Perguntas do paciente (199)

  • Cirurgia de estrabismo pode ser considerada por estetica e o convenio não cobrir?

    Cirurgia de estrabismo pode ser considerada por estetica e o convenio não cobrir?

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Dr. Marcelo Otávio Santos de Almeida

    A sua pergunta foge um pouco do cunho médico, vai mais para o lado jurídico dos planos de saúde.
    Apenas como forma de informação, não utilizo a palavra estética para a cirurgia de correção…


  • Fiz sorologia e não possuo anticorpos igm e igg para a toxo. Existe vacina para imunização?

    Fiz sorologia e não possuo anticorpos igm e igg para a toxo. Existe vacina para imunização?

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Dr. Marcelo Otávio Santos de Almeida

    Infelizmente não existe vacina para a Toxoplasmose.


  • Estou vendo como "arainhas" que sobem e descem È grave?

    Estou vendo como "arainhas" que sobem e descem È grave?

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Dr. Marcelo Otávio Santos de Almeida

    As "aranhinhas" por si só não são graves, são alterações no "gel" do olho (vítreo) que podem aparecer com a idade. Contudo o mais importante é passar por uma consulta com seu…


  • Olá.. A uns dois anos atras descobri que tinha leve miopia sendo 1,5 cada olho, esse ano em consulta

    Olá.. A uns dois anos atras descobri que tinha leve miopia sendo 1,5 cada olho, esse ano em consulta com oftalmologista estou tbm com astigmatismo sendo de grau 1 em cada olho. O astigmatismo pode aumentar com uso de computador??

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Dr. Marcelo Otávio Santos de Almeida

    Não, variações no grau podem ocorrer ao longo do tempo, no caso do astigmatismo é importante evitar coçar os olhos com força, pois isso pode alterar o grau.
    Consulte regularmente seu médico…


  • O que e escotoma esparsos?

    O que e escotoma esparsos?

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Dr. Marcelo Otávio Santos de Almeida

    Escotoma é a perda de visão de um determinado ponto do campo visual. Escotomas esparsos são áreas do campo visual perdidas mas que não formam algum tipo de padrão, por exemplo: no campo visual…


  • Olá, tenho 25a e há 3, percebi que quando forçava mt o olho, ele entortava p/ dentro e depois de um

    Olá, tenho 25a e há 3, percebi que quando forçava mt o olho, ele entortava p/ dentro e depois de um tempo voltava. Isso vem piorando, e tenho tido diplopia, dor d cabeça e me atrapalha em td q vou fazer. Ñ tenho diabetes, tiroide, s/ acidentes e s/ grau. Oftalmos dizem q ñ tenho nd. Oq fazer?

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Dr. Marcelo Otávio Santos de Almeida

    Você deve se consultar com um médico oftalmologista especialista em estrabismo, onde, através de um exame aprofundado, poderá avaliar corretamente se há ou não algum tipo de desvio e lhe orientar…


  • Tem 26 anos que fiz uma cirurgia de miopia com INCISÕES. Hoje posso fazer uma facectomia com lente multfocal? Neste

    Tem 26 anos que fiz uma cirurgia de miopia com INCISÕES. Hoje posso fazer uma facectomia com lente multfocal?
    Neste caso tem indicação de lente multfocal?

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Dr. Marcelo Otávio Santos de Almeida

    Sim, teoricamente pode realizar o implante da lente intra-ocular multifocal. A cirurgia de miopia torna o cálculo do grau da lente mais difícil, podendo acarretar num certo grau remanescente (erro…


  • Minha irmã está tendo visão de moscas voando , pontinhos escuros. Isso é grave?

    Minha irmã está tendo visão de moscas voando , pontinhos escuros. Isso é grave?

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Dr. Marcelo Otávio Santos de Almeida

    Moscas volantes e pontos escuros podem aparecer naturalmente com o passar dos anos, devido um processo de liquefação do vítreo (gel que está dentro do olho), sendo esse um processo não patológico.…


  • Possuo catarata congênita e isso resultou em visão monocular. Uma das minas pupilas tem um diâmetro

    Possuo catarata congênita e isso resultou em visão monocular. Uma das minas pupilas tem um diâmetro menor que a outra e assim tenho estrabismo do olho atingido pela catarata. Existe possibilidade de corrigir o tamanho da pupila e depois do estrabismo? O procedimento oferece risco ao olho "saudável"?

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Dr. Marcelo Otávio Santos de Almeida

    Primeiramente deveríamos avaliar se há possibilidade de melhora da acuidade visual com a cirurgia de catarata, assim o PAM poderia ajudar a esclarecer se existe alguma chance de recuperação visual…


  • Paciente com glaucoma, tem algum problema em se submeter a esta cirurgia?

    Paciente com glaucoma, tem algum problema em se submeter a esta cirurgia?

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Dr. Marcelo Otávio Santos de Almeida

    Como a cirurgia é na pálpebra, teoricamente não há qualquer interferência no glaucoma.


  • Atrofia do nervo óptico tem algum tratamento? Teria bons resultados em um transplante?

    Atrofia do nervo óptico tem algum tratamento? Teria bons resultados em um transplante?

