pessoas tornam-se escravas na perseguição de metas impossíveis de serem alcançadas. Desenvolvem obsessão por limpeza, pela a arrumação de objetos e são extremamente organizadas em seus deveres profissionais. Os portadores do transtorno da personalidade obsessivo-compulsivo apresentam dificuldade para expressar sentimentos de ternura, compaixão e compreensão ao comportamento das outras pessoas. Por isso, acabam reduzindo as possibilidades de sentir prazer. Mesmo quando decidem dedicar algum tempo ao lazer, essas pessoas impõem tantas regras que não aproveitam a oportunidade de descansar.

Como fazer o diagnóstico?

Para caracterizar-se o quadro de transtorno de personalidade obsessivo-compulsiva o paciente deve apresentar, ao menos, três comportamentos entre os relatados abaixo: - sentimentos de dúvida e cautela exagerados; - preocupação com detalhes, regras listas, ordem, organização e esquemas; - perfeccionismo que interfere na conclusão de tarefas; - escrupulosidade excessiva com a produtividade, concomitante à quase exclusão do prazer; - aderência excessiva a algumas convenções sociais; - inflexibilidade, rigidez e teimosia; - insistência para que os outros se submetam aos seus conceitos de valor em relação à maneira de fazer as coisas; - evitam tomar decisões acreditando haver sempre outras prioridades; - falta de generosidade e de sentimentos de compaixão e tolerância para com os outros; - dificuldade em descartar-se de objetos usados.

Qual o tratamento?

O tratamento pode ser feito com medicamentos e psicoterapia.

  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.

Proponho uma reflexão de uma forma ampla para a sua pergunta. Os transtornos da esfera psíquica trazem risco à vida das pessoas. Porque todos eles estão acompanhados de sofrimento psíquico, ansiedade…

Ele tem sim um "Q" de genético, mas não é o suficiente para seu desenvolvimento. Como também pode não ter a questão genética e ser desenvolvida por questões diversas.

A…

Olá! Os rituais, em grande parte, no TOC ocorrem devido às obsessões que são de conteúdo ameaçador, causam ansiedade e o indivíduo por mais que tente afastá-las, não consegue. Em decorrência…

Você está em um "loop" de obsessão-compulsão-alívio=>obsessão-compulsão-alívio. As pessoas em tais episódios não conseguem avaliar de forma abrangente a própria situação e ficam…

Seu irmão precisa de acompanhamento psiquiatrico e psicologico. Será um importante também um terapeuta familiar para orientar a família.
Boa sorte!
Psicologa Cida Santos

Olá!

Além de manter o monitoramento e cuidados da nova realidade que se pôs na sua vida (desencadeamento de hipertensão), busque uma psicoterapia para falar sobre suas angústias…

Olá! O ideal é que você procure um profissional para fazer uma avaliação psicológica. Um sintoma isolado não traz dados diagnósticos suficientes, mas acredito que isso deva estar lhe trazendo…

Olá! Isso depende muito de como é e qual a intensidade dessa obsessão. Se está ou não atrapalhando a funcionalidade da sua vida e a da outra pessoa. A paixão pode ter um certo grau de intensidade.…

Ser um monstro indestrutível é um simbolismo muito interessante até porque a obsessão traz consigo a característica de que ela só acabará com a destruição do próprio obsessivo. É uma demonstração…

Tem tratamento sim e a psicanálise pode ajudar muito nesse processo. A análise ajuda ao próprio paciente a construir um trajeto menos angustuoso e aceitar seu funcionamento que lhr é próprio.