Perguntas do paciente (53)

  • Tenho 25 anos e 24 dentes. Nunca perdi nenhum, além dos de leite. Fora que não nasceu o canino esque

    Tenho 25 anos e 24 dentes. Nunca perdi nenhum, além dos de leite. Fora que não nasceu o canino esquerdo. E tenho 2 falhas sem explicação, porque nunca caiu dente permanente. Normal isso?

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Dra. Clarice Galvão

    A agenesia dentária (ausência do germe) é de causa genética congênita. Não existem estudos que comprovem o porque.
    Um tratamento com aparelho pode melhorar a relação das arcadas dentárias…


  • Quebrei alguns dentes em um acidente e alguns foram perdidos. Vou usar a prótese protocolo e irei ex

    Quebrei alguns dentes em um acidente e alguns foram perdidos. Vou usar a prótese protocolo e irei extrair todos os dentes e raízes no mesmo dia. Tem algum problema?

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Dra. Clarice Galvão

    Não há problema se estiver sistemicamente estável (ausência de problemas significativos de saúde). A cirurgia única é inclusive o melhor a fazer.


  • Problemas de dente do siso, como por exemplo, estar encavalado empurrando os outros dentes pode caus

    Problemas de dente do siso, como por exemplo, estar encavalado empurrando os outros dentes pode causar problemas nos labirintos, acarretando em tonturas, náuseas e até problemas de visão?

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Dra. Clarice Galvão

    Inicialmente é necessário reforçar que os sisos NÃO empurram os outros dentes.
    Dores nas regiões podem ser reflexas, contudo, não existe relação com o labirinto.
    Um médico otorrinolaringologista…


  • Fiz a primeira sessão do meu canal dentário !! Ainda está com o curativo, mas sinto um pequeno des

    Fiz a primeira sessão do meu canal dentário !!
    Ainda está com o curativo, mas sinto um pequeno desconforto, meio que dolorido. Até quantos dias poderei sentir esses desconfortos ?

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Dra. Clarice Galvão

    No tratamento do canal é comum algum desconforto devido à instrumentação e ao processo infeccioso/inflamatório existente.
    É individual a diminuição do desconforto mas normalmente do quinto…


  • faz 20 dias que arranquei o siso inferior, estava deitado foi uma cirurgia complicada, ainda sinto d

    faz 20 dias que arranquei o siso inferior, estava deitado foi uma cirurgia complicada, ainda sinto dor no osso, é normal?
    sinto uma pressão para abrir a boca ainda

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Dra. Clarice Galvão

    Olá, não é incomum essa dor com este tempo de pós-operatório. Cirurgias bucais são de pequeno porte, contudo, extremamente invasivas. Várias podem ser as causas e medicação neste momento deve ser…


  • Os pontos da frecnotomia labial na parte do beiço caem sozinhos sem precisar voltar no dentista?

    Os pontos da frecnotomia labial na parte do beiço caem sozinhos sem precisar voltar no dentista?

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Dra. Clarice Galvão

    Existem pontos reabsorvíeis ou os não reabsorvíeis.
    Geralmente se utiliza fios de nylon que precisam ser removidos.
    Retorno é essencial para remoção e/ou avaliação do sucesso do tratamento.


  • Fiz um retratamento de canal no dente canino ha uma semana, e estou sentindo dor e incomodo na altur

    Fiz um retratamento de canal no dente canino ha uma semana, e estou sentindo dor e incomodo na altura do nariz, como se fosse no topo da raiz do dente tratado... é normal sentir essa dor no retratamento? Porque ja fiz uma vez em outro e nao senti nada. Grata

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Dra. Clarice Galvão

    Olá, pode ser normal pois este tratamento por si só já é um traumatismo e o ápice do canino se encontra lateralmente ao nariz.
    O fato de ter realizado o mesmo procedimento no outro lado…


  • Quem tem mucocele pode colocar aparelho ortodôntico?

    Quem tem mucocele pode colocar aparelho ortodôntico?

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Dra. Clarice Galvão

    Sim, pode ser instalado o aparelho. A mucocele é uma lesão traumática de glândulas salivares que deve ser removida. Quanto antes a remoção, maior chance de sucesso.


  • Olá doutores! Fiz o 1° tratamento e horas depois começou a inchar a bochecha será normal?

    Olá doutores! Fiz o 1° tratamento e horas depois começou a inchar a bochecha será normal?

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Dra. Clarice Galvão

    Inchaço após tratamentos bucais são normais devido à região ser flácida e muitas vezes ao próprio afastamento gerar pequenos traumatismo. Acontece principalmente após cirurgias ou endodontia.…


  • Ola. Acabei tendo uma Mucocele causada pela mordida,se eu fazer uma cirurgia,quanto tempo vai durar

    Ola. Acabei tendo uma Mucocele causada pela mordida,se eu fazer uma cirurgia,quanto tempo vai durar para sair? Esta meio grande e eu estou realmente assustado com o que eu fiz,não quero ficar mais de um mês com isso.

