Perguntas do paciente (1547)
-
Ha 3 anos Fui atropelada e fiz 3 cirurgias sendo uma exposta na tíbia . Coloquei3 placas e 23 parafusos
Ha 3 anos Fui atropelada e fiz 3 cirurgias sendo uma exposta na tíbia . Coloquei3 placas e 23 parafusos na perna . De uns tempo pra ccá estou sentindo forte dores sem aguentar colocar o pé no chão . Gostaria de saber si pode ser sinal de rejeição ?
RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :
É necessário exame clínico detalhado e avaliação dos exames de imagem para poder responder adequadamente sua pergunta.
-
qual a diferença de osteotomia para ostectomia?
qual a diferença de osteotomia para ostectomia?
RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :
Osteotomia é uma cirurgia aonde o osso é completamente fraturado por método cirúrgico utilizando serra ou formão. Sem objetivo é realinhar o osso e corrigir deformidade. A exostectomia consiste…
-
Pode-se fazer curativo em pe diabético duas vezes ao dia?
Pode-se fazer curativo em pe diabético duas vezes ao dia?
RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :
O curativo deve ser feito quantas vezes forem necessárias. Independente da causa do problema (úlcera isquêmica ou neuropática, limpa ou infectada), é a quantidade de secreção é quem determina quantos…
-
A osteomielite sendo contaminada por invasao direta(fratura exposta,cirurgias e etc) pode infectar a
A osteomielite sendo contaminada por invasao direta(fratura exposta,cirurgias e etc) pode infectar a circulaçao sanguinea e espalha pelo corpo tipo para outros orgao?
RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :
Sim. Principalmente nos indivíduos imunodeprimidos (AIDS, Reumatismo, Diabetes) ou com circulação ruim das extremidades (doenças vasculares, tabagistas, diabéticos, arteriosclerose).
-
É verdade que a probabilidade de ter que retirar os pinos quando a são no tornozelo é muito grande?
É verdade que a probabilidade de ter que retirar os pinos quando a são no tornozelo é muito grande?
Andei lendo que o risco de ter desgastes nos tendões, de quebra dos pinos e até mesmo de soltar é grande por ser uma articulação.RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :
Implantes ortopédicos metálicos são utilizados para fixar fraturas enquanto a consolidação ocorre. Uma vez consolidada a fratura não são mais necessários. Parafusos e placas são os materiais de…
-
Estou com um calo ósseo na região metacarpofalangeana e quando eu piso me encomoda demais, gostaria
Estou com um calo ósseo na região metacarpofalangeana e quando eu piso me encomoda demais, gostaria de saber se meu caso é cirúrgico ou não.
RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :
Calo ósseo na região metatarso-falângica é uma informação vaga. É preciso realizar exame clínico detalhado para verificar a real procedência do sintoma doloroso para poder identificar a provável…
-
Ttenho sindrome de Haglund e sinto dores no tendão de Aquiles , mas no ultrasssom nada acusou no meu
Ttenho sindrome de Haglund e sinto dores no tendão de Aquiles , mas no ultrasssom nada acusou no meu tendão .È normal?
RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :
Os sintomas clínicos associados ao exame clínico são suficientes para o diagnóstico do problema e também para orientar a forma de tratamento. Os exames complementares, como as radiografias, ressonância…
-
É normal o pé perder a musculatura e depois de muito tempo imobilizado?
É normal o pé perder a musculatura e depois de muito tempo imobilizado?
RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :
Sim.
-
Após a cirurgia bimaleolar, não usei de imediato a bota imobilizadora, pois havia incomodo dos pontos
Após a cirurgia bimaleolar, não usei de imediato a bota imobilizadora, pois havia incomodo dos pontos recentes. Decidi usar após retirada dos pontos cirurgicos, há algum problema?
RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :
Difícil responder sem examinar de perto seu problema.
-
Qual o tempo minimo para poder andar sem muletas depois de cirurgia de reconstrução ligamentar ?
Qual o tempo minimo para poder andar sem muletas depois de cirurgia de reconstrução ligamentar ?
RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :
A resposta deve ser dada pelo cirurgião que operou o paciente. Depende da articulação operada, do tipo da lesão, da técnica cirúrgica empregada e da qualidade da fixação óssea do ligamento.
-
O procedimento para fraturas do maleolo medial com fios de ethibond, em geral são tão eficazes quanto
O procedimento para fraturas do maleolo medial com fios de ethibond, em geral são tão eficazes quanto placas/parafusos?
