Perguntas do paciente (277)

  • Bom dia fiz exame e deu TSH HORMÔNIO TIREOTRÓFICO 0,053 uUI/mL está normal ?

    Bom dia fiz exame e deu TSH HORMÔNIO TIREOTRÓFICO 0,053 uUI/mL está normal ?

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Dra. Bruna Ferolla

    Olá, como vai?
    O valor de referência do TSH fica entre 0,45 e 4,5 na maioria dos laboratórios.
    Esse nível de TSH baixo pode indicar um funcionamento excessivo da tireoide. É sempre…


    Te convidamos para uma consulta

    Teleconsulta

  • Como devo tomar sinvastantina de 20mg antes ou depois da refeição?

    Como devo tomar sinvastantina de 20mg antes ou depois da refeição?

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Dra. Bruna Ferolla

    Ola, como vai?

    A sinvastatina não possui relação com a alimentação, fica a critério do paciente tomar antes ou após. Entretanto, ela deve ser tomada a noite para ter um melhor efeito.


  • Glicose 87 mg/dl e Hemoglobina glicada 6,1% e a Glicemia Média Estimada 128,4mg/dl. O que significa?

    Glicose 87 mg/dl e Hemoglobina glicada 6,1% e a Glicemia Média Estimada 128,4mg/dl. O que significa? Um caminho para a pré - diabetes ?

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Dra. Bruna Ferolla

    Ola, como vai?
    Os valores apresentados são discrepantes, a glicemia de jejum está normal enquanto que a hemoglobina glicada está em valor de pré diabetes. Dessa forma, é importante uma nova…


    Te convidamos para uma consulta

    Teleconsulta

  • Minha hemoglobina glicada deu 6.8,minha glicose de 89,tive covid a 5 meses ,estou diabética?

    Minha hemoglobina glicada deu 6.8,minha glicose de 89,tive covid a 5 meses ,estou diabética?

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Dra. Bruna Ferolla

    Ola, como vai?
    Os exames são discrepantes pois a hemoglobina glicada está em valor de diabetes enquanto que a glicose de jejum está normal. O covid muitas vezes eleva a glicemia mas pelo…


    Te convidamos para uma consulta

    Teleconsulta

  • Boa noite um TSH de 5,22 e umT4=109 seria indicativo de hipotiroidismo

    Boa noite um TSH de 5,22 e umT4=109 seria indicativo de hipotiroidismo

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Dra. Bruna Ferolla

    Ola, como vai?
    As alterações de TSH precisam sempre ser confirmadas numa segunda dosagem pois pode haver interferentes, erros de laboratorio.
    Se esse padrão for confirmado, trat-se…


  • Tinha um nódulo na adrenal esquerda fiz a retirada,tive bastante ganho de peso,pode ter relação?

    Tinha um nódulo na adrenal esquerda fiz a retirada,tive bastante ganho de peso,pode ter relação?

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Dra. Bruna Ferolla

    Ola, como vai?
    Nodulos de adrenal precisam sempre ser bem avaliados para determinar benignidade e se existe alguma alteração na produção dos hormônios normalmente produzidos pela adrenal.…


    Te convidamos para uma consulta

    Teleconsulta

  • Minha insulina 17,6uUI/ml Devo me considerar diabética?

    Minha insulina 17,6uUI/ml
    Devo me considerar diabética?

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Dra. Bruna Ferolla

    Olá, como vai?
    A insulina não e considerada critério para diagnóstico de diabetes, precisa ter elevação da glicemia para isso! O aumento da insulina sinaliza uma luzinha amarela de que o…


  • Bom dia o tsh da minha filha de 3 anos deu 8,61 e o t4 livre deu 0,87 tá normal ou alterado???

    Bom dia o tsh da minha filha de 3 anos deu 8,61 e o t4 livre deu 0,87 tá normal ou alterado???

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Dra. Bruna Ferolla

    Ola, como vai?
    É sempre importante confirmar a alteração do exame para saber se isso é o padrão da tireoide da sua filha ou se ocorreu algum erro laboratorial.
    Esse valor de TSH é considerado…


    Te convidamos para uma consulta

    Teleconsulta

  • Hemoglobina em jejum deu 112 A G E a glicada 6.4 E a glicose em jejum 137 sou diabética

    Hemoglobina em jejum deu 112
    A G
    E a glicada 6.4
    E a glicose em jejum 137 sou diabética

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Dra. Bruna Ferolla

    Ola, como vai?
    Duas medidas alteradas fecham o diagnóstico de diabetes. Tanto uma hemoglina glicada acima de 6,4 quanto uma glicose de jejuma cima de 126 são considerados critérios para diabetes.


    Te convidamos para uma consulta

    Teleconsulta

  • Meu exame T4 esta normal mas o TSH está 0008... O que significa...quais os cuidados?

    Meu exame T4 esta normal mas o TSH está 0008...
    O que significa...quais os cuidados?

