Perguntas do paciente (199)

  • piscar(tique) muito os olhos pode deslocar a retina?

    piscar(tique) muito os olhos pode deslocar a retina?

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Dr. Marcelo Otávio Santos de Almeida

    Não. Ter tique de piscar os olhos não descola a retina. Contudo seria bom uma avaliação para saber a causa do seu tique, se ansiedade, etc. Consulte seu clínico de confiança para uma melhor avaliação.


  • Há um mês notei que meu bb de 10 meses vem ficando vesgo em algumas situações, mas há uma semana

    Há um mês notei que meu bb de 10 meses vem ficando vesgo em algumas situações, mas há uma semana percebi que se intensificou, o diagnóstico de estrabismo pode ser dado por qual exame? Como funciona o tratamento para a idade dele?

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Dr. Marcelo Otávio Santos de Almeida

    O seu filho deve se consultar com um médico oftalmologista especialista em estrabismo para que possa realizar o exame ocular completo, avaliar o tipo do estrabismo e, assim, determinar qual o tratamento…


  • Fiz sorologia para a toxo e os anticorpos igg e igm deram negativo, significando que nunca tive contato

    Fiz sorologia para a toxo e os anticorpos igg e igm deram negativo, significando que nunca tive contato com o protozoário. Existe vacina preventiva para adquirir imunidade? Ou o ideal mesmo é não se expor?

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Dr. Marcelo Otávio Santos de Almeida

    Infelizmente não existe vacina para prevenção. A toxoplasmose é transmitida através de alimentos contamindos (carne mal passada, saladas mal lavadas), água contaminada e através do contato direto…


  • Tenho 36 anos e estou com pterigio no inicio, devo iniciar algum tratamento com colirio pra evitar avanço

    Tenho 36 anos e estou com pterigio no inicio, devo iniciar algum tratamento com colirio pra evitar avanço da doença,ou não existe nada que retarde esse crescimento?

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Dr. Marcelo Otávio Santos de Almeida

    Infelizmente ainda não há um colírio para tratamento específico do pterígio ("carne crescida"). Existem alguns fatores que contribuem para o seu crescimento, como a exposição ao Sol (usar…


  • Fui ao oftalmologista e ela me receitou Tobradex 1gota de 6/6horas por 8 dias, ao usar pela primeira

    Fui ao oftalmologista e ela me receitou Tobradex 1gota de 6/6horas por 8 dias, ao usar pela primeira vez senti arder muito,ficou latejando e um pouco de dor de cabeça. É normal ??

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Dr. Marcelo Otávio Santos de Almeida

    Se foi logo após usar o colírio pode ser algum tipo de evento adverso ou alergia, você deve retornar precocemente ao oftalmologista para uma avaliação mais detalhada.


  • sinto uma sensação pulsatil na minha visao como se fosse um coração batendo e se eu me movimentar

    sinto uma sensação pulsatil na minha visao como se fosse um coração batendo e se eu me movimentar ou andar, começo a enxergar uma água preta se movendoi na minha visao. estou muito preocupada se tem a ver com pressao ocular.? Minha vó e tia paternas sao portadoras de glaucoma.

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Dr. Marcelo Otávio Santos de Almeida

    Muito importante você consultar um médico oftalmologista com certa urgência, principalmente devido à queixa de mancha no seu campo de visão. Agende sua consulta para uma avaliação adequada da sua…


  • Estou com raios(relâmpago) no olho direito há 3 meses,já passei por dois médicos,Me mandaram

    Estou com raios(relâmpago) no olho direito há 3 meses,já passei por dois médicos,Me mandaram esperar o que acontecerá. É isso mesmo?Não há nada preventivo a fazer? Posso perder a visão por causa disso?

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Dr. Marcelo Otávio Santos de Almeida

    O importante no caso desses sintomas, que chamamos de fotopsias, é realizar uma consulta com o médico oftalmologista para avaliar o estado da retina, realizar mapeamento de retina é importante…


  • Minha filha de 3 anos começou a piscar muito nos últimos dois dias, como se tivesse algo incomodando

    Minha filha de 3 anos começou a piscar muito nos últimos dois dias, como se tivesse algo incomodando no olho ou não estivesse enxergando bem, já perguntei a ela se está doendo ela diz que não e também não está vermelho, porém não para de forçar o olho a piscar a todo momento o que pode ser?

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Dr. Marcelo Otávio Santos de Almeida

    Muito importante sua filha passar por uma avaliação oftalmológica para um correto diagnóstico do caso, pode ser um corpo estranho, mania, entre outras coisas; muito importante consultar com seu…


  • fiz cirurgia de catarata um ano atras e desde a cirurgia fiquei com uma sombra no olho esquerdo, isso

    fiz cirurgia de catarata um ano atras e desde a cirurgia fiquei com uma sombra no olho esquerdo, isso pode ser corrigido?

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Dr. Marcelo Otávio Santos de Almeida

    Após a cirurgia de catarata, em uma pequena parcela dos pacientes, pode ocorrer um fenômeno óptico chamado disfotopsia negativa, no qual o paciente percebe uma área escurecida no seu campo visual…


  • Descobri que tenho toxoplosmose ocular a um ano e meio. Atualmente a vista piorou, como sei que ela voltou

    Descobri que tenho toxoplosmose ocular a um ano e meio. Atualmente a vista piorou, como sei que ela voltou a atacar?

