A ecolalia é normal em crianças que não são autistas?

11 respostas
A ecolalia é normal em crianças que não são autistas?
Olá . Em situações com crianças de nível moderado e leve, às vezes apresentam falas repetitivas (ecolalia) . Podem ser ecolalias mais "pobres" , ou seja, sem ligação com o contexto, ou ecolalias ligadas ao contexto. Podem ocorrer também as ecolalias mais tardias , ou seja, depois de um tempo que ouviram algo, repetem de repente, o que indica um pior desenvolvimento de linguagem.

geralmente é comum, porem nao significa que crianças com fala ecolalica são autistas.
Olá, a ecolalia pode ocorrer em crianças pequenas que estão aprendendo a falar está pode repetir a fala do adulto, mas se essa ecolalia persiste por muito tempo ou é uma ecolalia tardia e frequente é importante procurar realizar uma avaliação com fonoaudiólogo.
Podem ocorrer em crianças de um modo geral, mas significa que ela não está processando adequadamente linguagem para a prolação e sim necessitando de um apoio como uma "bengala"na emissão de linguagem e não produzida por ela espontaneamente.
Olá! durante o desenvolvimento da fala as crianças costumam repetir imediatamente o que ouviu e essa repetição é normal. Exemplo se você perguntar para um bebê, que está começando a falar, se ele quer morango, é possível que ele responda repetindo a palavra morango ou parte da palavra, como “ango”. Posteriormente a criança aprenderá a responder sim, não, quero etc.

A ecolalia tardia é considerada um sinal precoce do Transtorno do Espectro Autista (TEA) sendo contínua e persistente, enquanto que ecolalia normal tende a desaparecer com o desenvolvimento da linguagem”.
Bom dia! durante o desenvolvimento da fala as crianças costumam repetir imediatamente o que ouviu e essa repetição é normal. Com o desenvolvimento da linguagem esta repetição tende a desaparecer. Nas crianças com TEA a ecolalia tende a persistir.
A ecolalia não é uma exclusividade do autismo. Crianças em fase de aquisição de linguagem podem apresentar essa repetição. Acho interessante passar por uma avaliação fonoaudiologica, assim sabera se é algo desenvolvimento normal ou se é necessária uma intervenção! ????
Olá, se está em dúvida, procure avaliação especializada com um Fonoaudiólogo (a) para orientação.
A ecolalia patológica é contínua e persistente, enquanto que ecolalia normal tende a desaparecer com o desenvolvimento da linguagem. Então após 2 anos de idade se persistir, procure um neuropediatra. A criança apresentar ecolalia NÃO necessariamente é autista!
O termo usado para repetição de frases ou parte da fala em crianças com desenvolvimento típico é “especularidade”. Exemplo:
Mãe: olha a galinha! Achou a galinha!
Criança: acho galinha!

Deve ser substituída pelo processo de complementaridade (quando a criança adiciona elementos a fala do adulto). Exemplo:

Mãe: olha a galinha!
Criança: a galinha amarela! (Amarela é um elemento novo).

Se a especularidade não for funcional pode-se suspeitar de autismo. Por exemplo:

Mãe: olha a galinha!
Criança: “catchup mostarda” - algo que ela ouviu na tv.

Se tiver dúvidas terei prazer em ajudar! Abraços
A ecolalia é sintoma de vários quadros neurológicos ou psiquiátricos. Caracteriza-se por por ser imediata, involuntária e literal. A criança pode repetir a fala dos pais ou dos seus interlocutores, com intenção comunicativa e isso faz parte do desenvolvimento da linguagem. Qual a idade da criança? será mesmo uma ecolalia? Procure uma avaliação fonoaudiológica. Abraços