A disfunção executiva pode ser um sintoma de ansiedade ?
4
respostas
A disfunção executiva pode ser um sintoma de ansiedade ?
Olá, como vai? Sim, a disfunção executiva pode aparecer como consequência de quadros de ansiedade, embora ela não seja considerada um “sintoma principal” nos manuais diagnósticos. Quando a ansiedade está elevada, o sistema nervoso central fica em estado de hiperativação, o que compromete a atenção, a concentração e a memória de trabalho. Isso faz com que a pessoa tenha mais dificuldade em organizar pensamentos, priorizar tarefas, tomar decisões e inibir respostas impulsivas — justamente processos ligados às funções executivas.
Tire todas as dúvidas durante a consulta online
Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.
Mostrar especialistas Como funciona?
Sim! Quando a disfunção executiva ocorre durante o curso de sintomas ansiosos moderados ou graves pode-se cogitar a hipótese de causalidade ou associação. Dificuldades de concentração ou sensação de brancos na mente estão, inclusive, entre os critérios diagnósticos do DSM para o diagnóstico do transtorno de ansiedade generalizada. No entanto, é necessária a avaliação de um profissional capacitado para realização do diagnóstico diferencial.
Sim, absolutamente. A disfunção executiva é frequentemente um sintoma direto da ansiedade. Na TCC, entendemos que isso acontece porque a ansiedade ativa o sistema de "alarme" ou "ameaça" do seu cérebro. Quando esse sistema está em alerta máximo, ele "sequestra" os recursos mentais que seriam usados pelo seu "cérebro pensante" (o córtex pré-frontal), que é o responsável pelas funções executivas.
Em termos simples: é muito difícil se organizar, planejar, tomar decisões ou manter o foco (funções executivas) quando seu cérebro está totalmente ocupado escaneando o ambiente em busca de um perigo ou processando um turbilhão de preocupações. A energia mental que deveria ir para o planejamento está sendo gasta para gerenciar a ansiedade.
Em termos simples: é muito difícil se organizar, planejar, tomar decisões ou manter o foco (funções executivas) quando seu cérebro está totalmente ocupado escaneando o ambiente em busca de um perigo ou processando um turbilhão de preocupações. A energia mental que deveria ir para o planejamento está sendo gasta para gerenciar a ansiedade.
Sim. A disfunção executiva pode aparecer como sintoma de ansiedade, porque o cérebro ansioso fica em estado de alerta constante. Isso prejudica funções como foco, organização, memória de trabalho, tomada de decisão e iniciar tarefas. Quando a ansiedade é tratada, essas funções costumam melhorar.
Especialistas
Perguntas relacionadas
- Como o medo da morte pode se manifestar no transtorno de ansiedade por doença?
- . Como diferenciar a preocupação normal com a saúde da ansiedade por doença?
- . Existe alguma forma de prevenir a ansiedade? .
- O transtorno de ansiedade por doença é o mesmo que transtorno somatoforme?
- Como a ansiedade pode se relacionar com o comportamento disruptivo?
- Porque pessoas com ansiedade têm medo de morrer? .
- Além dos sintomas depressivos e ansiosos, agora, sinto medo de sair de casa sozinha. E, este último começou após a morte do meu pai, porém antes do falecimento dele saia normalmente de casa. Quero saber o por que isto aconteceu e o que devo fazer para reverter este quadro???? Já estou em tratamento psiquiátrico,…
- Como a Logoterapia ajuda no Transtorno Ansioso por Doença (TAD) ?
- Como o modelo transdiagnóstico se aplica a pacientes com diferentes Transtornos de Ansiedade como o Transtorno de ansiedade de doença (TAD) ?
- Qual é a relação entre Transtorno Ansioso por Doença e Logoterapia ?
Você quer enviar sua pergunta?
Nossos especialistas responderam a 495 perguntas sobre Transtornos de ansiedade
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.