Perguntas do paciente (277)
-
Bom dia fiz exame e deu TSH HORMÔNIO TIREOTRÓFICO 0,053 uUI/mL está normal ?
Bom dia fiz exame e deu TSH HORMÔNIO TIREOTRÓFICO 0,053 uUI/mL está normal ?
RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :
Olá, como vai?
O valor de referência do TSH fica entre 0,45 e 4,5 na maioria dos laboratórios.
Esse nível de TSH baixo pode indicar um funcionamento excessivo da tireoide. É sempre…
-
Como devo tomar sinvastantina de 20mg antes ou depois da refeição?
Como devo tomar sinvastantina de 20mg antes ou depois da refeição?
RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :
Ola, como vai?
A sinvastatina não possui relação com a alimentação, fica a critério do paciente tomar antes ou após. Entretanto, ela deve ser tomada a noite para ter um melhor efeito.
-
Glicose 87 mg/dl e Hemoglobina glicada 6,1% e a Glicemia Média Estimada 128,4mg/dl. O que significa?
Glicose 87 mg/dl e Hemoglobina glicada 6,1% e a Glicemia Média Estimada 128,4mg/dl. O que significa? Um caminho para a pré - diabetes ?
RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :
Ola, como vai?
Os valores apresentados são discrepantes, a glicemia de jejum está normal enquanto que a hemoglobina glicada está em valor de pré diabetes. Dessa forma, é importante uma nova…
-
Minha hemoglobina glicada deu 6.8,minha glicose de 89,tive covid a 5 meses ,estou diabética?
Minha hemoglobina glicada deu 6.8,minha glicose de 89,tive covid a 5 meses ,estou diabética?
RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :
Ola, como vai?
Os exames são discrepantes pois a hemoglobina glicada está em valor de diabetes enquanto que a glicose de jejum está normal. O covid muitas vezes eleva a glicemia mas pelo…
-
Boa noite um TSH de 5,22 e umT4=109 seria indicativo de hipotiroidismo
Boa noite um TSH de 5,22 e umT4=109 seria indicativo de hipotiroidismo
RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :
Ola, como vai?
As alterações de TSH precisam sempre ser confirmadas numa segunda dosagem pois pode haver interferentes, erros de laboratorio.
Se esse padrão for confirmado, trat-se…
-
Tinha um nódulo na adrenal esquerda fiz a retirada,tive bastante ganho de peso,pode ter relação?
Tinha um nódulo na adrenal esquerda fiz a retirada,tive bastante ganho de peso,pode ter relação?
RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :
Ola, como vai?
Nodulos de adrenal precisam sempre ser bem avaliados para determinar benignidade e se existe alguma alteração na produção dos hormônios normalmente produzidos pela adrenal.…
-
Minha insulina 17,6uUI/ml Devo me considerar diabética?
Minha insulina 17,6uUI/ml
Devo me considerar diabética?RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :
Olá, como vai?
A insulina não e considerada critério para diagnóstico de diabetes, precisa ter elevação da glicemia para isso! O aumento da insulina sinaliza uma luzinha amarela de que o…
-
Bom dia o tsh da minha filha de 3 anos deu 8,61 e o t4 livre deu 0,87 tá normal ou alterado???
Bom dia o tsh da minha filha de 3 anos deu 8,61 e o t4 livre deu 0,87 tá normal ou alterado???
RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :
Ola, como vai?
É sempre importante confirmar a alteração do exame para saber se isso é o padrão da tireoide da sua filha ou se ocorreu algum erro laboratorial.
Esse valor de TSH é considerado…
-
Hemoglobina em jejum deu 112 A G E a glicada 6.4 E a glicose em jejum 137 sou diabética
Hemoglobina em jejum deu 112
A G
E a glicada 6.4
E a glicose em jejum 137 sou diabéticaRESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :
Ola, como vai?
Duas medidas alteradas fecham o diagnóstico de diabetes. Tanto uma hemoglina glicada acima de 6,4 quanto uma glicose de jejuma cima de 126 são considerados critérios para diabetes.
-
Meu exame T4 esta normal mas o TSH está 0008... O que significa...quais os cuidados?
Meu exame T4 esta normal mas o TSH está 0008...
O que significa...quais os cuidados?RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :
Ola, como vai?
Tanto o TSH quanto o T4 livre sao utilizados para interpretamos de forma adequada o que está acontecendo com a tireoide.
O primeiro passo é sempre repetir o exame e…
-
Minha filha está com glicemia de jejun 83 mg/dl porém a insulina está 40,5 micro U/ml. A médica rec
Minha filha está com glicemia de jejun 83 mg/dl porém a insulina está 40,5 micro U/ml.
