Sim. A rigidez intensa e a dificuldade em lidar com mudanças podem aumentar estresse crônico e ansiedade, favorecendo o desenvolvimento de comorbidades como depressão, transtornos de ansiedade,…
Isolamento social, aumento de ansiedade, hipersensibilidade sensorial, comportamentos repetitivos (podendo chegar a automutilação) são características comuns durante as crises em adultos.
Em adultos a desregulação emocional costuma se relacionar com episódios de estresse, ansiedade ou depressão intensos. Outra característica comum também é a hipersensibilidade sensorial.
Não! As pessoas com TEA se importam sim com outras pessoas. Apesar de ter algumas dificuldades relacionais e no desenvolvimento socioemocional, isso não impede que…
A reciprocidade socioemocional é a habilidade de perceber e responder de maneira adequada às emoções, intenções e sinais sociais de outras pessoas durante uma interação. Em outras palavras, trata-se…
É o chamado "comportamento de ida e volta" durante uma interação social. É a capacidade de interagir com outras pessoas, sabendo receber e responder as informações vinda do outro de…
Olá, como vai?
A mentalidade fixa contribui para a visão de túnel porque mantém a pessoa presa a modos rígidos de interpretar a si mesma e ao mundo, dificultando a abertura para novas possibilidades…
O hiperfoco permite à pessoa autista direcionar atenção intensa a interesses específicos, oferecendo previsibilidade e sensação de controle. Isso ajuda a reduzir ansiedade, sobrecarga sensorial…
Uma mulher autista pode lidar com a exaustão social reconhecendo seus limites e priorizando momentos de descanso e recuperação. Estratégias incluem planejar pausas entre interações, reduzir estímulos…