A bipolaridade mista pode ser caracterizada com mudanças de humor do tipo, ficar depressiva de manhã

3 respostas
A bipolaridade mista pode ser caracterizada com mudanças de humor do tipo, ficar depressiva de manhã e a noite ficar agitada? e a sua duração pode durar meses assim?
Sim, os episódios mistos de transtorno bipolar têm variações de humor, por definição, mais frequentes que o tipo clássico de transtorno bipolar e isto inclui casos de pessoas com episódios em que o humor varia muito ao longo do dia. Não há horários certos para que isto ocorra, mas pode ser da forma como você descreve. A duração mais frequente é de dias a semanas, mas pode haver casos mais demorados. Por outro lado, este tipo de diagnóstico deve ser sempre feito por especialista. Leigos muitas vezes acham que alguém é bipolar só porque varia muito de humor. As variações devem ter determinadas características de intensidade, duração e sintomas associados para que se possa falar em transtorno bipolar. Além disto, com alguma frequência, pessoas com depressão não bipolar, mas que se sentem bem por breves períodos, acham que são bipolares, de tão acostumados que estão a passarem a maior parte do tempo em depressão. Finalmente, em muitos casos de depressão não bipolar, as pessoas estão mais deprimidas pela manhã e tanto podem estar bem melhor à noite (e confundir isto com bipolaridade, conforme comentado, acima) ou apresentar períodos de ansiedade, com agitação e que não são a agitação da bipolaridade.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Dr. Leonardo Fernandez Meyer
Psiquiatra
Rio de Janeiro
Sim. Esse tipo de quadro clínico pode ser observado em pacientes com transtorno bipolar com ciclagem rápida, ou que não estejam em tratamento adequado. Porém, é possível que esses sintomas ocorram com outros diagnósticos psiquiátricos, como nos casos de transtornos de personalidade. É sempre importante realizar a avaliação com um psiquiatra para a realização de um diagnóstico correto.
Prof. Patricia Napolitano
Psicólogo
Curitiba
Como os Doutores tão bem esclareceram, necessária avaliação psiquiátrica para diagnóstico correto. A partir desse primeiro passo , será verificada a necessidade da devida medicação e então, fundamental realização de acompanhamento psicológico.
Certamente o trabalho conjunto promoverá a melhora significativa dos sintomas.

Especialistas

Rosangela Zamineli

Rosangela Zamineli

Psicólogo, Psicanalista

Presidente Prudente

Camila Goularte

Camila Goularte

Psicólogo

Criciúma

Chrislianni Veloso de Oliveira

Chrislianni Veloso de Oliveira

Psicólogo

Fortaleza

Ana Helena Finoti Gonçales

Ana Helena Finoti Gonçales

Psicólogo

Votorantim

Micaela Vorpagel

Micaela Vorpagel

Psicólogo

Riqueza

Beatriz Azevedo Duarte

Beatriz Azevedo Duarte

Psicólogo

Manaus

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 41 perguntas sobre Bipolaridade
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.