Esse fio precisa ser retirado? O organismo pode rejeitar esse fio com o tempo?RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :
Os fios de Ethibond não foram desenvolvidos para fixar fraturas do maléolo medial do tornozelo. Não constituem a primeira escolha de fixação para estas fraturas mas, eventualmente, podem ser empregados…
-
Sofri uma fratura a 2 meses do pilão tibial direito. Meu médico disse que nunca mais farei o movimento
Sofri uma fratura a 2 meses do pilão tibial direito. Meu médico disse que nunca mais farei o movimento com o pé ( flexionar pra cima e pra baixo ). Isso é fato doutor?
RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :
É preciso avaliar o tipo de fratura que você sofreu e como ela consolidou para poder responder adequadamente sua pergunta. As radiografias e o exame clínico atual detalhado são essenciais para…
-
Boa noite, tive uma fratura no quinto metatarso fiquei 50 dias com o pé engessado o médico pediu para
Boa noite, tive uma fratura no quinto metatarso fiquei 50 dias com o pé engessado o médico pediu para bo gesso so que sinto muita dor na fratura o que faço?
RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :
É preciso conversar com seu médico sobre o motivo da dor persistir. Na grande maioria dos casos estas lesões estão devidamente curadas após 60 a 90 dias. Entretanto é necessário avaliar qual o…
-
Qual a relação entre faixa etária, desenvolvimento ósseo e possibilidades de correção de patologias
Qual a relação entre faixa etária, desenvolvimento ósseo e possibilidades de correção de patologias (deformidades) no tornozelo da criança?
RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :
A pergunta é muito inespecífica para poder emitir opinião precisa. O potencial de crescimento das crianças está diretamente ligado à idade. Quanto mais jovem, maior este potencial. O mesmo se aplica…
-
Sofri uma entorse de tornozelo, com rotação forte e quebra da bolinha do osso do pé. Faz um ano e
Sofri uma entorse de tornozelo, com rotação forte e quebra da bolinha do osso do pé. Faz um ano e não consigo andar sem mancar e usar saltos, fiz 30 seções de fisioterapia, preciso de uma orientação!
RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :
Para poder orienta-la é necessário exame clínico detalhado e análise dos exames de imagem da articulação do tornozelo.
-
No caso de tendinopatia do Aquiles posso usar água quente? Colocar o pé por vários minutos numa bacia
No caso de tendinopatia do Aquiles posso usar água quente? Colocar o pé por vários minutos numa bacia com agua quente?
RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :
Poder pode, mas frequentemente não é suficiente para aliviar os sintomas dolorosos mais intensos, além de não tratar a causa do problema.
-
Como fazer curativo em uma ferida de pé diabético limpa e sem necrose? Quais materiais adequados? É
Como fazer curativo em uma ferida de pé diabético limpa e sem necrose? Quais materiais adequados? É correto cobrir com atadura de crepe?
RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :
É necessário verificar se a ferida é superficial (grau I) ou profunda (graus II ou III). Na vigência de uma ferida limpa, superficial, sem exposição de tendões, articulação ou osso, o curativo…
-
Fiz RM do pé, após 20 sessões de fisioterapia pois a dor no pé continuou, de modo que acusou fissura
Fiz RM do pé, após 20 sessões de fisioterapia pois a dor no pé continuou, de modo que acusou fissura parcial intratendínea inframaleolar proximal no fibular curto e fasceíte plantar. Foi recomendado imediatamente o uso de robofoot e cirurgia pelo médico. O que é essa fissura? A recomendação é…
RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :
O exame de ressonância magnética é complementar e pode auxiliar o médico na tomada de decisão sobre como melhor conduzir o tratamento. Entretanto nenhum tipo de cirurgia deve ser indicada tendo…
-
Tive uma fratura bimaleolar em janeiro e estou em fase de fisioterapia (na segunda sessão ) , há mais
Tive uma fratura bimaleolar em janeiro e estou em fase de fisioterapia (na segunda sessão ) , há mais de dois meses o local anda um pouco quente e sinto dores ao andar qual procedimento devo fazer séria um início de fisioterapia?
RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :
O fato do tornozelo encontrar-se com temperatura local aumentada pode ser preocupante. Tradicionalmente os quatro sinais flogísticos (inflamatórios) principais são: dor, calor (aumento local da…
-
Como se identifica algum tipo de inflamaçao pos cirugica no periodo de reabilitaçao de fratura de tornozelo
Como se identifica algum tipo de inflamaçao pos cirugica no periodo de reabilitaçao de fratura de tornozelo visto que a fisioterapia e as pequenas caminhadas causam dor e inchaço ??
RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :
Para detectar inflamação após cirurgia do tornozelo é necessário realizar cuidadoso exame clínico do local operado. A presença de dor e edema local (inchaço) constituem dois sinais associados ã…
Perguntas frequentes
-
Sinto muita dor no peito quando ando por subidas(ruas) . O que pode ser?
Existem diversas causas de dor no peito.
A associação da dor com esforços…