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Dr. Marcelo Otávio Santos de Almeida

    Na verdade apenas com um exame aprofundado do oftalmologista é possível identificar se houve recidiva da toxoplasmose ocular, mas sintomas característicos são o aparecimento de moscas volantes…


  • tenho diplopia monocular no olho esquerdo a 1 ano, tenho um pouco de astigmatismo, pterigio e miopia

    tenho diplopia monocular no olho esquerdo a 1 ano, tenho um pouco de astigmatismo, pterigio e miopia de 1, 25 em cada olho, queria saber se esta diplopia pode ser causada por ingestão de bebida alcoolica ?
    bebo as noites cerveja. tem cura a diplopia por abuso de alcool?

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Dr. Marcelo Otávio Santos de Almeida

    Diplopia monocular é algo raro, pode ser causada por algum astigmatismo irregular importante, subluxações do cristalino e alterações na retina. A bebida alcoólica pode ser um fator que descompense…


  • Fiz a cirurgia de catarata por facectomia, durante a cirurgia foi bem difícil a retirada da catarata,

    Fiz a cirurgia de catarata por facectomia, durante a cirurgia foi bem difícil a retirada da catarata, e hj faz 2 dias, consigo apenas enxergar uma névoa branca. Isso é normal? Pode haver ocorrido algum problema?

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Dr. Marcelo Otávio Santos de Almeida

    Cirurgias mais demoradas podem progredir com uma recuperação mais lenta da córnea (pode ficar mais tempo com edema), assim a visão tende a melhorar mais tardiamente com o passar dos dias.
    Você…


  • Que tipo de estimulação visual posso fazer para melhorar o nistagmo?

    Que tipo de estimulação visual posso fazer para melhorar o nistagmo?

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Dr. Marcelo Otávio Santos de Almeida

    O nistagmo congênito necessita de uma avaliação minuciosa do médico oftalmologista, examinar a presença de ametropias ("graus"), fatores causais do nistagmo, se existe posição de bloqueio…


  • Tenho 33anos e pterigio bi lateral do olho a 20anos,qual a melhor tecnica cirurgica?

    Tenho 33anos e pterigio bi lateral do olho a 20anos,qual a melhor tecnica cirurgica?

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Dr. Marcelo Otávio Santos de Almeida

    Atualmente a melhor técnica é a exérese do pterígio com transplante autólogo de conjuntiva com cola biológica, é a técnica que possui menos recidivas e maior conforto pós-operatório para o paciente.


  • Há 3 meses, minha filha com 5 anos, operou estrabismo convergente parcialmente acomodativo evidenciado

    Há 3 meses, minha filha com 5 anos, operou estrabismo convergente parcialmente acomodativo evidenciado aos 4 anos.
    Mantem um desvio residual para perto de 12DP, para longe de 18 DP e com os oculos para a hipermetropia de 3 graus em cada olho , o desvio permanece de 4DP.
    Deve operar…

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Dr. Marcelo Otávio Santos de Almeida

    Teria que ter uma avaliação mais completa para responder definitivamente. Se o desvio é parcialmente acomodativo e restou apenas 4 DP, acredito que o desvio esteja esteticamente muito bom. Assim


  • quais os primeiros sinais e sintomas de uma infecção ocular pela toxo ?

    quais os primeiros sinais e sintomas de uma infecção ocular pela toxo ?

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Dr. Marcelo Otávio Santos de Almeida

    O sintoma mais típico é a fotofobia (incômodo na claridade), é bem característico. Hiperemia ocular (vermelhidão), dor e diminuição da visão, também são sinais e sintomas comumente encontrados.…


  • Para que serve Garasone? so se pode usar nos olhos?

    Para que serve Garasone? so se pode usar nos olhos?

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Dr. Marcelo Otávio Santos de Almeida

    Garasone é uma solução oto-oftalmológica (pode ser usado tanto no olho quanto no ouvido) que tem em sua composição a betametasona (corticoide) e a gentamicina (antibiótico), podendo ser útil para…


  • Após a cirurgia de deslocamento de retina devo fazer cirurgia de catarata?

    Após a cirurgia de deslocamento de retina devo fazer cirurgia de catarata?

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Dr. Marcelo Otávio Santos de Almeida

    Depois de uma cirurgia na retina a catarata tende a aparecer mais precocemente mesmo, sendo muitas vezes necessária a sua retirada cirúrgica.


  • Minha filha vai fazer um ano e as vezes percebo que ela fica estrábica o que faço?

    Minha filha vai fazer um ano e as vezes percebo que ela fica estrábica o que faço?

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Dr. Marcelo Otávio Santos de Almeida

    Com um ano de idade a musculatura ocular extrínseca já se encontra desenvolvida, sendo que desvios oculares quando existentes nessa idade não são considerados normais, necessitando de uma avaliação…


  • Minha filha tem 2 anos de idade e já passou por uma cirurgia de estrabismo. Os resultados não foram

    Minha filha tem 2 anos de idade e já passou por uma cirurgia de estrabismo. Os resultados não foram satisfatório e o medico propoe nova cirurgia em um dos olhos. Ela usa oculos. Qual a chance de sucesso na nova cirurgia?

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Dr. Marcelo Otávio Santos de Almeida

    Concordo com o colega, acredito que deve existir uma ótima relação médico-paciente, com uma explicação minuciosa do seu estrabismo e da técnica cirúrgica a ser utilizada. Sabemos que a cirurgia…


Perguntas frequentes

Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.