A ansiedade pode fazer com que a pessoa ouça barulhos durante o sono?

10 respostas
A ansiedade pode fazer com que a pessoa ouça barulhos durante o sono?
Seu relato é breve, mas penso que primeiramente seria necessário fazer uma avaliação médica com otorrinolaringologista. Posteriormente, caso os barulhos continuem, você pode consultar um médico neurologista, psiquiatra ou psicólogo para realização de avaliação.

O paciente que sofre com ansiedade, padece um conjunto de ocorrências emocionais, as quais são definidas como sintomas, tais como palpitações, mãos geladas, pressão no peito, falta de ar, náusea, precipitação de pensamentos, dissonia (insônia, intermitência, pesadelos, etc), estado de alerta, entre outras. Assim, não é um sintoma isoladamente que caracteriza ou define o quadro de ansiedade, mas o conjunto articulado destas ocorrências. Por isso o problema de escutar barulhos durante o sono, precisa ser visto considerando o conjunto de ocorrências envolvidas. Ou seja, esta ocorrência que você menciona, ocorre isoladamente? Ou faz parte de um conjunto de ocorrências padecidas por você?
Além disso, pode haver convergência de fatores médicos e psicológicos, tais como auditivos ou neurológicos, e por isso para um diagnóstico adequado será necessário uma articulação interdisciplinar entre a medicina e a psicologia.
A sua pergunta sobre se a ansiedade pode fazer com que a pessoa ouça barulho durante o sono é interessante. A ansiedade uma reação fisiológica do organismo diante de um perigo real ou imaginário. Se um individuo tem crenças disfuncionais inconsciente de que um barulho é um perigo, ele pode no estado de vigília, sonhar que está ouvindo barulho e ao acordar pensar que ouviu barulho real. Se realmente uma pessoa está dormindo, ela não pode ouvir um barulho que não aconteceu de verdade, porque se a pessoa estiver dormindo e ouvir um barulho, automaticamente ela vai acordar.
A triagem será necessária para uma resposta assertiva. Procure um psicólogo(a).
Penso que você quis dizer que seu sono é interrompido constantemente por barulhos do ambiente, por estar com a mente sempre alerta. Se for esta a questão, pode ser sim uma situação de hipervigilância, que leva à ansiedade.
Para um melhor diagnóstico e acompanhamento, sugiro que busque auxílio de um psicólogo ou psiquiatra, a fim de que todos os sintomas sejam analisados, para a correta intervenção.
Boa sorte e forte abraço
Não é um sintoma característico. Procure por ajuda psicoterápica a princípio .
Não me parece um transtorno de ansiedade, mas necessita de uma avaliaçao mais completa. Procure um especialista em Medicina do sono ou um psiquiatra.
Através da sua pergunta não é possível ter mais informações sobre a sua questão, entretanto, a princípio, ouvir barulhos enquanto dorme não é uma das características específicas de um transtorno de ansiedade. Sugiro avaliar a frequência com a qual esses barulhos ocorrem, a qualidade do seu sono, eventos marcantes do seu dia e procurar ajuda psicológica e/ou psiquiátrica para uma melhor avaliação.
Você não diz como você ficou sabendo que a pessoa sofre de ansiedade. A sua pergunta, portanto, significa que você está com a hipótese da ansiedade e quer saber se ela fica confirmada pelos barulhos ouvidos? Ou você quer resolver os barulhos e acha que a explicação pela ansiedade possibilitaria isto?

Nos dois casos, a ansiedade é o fenômeno mais abrangente e os barulhos seriam o sintoma, um dos muitos sintomas possíveis. A ansiedade enfraquece a mente. Um sintoma não precisa ser típco dela estatísticamente falando para ainda explicar-se por ela.

No sentido prático, não vai adiantar querer resolver os barulhos sem diminuir a ansiedade. Imagino que você já tenha pensado assim quando fez a pergunta.
Meu caro , um dos efeitos da ansiedade, e pontencializar os eventos do nosso dia a dia , que a principio pareciam comuns,surge como uma descarga eletrica no corpo , alterando o equibirio do funcionamento da percepção do proprio organismo , como os batimentos aceledaros , entre outros sintomas.
Sugiro, que procure ajuda de um profissional para que possa ajuda-lo , a fazer um mapeamento dos eventos que possam estar causando estas situações ,que te faz , perceber ansioso, e encontrar novas possibilidades. Boa sorte
Como o transtono da ansiedade provoca dentre os principais sintomas: as preocupações, tensões ou medos exagerados, é natural em situação de prontidão, quase que constante, o sujeito não conseguiga relaxar até dormindo , e, consequentemente, a partir do imaginário antecipatório do perigo, essa situação se apresente.
Digo isso diante das minhas experiências clinicas, mas o ideal é que você faça uma consulta ao psicoterapeuta para que aja uma analise mas criteriosa do seu caso e da sua situação em particular. Ok?
grande abraço