Ácido valpróico pode prevenir psicose no transtorno bipolar tipo 1? já que "Se você tem transtorno b

2 respostas
Ácido valpróico pode prevenir psicose no transtorno bipolar tipo 1? já que "Se você tem transtorno bipolar tipo I, tem 70% de chance de ter psicose quando estiver em um episódio intenso de mania. Essa psicose pode ser bizarra e imitar a esquizofrenia".
O ácido valproico é um estabilizador do humor aprovado para tratamento de episódios de mania. Pode controlar sintomas psicóticos, apesar de que, quando estes estão presentes, geralmente se usam medicações antipsicóticas, muitas vezes associadas ao ácido valproico. Alguns sintomas psicóticos em pessoas com episódios maníacos psicóticos podem ser semelhantes aos encontrados em pessoas com surtos esquizofrênicos e, além disto, também há quadros intermediários entre o transtorno bipolar e a esquizofrenia, chamados de transtorno esquizoafetivo.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Dra. Maressa Carvalho
Psiquiatra
São José dos Campos
Olá! O Ácido Valproico é um fármaco da classe dos anticonvulsivantes, que usamos na Psiquiatria com objetivo de estabilização do humor. Por esse motivo ele está indicado no tratamento da Bipolaridade e tende a prevenir principalmente a ocorrência de episódios maniformes, que são aquelas fases de "euforia" da doença. Tanto os episódios de Mania quanto os episódios de Depressão podem cursar com sintomas psicóticos, sendo que nesses casos faz-se necessária a prescrição de medicamentos da classe dos antipsicóticos como por exemplo Olanzapina, Risperidona, Quetiapina, Aripiprazol e Lurasidona (que também contribuem para estabilização do humor). Sobre a segunda pergunta a resposta é sim, na minha experiência hospitalar frequentemente me deparo com situações que dificultam o diagnóstico justamente pois os quadros podem ser semelhantes principalmente quando em "surto". Felizmente temos critérios que somados à experiência nos permitem fazer o diagnóstico e tratamento adequado desses casos, tanto no ambiente de urgência quanto no consultório. O Transtorno Esquizoafetivo é uma condição psiquiátrica que basicamente envolve tanto sintomas de Bipolaridade quanto de Esquizofrenia, em todos os casos é fundamental o acompanhamento especializado. Desejo melhoras e espero ter ajudado.

Especialistas

Roberto Carmignani Verdade

Roberto Carmignani Verdade

Psiquiatra

Campinas

Thiago Alcantara

Thiago Alcantara

Psicólogo

Goiânia

Débora Torres

Débora Torres

Psiquiatra

São Paulo

Renata Camargo

Renata Camargo

Psicólogo

Camaquã

Luis Falivene Roberto Alves

Luis Falivene Roberto Alves

Psiquiatra

Campinas

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 970 perguntas sobre Transtorno bipolar
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.