A médica receitou glifage sr 500 de manhã e a noite.
Minha dúvida é se o glifage não vai baixar a glicemia também? Este remédio é para controlar a insulina?
Obrigado!RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :
Ola,
O glifage é um medicamento seguro para ser usado que não causa hipoglicemia, ou seja, baixa da glicose. Ele facilita a ação da insulina visto que os resultados de exame são compatíveis…
-
Minha mãe é diabética, hoje a glicose dela em jejum está 39, qual o risco pode ter? Obrigada!
Minha mãe é diabética, hoje a glicose dela em jejum está 39, qual o risco pode ter? Obrigada!
RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :
Ola, bom dia!
A hipoglicemia, glicemia inferior a 70, é uma condição que deve ser evitada no tratamento do diabetes e sempre corrigida! A hipoglicemia pode causar alterações como coração…
-
Mesmo minha clicemia esteja por exemplo 167 em jejum, tenho q tomar insulina?
Mesmo minha clicemia esteja por exemplo 167 em jejum, tenho q tomar insulina?
RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :
Ola,
O traamento do diabetes é individualizado para cada paciente. Pacientes com ciabetes tipo 1 que necessitam de insulina basal e insulina rápida para as refeições devem sim tomar a insulina…
-
Quem está com a glicose 150, pode ser diabete ? Medi depois do almoço
Quem está com a glicose 150, pode ser diabete
? Medi depois do almoçoRESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :
Ola,
A glicemia capilar não entra como critério para o diagnóstico de diabetes. Importante avaliar a glicemia de jejum e a hemoglobina glicada, ambas no sangue, para um diagnóstico correto.
-
Minha Tireoglobulina com o resultado inferior a 0,90 UI/mL é normal ? e minha tiroperoxidase resulta
Minha Tireoglobulina com o resultado inferior a 0,90 UI/mL é normal ? e minha tiroperoxidase resultado: 116,40 UI/mL está normal? devo me preocupar ?
RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :
Ola,
O anti tireoperoxidase é um marcador de autoimunidade contra a tireoide, o relevante é saber se ela está positivo ou não.
A tireoglobuina é marcador de tecido tireoidiano, normalmente…
-
Ola, um exame de tsh ultra sensivel que deu 29.8 é alto?
Ola, um exame de tsh ultra sensivel que deu 29.8 é alto?
RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :
Ola,
Importante sempre avaliar se algum fator possa ter interferido no resultado do exame e repetir o mesmo para confirmar a alteração. Se alteração mantida, esse exame é compatível com hipotireoidismo…
-
Meu exame de TSH deu 0, 04 é meu T4 livre 1, 56. O médico diminuiu então a medicação. para 112 mcg .
Meu exame de TSH deu 0, 04 é meu T4 livre 1, 56. O médico diminuiu então a medicação. para 112 mcg .Estou com catarata. Posso operar os olhos logo , ou teria que esperar uns meses até normalizar o TSH ?
Catarata pode tem ligação com hipertireoidismo?RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :
Ola,
TSH baixo devido a doses excessivas de levotiroxina ( puran) não se configura como hipertireoidismo e sim um hipotireoidisimo super tratado e a dose tem que ser reduzida.
Alterações…
-
A glicemia deu 117 mas a insulina deu 3,4. Por que isso? Se a glicemia está elevada a insulina també
A glicemia deu 117 mas a insulina deu 3,4. Por que isso? Se a glicemia está elevada a insulina também não deveria estar?
RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :
Ola, como vai?
A dosagem de insulina é usada para avaliar nível de resistência insulínica e existem diversos fatores que podem influenciar na sua dosagem pontual. A dosagem de insulina não…
-
Minha 17 hidroxiprogesterona deu 446 ng/dl está alta?
Minha 17 hidroxiprogesterona deu 446 ng/dl está alta?
RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :
Olá, como vai?
A dosagem da 17OHP é para diagnóstico de hiperplasia adrenal congênita, um problema de saúde que deve ser sempre diferenciado da síndrome do ovário policístico.
Existem…
-
Por gentileza, Rosuvastatina 20 é o mesmo que Rusovas ( rosuvastatina calcica ) 5 mg ?
Por gentileza, Rosuvastatina 20 é o mesmo que Rusovas ( rosuvastatina calcica ) 5 mg ?
RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :
Ola,
A substância farmacológica é a mesa, no caso rosuvastatina, entretanto é importante se atentar as dosagens do remédio que podem ser de 5, 10, 20 e 40 mg.
Perguntas frequentes
-
Sinto muita dor no peito quando ando por subidas(ruas) . O que pode ser?
Existem diversas causas de dor no peito.
A associação da dor com esforços…