A sensação de não ser amada sempre está relacionada a outra pessoa ?

3 respostas
A sensação de não ser amada sempre está relacionada a outra pessoa ?
 Carolina Carnino
Psicólogo
Ribeirão Preto
Uma constante sensação de não ser amada pode estar mais relacionada a questões eu do que do outro. Primeiro é necessário criar condições de amar e ser amada, uma ideia própria do que é ser amada, para poder buscar o amor no outro. Cada pessoa tem sua forma de experienciar o amor, e nunca seremos amados da forma ideal, como imaginamos. Mas ainda assim podemos, se tivermos as condições emocionais para isso, criar um encontro com o outro e construir uma relação onde exista algo que se pareça com o amor para os dois. É importante entender de onde vem essa carência, que cria a sensação de não ser amada (ou talvez não ser amada o suficiente). Todos desejamos e precisamos do amor, mas muitas vezes, as primeiras experiências que tivemos com o amor em nossas origens não nos permitem criar um senso do que é o amor e passamos nossa vida buscando por algo sem forma, e assim, é possível que uma pessoa nunca consiga se sentir satisfeita. Caso queira conversar mais sobre isso, fico à disposição!

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
A sensação de não ser amado(a) nem sempre tem a ver com o outro muitas vezes, ela nasce de feridas antigas, inseguranças e da forma como a pessoa enxerga a si mesma. Entender de onde vem essa sensação pode ser um passo importante para ressignificar. E esse é um processo que não precisa ser feito sozinho(a).
A sensação de não ser amada pode sim estar relacionada ao outro, já que nos constituímos e nos reconhecemos no contato com as pessoas ao nosso redor. No entanto, nem sempre esse sentimento vem diretamente de alguém. Muitas vezes, ele nasce das nossas interpretações, da forma como percebemos e damos sentido às relações e às experiências que vivemos. É um convite para olhar para dentro, compreender nossas necessidades emocionais e a maneira como nos sentimos nas conexões que estabelecemos.

Especialistas

Ana Cristina Vieira Cardoso

Ana Cristina Vieira Cardoso

Psicólogo

Vitória da Conquista

Wellington Aparecido Silva

Wellington Aparecido Silva

Psicólogo

Marília

Francielly Pedroso Salvador

Francielly Pedroso Salvador

Psicólogo

Londrina

Ana Suely de Moura

Ana Suely de Moura

Psicólogo

Jaboatão Dos Guararapes

Anderson Siqueira Pereira

Anderson Siqueira Pereira

Psicólogo

Porto Alegre

Luana Caroline Silva Vieira

Luana Caroline Silva Vieira

Psicólogo

Lavras

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 1003 perguntas sobre Saude Mental
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.