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Dra. Clarice Galvão

    Olá, o procedimento cirúrgico de remoção é o tratamento definitivo. Não havendo nova mordedura, não há retorno da lesão.


  • Minha amiga tem uma fissura na pálpebra e um dente incisivo é torto. Tem alguma relação congênita en

    Minha amiga tem uma fissura na pálpebra e um dente incisivo é torto. Tem alguma relação congênita entre essas malformações?

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Dra. Clarice Galvão

    Olá, algumas síndromes genéticas podem afetar as características faciais. Lábio, nariz, dentes e o céu da boca podem ser afetados em casos de fissuras labiopalatais (lábio leporino). Outras síndromes…


  • Dói pra fazer a cirurgia do mucocele? Estou com muito medo !

    Dói pra fazer a cirurgia do mucocele? Estou com muito medo !

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Dra. Clarice Galvão

    É uma cirurgia de pequeno porte, sob anestesia local em ínfima quantidade e procedimento relativamente rápido. Está entre os tratamentos menos invasivos nã odontologia.
    Sabe-se que outras…


  • Olá, fiz um tratamento de canal a 7 dias e ainda está um pouco dolorido e quando bebo água normal si

    Olá, fiz um tratamento de canal a 7 dias e ainda está um pouco dolorido e quando bebo água normal sinto um incômodo. Posso pegar sol nessas condições?

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Dra. Clarice Galvão

    Muito natural alguma dor depois do tratamento do canal.
    Caso exista vermelhidão ou inchaço no local, evite o sol pois estimula a resposta inflamatória.


  • Tomei uma pancada no dente da frente e ele está mole o que fazer ou ele volta o normal?

    Tomei uma pancada no dente da frente e ele está mole o que fazer ou ele volta o normal?

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Dra. Clarice Galvão

    Tratamento IMEDIATO pois existe risco de aspirar o fragmento e ele chegar ao pulmão.
    Exames de imagem podem levar ao correto diagnóstico e o tratamento pode variar de canal até nova fixação.…


  • Está com 3 dias fiz a frenectomia e hj tomei coca cola tem algo a ver ?

    Está com 3 dias fiz a frenectomia e hj tomei coca cola tem algo a ver ?

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Dra. Clarice Galvão

    A acidez no local da frenectomia seria um problema visto o pouco tempo de cirurgia.


  • Dente do siso nascendo pode causar diarréia, febre e fraqueza no corpo? Estou com os dois sisos infe

    Dente do siso nascendo pode causar diarréia, febre e fraqueza no corpo? Estou com os dois sisos inferiores nascendo e venho tendo esses sintomas por uma semana.

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Dra. Clarice Galvão

    Dentre seus sinais e sintomas, a febre pode se relacionar à erupção dentária. Fraqueza, dores no corpo e diarréias, NÃO.
    Medicamentos também podem estar associados.

    Importante…


  • Fiz cirurgia para remoção da mucocele há mais de 3 meses, porém, ainda sinto várias glândulas pequen

    Fiz cirurgia para remoção da mucocele há mais de 3 meses, porém, ainda sinto várias glândulas pequenas inchadas na região, as mesmas saem sozinhas ou devo fazer o procedimento novamente?

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Dra. Clarice Galvão

    Olá, o ideal é o retorno ao seu dentista. Mas sensação que você está sentindo pode ser devido a remoção insuficiente da lesão, recidiva, cicatriz ou até mesmo uma alteração da normalidade visto…


  • Boa noite. Extrai o siso inferior direito fazem 10 dias, senti dores por mais de uma semana e aind

    Boa noite.
    Extrai o siso inferior direito fazem 10 dias, senti dores por mais de uma semana e ainda não consigo abrir a boca por completo, fora isso agora depois dos 10 dias comecei a sentir fortes dores nos seios da face. É normal?
    Obrigado.

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Dra. Clarice Galvão

    Olá, dor pós-operatória nesse período ainda é compatível pois o processo inflamatório pode demorar semanas ou meses para se resolver. A dificuldade de abertura da boca, como dito pelo colega acima…


  • Fiz frenectomia. Labial . tou com 10 dias vou tirar os pontos quando completa 15 dia . Com quanto

    Fiz frenectomia. Labial . tou com 10 dias vou tirar os pontos quando completa 15 dia .
    Com quantoa dias posso colocar o aparelho ?

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Dra. Clarice Galvão

    O aparelho já pode ser instalado e no mesmo momento, realizar a remoção dos pontos para otimizar o seu tempo


  • Após a Frenectomia lingual os dentes se movimentam?

    Após a Frenectomia lingual os dentes se movimentam?

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Dra. Clarice Galvão

    Não existe relação com este procedimento cirúrgico e movimentação dentária.
    Saber que estes movimentos são fisiológicos devido ao metabolismo ósseo e forças de tensão e compressão realizadas…


Perguntas frequentes

Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.