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Dra. Bruna Ferolla

    Ola, como vai?
    Tanto o TSH quanto o T4 livre sao utilizados para interpretamos de forma adequada o que está acontecendo com a tireoide.
    O primeiro passo é sempre repetir o exame e…


  • Minha filha está com glicemia de jejun 83 mg/dl porém a insulina está 40,5 micro U/ml. A médica rec

    Minha filha está com glicemia de jejun 83 mg/dl porém a insulina está 40,5 micro U/ml.
    A médica receitou glifage sr 500 de manhã e a noite.
    Minha dúvida é se o glifage não vai baixar a glicemia também? Este remédio é para controlar a insulina?
    Obrigado!

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Dra. Bruna Ferolla

    Ola,
    O glifage é um medicamento seguro para ser usado que não causa hipoglicemia, ou seja, baixa da glicose. Ele facilita a ação da insulina visto que os resultados de exame são compatíveis…


  • Minha mãe é diabética, hoje a glicose dela em jejum está 39, qual o risco pode ter? Obrigada!

    Minha mãe é diabética, hoje a glicose dela em jejum está 39, qual o risco pode ter? Obrigada!

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Dra. Bruna Ferolla

    Ola, bom dia!
    A hipoglicemia, glicemia inferior a 70, é uma condição que deve ser evitada no tratamento do diabetes e sempre corrigida! A hipoglicemia pode causar alterações como coração…


  • Mesmo minha clicemia esteja por exemplo 167 em jejum, tenho q tomar insulina?

    Mesmo minha clicemia esteja por exemplo 167 em jejum, tenho q tomar insulina?

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Dra. Bruna Ferolla

    Ola,
    O traamento do diabetes é individualizado para cada paciente. Pacientes com ciabetes tipo 1 que necessitam de insulina basal e insulina rápida para as refeições devem sim tomar a insulina…


  • Quem está com a glicose 150, pode ser diabete ? Medi depois do almoço

    Quem está com a glicose 150, pode ser diabete
    ? Medi depois do almoço

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Dra. Bruna Ferolla

    Ola,
    A glicemia capilar não entra como critério para o diagnóstico de diabetes. Importante avaliar a glicemia de jejum e a hemoglobina glicada, ambas no sangue, para um diagnóstico correto.


  • Minha Tireoglobulina com o resultado inferior a 0,90 UI/mL é normal ? e minha tiroperoxidase resulta

    Minha Tireoglobulina com o resultado inferior a 0,90 UI/mL é normal ? e minha tiroperoxidase resultado: 116,40 UI/mL está normal? devo me preocupar ?

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Dra. Bruna Ferolla

    Ola,
    O anti tireoperoxidase é um marcador de autoimunidade contra a tireoide, o relevante é saber se ela está positivo ou não.
    A tireoglobuina é marcador de tecido tireoidiano, normalmente…


  • Ola, um exame de tsh ultra sensivel que deu 29.8 é alto?

    Ola, um exame de tsh ultra sensivel que deu 29.8 é alto?

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Dra. Bruna Ferolla

    Ola,
    Importante sempre avaliar se algum fator possa ter interferido no resultado do exame e repetir o mesmo para confirmar a alteração. Se alteração mantida, esse exame é compatível com hipotireoidismo…


    Te convidamos para uma consulta

    Teleconsulta

  • Meu exame de TSH deu 0, 04 é meu T4 livre 1, 56. O médico diminuiu então a medicação. para 112 mcg .

    Meu exame de TSH deu 0, 04 é meu T4 livre 1, 56. O médico diminuiu então a medicação. para 112 mcg .Estou com catarata. Posso operar os olhos logo , ou teria que esperar uns meses até normalizar o TSH ?
    Catarata pode tem ligação com hipertireoidismo?

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Dra. Bruna Ferolla

    Ola,
    TSH baixo devido a doses excessivas de levotiroxina ( puran) não se configura como hipertireoidismo e sim um hipotireoidisimo super tratado e a dose tem que ser reduzida.
    Alterações…


  • A glicemia deu 117 mas a insulina deu 3,4. Por que isso? Se a glicemia está elevada a insulina també

    A glicemia deu 117 mas a insulina deu 3,4. Por que isso? Se a glicemia está elevada a insulina também não deveria estar?

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Dra. Bruna Ferolla

    Ola, como vai?
    A dosagem de insulina é usada para avaliar nível de resistência insulínica e existem diversos fatores que podem influenciar na sua dosagem pontual. A dosagem de insulina não…


  • Minha 17 hidroxiprogesterona deu 446 ng/dl está alta?

    Minha 17 hidroxiprogesterona deu 446 ng/dl está alta?

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Dra. Bruna Ferolla

    Olá, como vai?
    A dosagem da 17OHP é para diagnóstico de hiperplasia adrenal congênita, um problema de saúde que deve ser sempre diferenciado da síndrome do ovário policístico.
    Existem…


  • Por gentileza, Rosuvastatina 20 é o mesmo que Rusovas ( rosuvastatina calcica ) 5 mg ?

    Por gentileza, Rosuvastatina 20 é o mesmo que Rusovas ( rosuvastatina calcica ) 5 mg ?

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Dra. Bruna Ferolla

    Ola,

    A substância farmacológica é a mesa, no caso rosuvastatina, entretanto é importante se atentar as dosagens do remédio que podem ser de 5, 10, 20 e 40 mg.


Perguntas frequentes

Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.