A minha dúvida é a seguinte: se uma pessoa que sofre com transtorno de pânico e ansiedade e medo diário.

6 respostas
A minha dúvida é a seguinte: se uma pessoa que sofre com transtorno de pânico e ansiedade e medo diário. Se eu for fazer um MAPA nestas condições o resultado vai da errado certo?? Entao é nelhor tratar primeiro com psiquiatra estou certo?????
O exame MAPA é relacionado ao monitoramento e acompanhamento da pressão arterial, assim bastante útil para detectar hipertensão e/ou variações do tipo.
O transtorno do pânico realmente pode causar alterações, contudo creio que seja importante um acompanhamento psiquiátrico, psicologo e seguir também com o cardiologista. Uma equipe trabalhando em seu benefício e cuidando da sua saúde.

Importante fazer exames com um clínico até mesmo com um médico cardiologista para descartar patologias. O transtorno do panico deve ser avaliado e tratado por um psicólogo que trabalhe com terapia cognitivo comportamental. O protocolo do psicólogo Range trata transtorno do panico e agorafobia em 8 sessões. Assista o documentário desse tratamento no YouTube escrevendo: vencendo o pânico. Estou a disposição para esclarecimentos.
Olá! O MAPA (Monitorização Ambulatorial da Pressão Arterial é utilizado tanto para diagnóstico quanto no acompanhamento da hipertensão arterial. É um aparelho colocado no seu braço não dominante ligado a um compressor que fica preso em sua cintura que não irá atrapalhar na sua rotina habitual. Você ficará com ele no período de 24hs, onde irá permitir avaliar a pressão em diferentes situações durante o dia e a noite, essa leitura é feita a cada 20 minutos.
Portanto não vejo nenhuma contraindicação ou restrição para realizar seu exame, não esquecendo de comunicar ao médico quais as medicações que faz uso.
Independente desse exame, é válido que procure fazer um acompanhamento psicoterápico para ajudar a entender o que de fato está acontecendo, tenho certeza que muitos desses sintomas você deixará de sentir no momento que passar a se conhecer melhor e entender a sua dinâmica.
Estou a disposição ok!
Boa sorte e um abraço!!!
O exame vai servir para mapear a sua pressão arterial e através do exame será possível identificar se o transtorno de ansiedade e pânico está afetando a sua pressão. Caso esteja tendo consequências diretas, é importante você procurar tratamento com psicólogo, psiquiatra ou ambos, além disso, identificar, juntamente com o seu médico, se existem outros fatores que causam a elevação da pressão, a não ser seu estado emocional.
O Mapa pode não dar errado, mas talvez o resultado não mostre o que acontece realmente com a sua pressão arterial. É importante conversar sobre isso com o seu médico para que ele possa avaliar o que é melhor para você, se realiza o exame neste momento e depois repete, ou se pode aguardar o início do tratamento de pânico, ansiedade e medo.
Sugiro que procure um psiquiatra e um psicologo para tratar destes transtornos. O psiquiatra irá prescrever um remedio adequado ao seu caso, o que irá controlar os sintomas. Já o psicologo vai te ajudar a analisar o que está acontecendo, o que você está sentindo, e assim cuidar do que está causando o seu medo, ansiedade. Você irá entender melhor o que acontece e desenvolverá habilidades para lidar com situações geradoras de medo, estresse e ansiedade.
Olá! Não existe restrição ao exame. Contudo, é importante deixar explicito todo o quadro relevante na anamnese preparatória para o exame. Isso será utilizado pela equipe técnica na avaliação e interpretação dos dados do exame.

Caso tenha mais dúvidas, fico a sua disposição.