Transtornos de ansiedade podem estar relacionados a fatores genéticos ?

4 respostas
Transtornos de ansiedade podem estar relacionados a fatores genéticos ?
Sim, fatores genéticos podem contribuir para o desenvolvimento de transtornos de ansiedade. No entanto, o ambiente, a história de vida e os recursos emocionais também influenciam diretamente, a genética pode aumentar a vulnerabilidade, mas não determina sozinha o surgimento do transtorno.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Para responder vou iniciar com um exemplo: um filho ansioso conviveu desde o nascimento com a mãe, pai, vó, parentes ansiosos; logo tomará suas crenças seus sentimentos e pensamentos como seus, o que o contribuirá para que ele interprete os estímulos que causem ansiedade em sua vida como mais fortes. Sendo assim, a genética pode até contribuir, mas não determina, o que determina são os fatores ambientais e históricos da pessoa, que se tratados poderão melhorar muito.
Sim. Mas não só tem relação com a genética. Isso quer dizer que ,se os genitores tem ansiedade, ou se um deles tem, os filhos terão. Além da parte genética existe o ambiente em que as pessoas crescem. A ansiedade é também fruto de sofrimentos ligados a abusos, traumas e outras experiências negativas que aconteceram com a pessoa durante toda sua vida. Por isso é importante procurar um Psicólogo assim que tiver sintomas de ansiedade para que possa entender o funcionamento e evitar danos depois que estiverem causando alguma disfuncionalidade. Se for no início o prognóstico é muito bom.
Sim. Os transtornos de ansiedade podem ter influência genética. Isso significa que algumas pessoas já nascem com maior predisposição biológica a reagir com ansiedade.
Mas a genética não determina tudo, fatores emocionais, estresse, ambiente e experiências de vida também têm papel importante.
A psicoterapia ajuda a manejar esses fatores e reduzir os sintomas, mesmo quando há predisposição familiar.

Especialistas

Wellington Aparecido Silva

Wellington Aparecido Silva

Psicólogo

Marília

Francielly Pedroso Salvador

Francielly Pedroso Salvador

Psicólogo

Londrina

Ana Suely de Moura

Ana Suely de Moura

Psicólogo

Jaboatão Dos Guararapes

Anderson Siqueira Pereira

Anderson Siqueira Pereira

Psicólogo

Porto Alegre

Luana Caroline Silva Vieira

Luana Caroline Silva Vieira

Psicólogo

Lavras

Fernanda Guerra Galon

Fernanda Guerra Galon

Psicólogo, Psicanalista

Barueri

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 495 perguntas sobre Transtornos de ansiedade
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.