A pessoa com esquizofrenia pode morar sozinha?

8 respostas
A pessoa com esquizofrenia pode morar sozinha?
Depende da severidade clínica dos sintomas, se ela está aderindo à medicação prescrita e se tem histórico de uma certa autonomia não há maiores problemas, mas se tem histórico de vários episódios de alucinações, delírios e recusa recorrente de medicamentos após certo período de tempo deve-se ter bastante cuidado. De tempos em tempos é aconselhável os familiares acompanharem a situação dela para verificar e monitorar sua adesão aos medicamentos e como tem se adaptado à nova condição de emancipação.

Sim, é possível. Muito mais importante que "morar acompanhada", por exemplo, é que a pessoa tenha acompanhamento psiquiátrico e psicológico para que conte com o devido suporte durante eventuais surtos, bem como possa trabalhar em terapia uma maneira funcional de vida, dentro de suas limitações.
Sim, ela pode.
O que definirá tal questão é o quanto os sintomas comprometem a vida dessa pessoa. Deve ser observado tipo de esquizofrenia. Como já dito anteriormente, é indispensável que essa pessoa esteja em acompanhamento médico, com uso de medicações controladas, e em acompanhamento psicoterapêutico. Onde, um não substitui o outro, mas são complementares. Hoje, pessoas com esquizofrenia, têm excelente qualidade de vida quando bem assistidas.
É importante pensar que atrás de um diagnóstico há um sujeito, assim cada sujeito lida com seu sofrimento de uma determinada maneira. A direção do tratamento pensado para um esquizofrênico passa por vida organizada por ele e por quem puder oferecer e ele aceitar um suporte, dito "secretário". Assim, com os secretários do pacientes, que podem ajudá-lo em algumas situações da vida que ele tenha dificuldade de se organizar ele poderá manter-se estabilizado, equilibrado e poderá optar em morar sozinho. Por que não? Como ele entende que é melhor morar? Sozinho? Com familiares? em uma república? Não raro a aceitação plena dos filhos e familiares com apoio de profissionais poderá proporcionar uma qualidade de vida muito boa. Recomendo um trabalho interdisciplinar psicanálise e psiquiatria e se necessário um acompanhante terapêutico.
A pessoa com esse transtorno mental pode sim morar sozinha. A esquizofrenia não tem cura, mais sim um controle. Muitos esquizofrênicos acreditam que quando são internados em clínicas e hospitais psiquiátricos, perdem a esperança de uma qualidade de vida melhor. Mas hoje com um tratamento adequado, o paciente esquizofrênico pode levar uma vida relativamente normal, com o convívio social e familiar.
A doença é complicada e nada fácil para os familiares e para o paciente, porém se tratada corretamente existe a esperança de ambas as partes, a família precisa estar sempre presente, e mostrar que o paciente é importante para seus familiares.

Fico à sua disposição !!

Att
Psicóloga Verusca Rocha
Conheço casos de pessoas com essa doença que conquistaram uma certa independência. Como um caso de auto internação. Outros necessitam de curadores. Mas, dependendo da conscientização da pessoa sobre sua doença não tem como ela se garantir sozinha. O importante é o uso da medicação contínua, abstenção em relação ao álcool e outras drogas. A terapia também é muito importante. O portador do transtorno tem de conscientizar da importância dos tratamentos.
Acho possível a pessoa com esquizofrenia morar sozinha, sob algumas condições: se estiver bem tratada do ponto medicamentoso, se tiver acompanhamento psiquiátrico e psicológico regular e se não tiver déficits importantes(por ex, deficit cognitivo ou disfunção executiva impediriam a pessoa morar sozinha). uma opção para as pessoas com algum grau de deficiência não-grave seriam as residências terapêuticas.
Olá! Em alguns casos onde a doença permite um certo grau de lucidez e com isso a pessoa se mantem (sem surtos) com a medicação é possível sim. Um acompanhamento familiar ainda que mais distante é interessante pois há muitas vezes um sofrimento psíquico devido ao rompimento ou fragilização dos vínculos afetivos familiares.
Grande abraço, Alessandra.