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Dr. Marcelo Otávio Santos de Almeida

    Infelizmente não há tratamento depois de instalada a atrofia do nervo óptico, nem transplante. Existem estudos em progresso com o uso de células tronco, sendo provável que no futuro elas possam…


  • existe transplante de córnea? Um paciente com retinopatia diabética proliferativa grave e que já tem

    existe transplante de córnea? Um paciente com retinopatia diabética proliferativa grave e que já tem a visão opaca, ainda tem condições de recuperar? existe o transplante pelo SUS?

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Dr. Marcelo Otávio Santos de Almeida

    Sim, existe transplante de córnea e pode ser realizado pelo SUS. Porém ele é realizado como tratamento para patologias que acometam a córnea. Assim a retinopatia diabética não apresenta o transplante…


  • Tenho 24 anos, tenho 4º de hipermetropia , 2 astigmatismo e ainda tenho estrabismo. Sempre quis operar,

    Tenho 24 anos, tenho 4º de hipermetropia , 2 astigmatismo e ainda tenho estrabismo. Sempre quis operar, mas meu médico sempre disse que tenho que esperar passar dos 22 e o grau estabilizar, porém meu grau é o mesmo a uns 5 anos, ter 3 problemas na visão torna a cirurgia tão complicada assim?

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Dr. Marcelo Otávio Santos de Almeida

    Com 24 anos teoricamente você estaria apto para realizar a cirurgia refrativa (de correção de grau) caso o seu grau realmente esteja estável e seus exames pré-operarórios não demonstrem alterações…


  • Olá! Fiz Facectomia + LIO. No outro dia ao tirar o tampão notou-se que a lente esta va deslocada. Se

    Olá! Fiz Facectomia + LIO. No outro dia ao tirar o tampão notou-se que a lente esta va deslocada. Se movimentado na parte superior do olho. O que pode ter acontecido? E fazer outra cirurgia para adequala em sete dias tem risco?

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Dr. Marcelo Otávio Santos de Almeida

    Teria que ter mais informações que apenas um exame aprofundado poderia fornecer. Aonde estaria essa lente intra-ocular? Com relação ao reposicionamento da lente a mesma coisa, se estiver apenas…


  • Olá, minha tia acordou com um estalo no olho e quando foi ver o olho estava inchado e vermelho, ela

    Olá, minha tia acordou com um estalo no olho e quando foi ver o olho estava inchado e vermelho, ela sente muita dor. O que poderá ser?

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Dr. Marcelo Otávio Santos de Almeida

    Existem inúmeras patologias oculares que podem causar este quadro. Consulte seu oftalmologista de confiança com urgência para que, com o exame detalhado, ele consiga diagnosticar e prescrever a…


  • Posso usar refresh continuamente, Ou é recomendado apenas por um período?

    Posso usar refresh continuamente, Ou é recomendado apenas por um período?

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Dr. Marcelo Otávio Santos de Almeida

    Como é um colírio lubrificante pode ser usado de forma contínua. Muito importante acompanhar com seu oftalmologista de condiança para uma avaliação mais adequada.


  • Já vi neste fórum que a lente adequada para o diabético na cirurgia de catarata seria a lente acrílica,

    Já vi neste fórum que a lente adequada para o diabético na cirurgia de catarata seria a lente acrílica, e não a de silicone. A dúvida é: a lente acrílica seria a lente rígida, nacional?? E a de silicone seria a lente importada, flexível? Neste caso, qual a razão? Lente importada diminui os riscos.

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Dr. Marcelo Otávio Santos de Almeida

    Sim. A de acrílico é a preferida para pacientes diabéticos, porém estas podem ser dobráveis sim, na verdade a grande maioria das lentes dobráveis são de acrílico. Existem lentes importadas e nacionais…


  • Tenho ambliopia no olho direito, com acuidade visual de 20/200. Tenho visão monocular?

    Tenho ambliopia no olho direito, com acuidade visual de 20/200. Tenho visão monocular?

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Dr. Marcelo Otávio Santos de Almeida

    Com 20/200 em um olho você preenche o critério de cegueira unilateral sim. Procure seu oftalmologista de confiança para uma avaliação completa.


  • Meu marido levou uma pranchada na pálpebra e está com diplopia. Isso aconteceu a mais ou menos 2 semanas.

    Meu marido levou uma pranchada na pálpebra e está com diplopia. Isso aconteceu a mais ou menos 2 semanas. Gostaria de saber se o olho voltará ao normal e em quanto tempo? Ele fez tratamento com cortisona e agora anti inflamatório, fez ultrassom mas aparentemente não acusou nada.

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Dr. Marcelo Otávio Santos de Almeida

    A diplopia que aparece após algum trauma ocular normalmente está relacionada a lesões de nervos cranianos, levando a disfunções dos músculos oculares e consequente estrabismo e diplopia.
    Muito…


  • Minha mãe teve um AVC hemorrágico, depois disso a visão dela tem piorado. Fez todos testes de visão

    Minha mãe teve um AVC hemorrágico, depois disso a visão dela tem piorado. Fez todos testes de visão e a visão em si está boa, mas ela reclama muito q está tudo escurecido, como se fosse um ambiente com lâmpada fraca. Será uma sequela? Será q c o tempo melhora?

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Dr. Marcelo Otávio Santos de Almeida

    Alguns AVC's (derrames) podem acometer a área do cérebro responsável pela visão, nesses casos o exame oftalmológico pode estar normal, globos oculares sem alterções. Assim, a imagem é capturada…


Perguntas frequentes

Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.