A disfunção executiva pode ser um sintoma de ansiedade ?

4 respostas
A disfunção executiva pode ser um sintoma de ansiedade ?
Olá, como vai? Sim, a disfunção executiva pode aparecer como consequência de quadros de ansiedade, embora ela não seja considerada um “sintoma principal” nos manuais diagnósticos. Quando a ansiedade está elevada, o sistema nervoso central fica em estado de hiperativação, o que compromete a atenção, a concentração e a memória de trabalho. Isso faz com que a pessoa tenha mais dificuldade em organizar pensamentos, priorizar tarefas, tomar decisões e inibir respostas impulsivas — justamente processos ligados às funções executivas.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Sim! Quando a disfunção executiva ocorre durante o curso de sintomas ansiosos moderados ou graves pode-se cogitar a hipótese de causalidade ou associação. Dificuldades de concentração ou sensação de brancos na mente estão, inclusive, entre os critérios diagnósticos do DSM para o diagnóstico do transtorno de ansiedade generalizada. No entanto, é necessária a avaliação de um profissional capacitado para realização do diagnóstico diferencial.
Sim, absolutamente. A disfunção executiva é frequentemente um sintoma direto da ansiedade. Na TCC, entendemos que isso acontece porque a ansiedade ativa o sistema de "alarme" ou "ameaça" do seu cérebro. Quando esse sistema está em alerta máximo, ele "sequestra" os recursos mentais que seriam usados pelo seu "cérebro pensante" (o córtex pré-frontal), que é o responsável pelas funções executivas.

Em termos simples: é muito difícil se organizar, planejar, tomar decisões ou manter o foco (funções executivas) quando seu cérebro está totalmente ocupado escaneando o ambiente em busca de um perigo ou processando um turbilhão de preocupações. A energia mental que deveria ir para o planejamento está sendo gasta para gerenciar a ansiedade.
Sim. A disfunção executiva pode aparecer como sintoma de ansiedade, porque o cérebro ansioso fica em estado de alerta constante. Isso prejudica funções como foco, organização, memória de trabalho, tomada de decisão e iniciar tarefas. Quando a ansiedade é tratada, essas funções costumam melhorar.

Especialistas

Wellington Aparecido Silva

Wellington Aparecido Silva

Psicólogo

Marília

Francielly Pedroso Salvador

Francielly Pedroso Salvador

Psicólogo

Londrina

Ana Suely de Moura

Ana Suely de Moura

Psicólogo

Jaboatão Dos Guararapes

Anderson Siqueira Pereira

Anderson Siqueira Pereira

Psicólogo

Porto Alegre

Luana Caroline Silva Vieira

Luana Caroline Silva Vieira

Psicólogo

Lavras

Fernanda Guerra Galon

Fernanda Guerra Galon

Psicólogo, Psicanalista

Barueri

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 495 perguntas sobre Transtornos de ansiedade
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.