Acredito que tenho fobia social, gerada pela ansiedade que causa tensão, sempre estou tensa, não relaxo.

9 respostas
Acredito que tenho fobia social, gerada pela ansiedade que causa tensão, sempre estou tensa, não relaxo. Tenho dores no pescoço e ombros.
O que devo fazer?
Você deve procurar acompanhamento profissional com psicólogo e médico. Ambos colaborarão para sua melhora. Problemas desse tipo são comuns.

A fobia social é a que causa ansiedade e tensão, e não o contrario. Fobia social pode ter varias causas, mas geralmente está associada às formas de vínculo com a mãe e o pai. Nesse caso deve ser revisto esse vinculo e conjuntamente fazer um treinamento com terapia comportamental para adaptação social.
Você deve procurar um acompanhamento para poder avaliar melhor essa tensão. Procure um psicólogo para que este possa avaliar esse nível de tensão que você traz. Você também deve verificar com um ortopedista se não há nada físico que justifique essa dor no pescoço. Não existindo, vale pensar em atividades que promovam sua qualidade de vida: fazer atividade física, algo que te ajude a relaxar o corpo e a cabeça. De qualquer forma, procurar um psicólogo poderá lhe ajudar a direcionar e entender melhor o que você traz como tensão.
Espero ter ajudado!
A fobia social é um subtipo da ansiedade . A ansiedade está presente na vida de qualquer pessoa, a sua presença constante se torna uma reação mal adaptada, um transtorno. Envolvendo um grau de sofrimento e promovendo um prejuízo na vida social e privada do individuo.
As sensações tanto biológicas, físicas, como comportamentais causada pela ansiedade, muito se assemelham a liberado pelo mecanismo do medo, desencadeado pelo sistema autônomo, que libera substancias neuroquimica no organismo, gerando uma reação em cadeia para uma situação de enfrentamento ou fuga diante de um fato real.
Na ansiedade este mecanismo é liberado mediante
interpretações disfuncionais de um medo eminente, gerando ciclos viciosos que mantem a ansiedade, e assim podendo gerar dores musculares, abdominais, etc..
Embora uma dose de ansiedade favoreça o desempenho, isso só acontece até certo nível. a partir deste, concorrerá para a falência da capacidade adaptativa, patológica
A fobia social e sua ansiedade parecem fazer parte de um quadro de angústia que, na verdade, são sintomas de quadros mais complexos e podem ter sido disparados por algo que trouxe de volta de seu inconsciente afetos e traços de memória que podem estar associados a algum evento ou trauma ocorrido em fases mais anteriores de sua história pessoal.
De qualquer forma, uma abordagem psicanalítica pode ser uma ferramenta útil no tratamento destas questões que hoje trazem estes sintomas, que inclusive se manifestam em seu corpo, através de um mecanismo que chamamos de conversão somática, onde o psiquismo elege partes do corpo para fazer a descarga deste quadro de dor/desprazer psíquicos.
O alívio dos sintomas físicos e emocionais causados pela ansiedade passa por uma avaliação mais contextualizada de sua vida. Ampliando o olhar sobre toda a sintomatologia presente no seu caso, podemos pensar em ações como : psicoterapia, tratamento farmacológico e inserção em suas atividades de vida diária momentos de lazer e relaxamento. É muito comum a fobia social e a agorafobia em casos como o seu, além dos sintomas de dores no corpo físico. Um projeto terapêutico bem articulado com outros profissionais e um boa adesão do paciente geram resultados bem animadores. Se cuide !!!
Os sintomas dos transtornos de ansiedade são muito difusos, com repercussões cognitivas e fisiológicas, que geram um estado de prontidão e tensão, às vezes, insuportáveis. Uma sugestão a ser dada é, inicialmente, a busca de uma avaliação psicológica acerca dos sintomas apresentados, a consulta a um fisiatra ou ortopedista e a prática de sessões de relaxamento orientadas. Estou à disposição.
Sugiro que procure um bom psicólogo/psicanalista para investigar os fatores relacionados a este sintoma. Aspectos emocionais serão aprofundados para que se possa verificar as situações desencadeadoras das crises. Neste caso, é importante tratar não apenas o sintoma como também entender as origens da sua ansiedade.
Olá, a colega psicóloga Maria Moreira apresentou uma boa explicação sobre o funcionamento psicofisiológico da fobia social.

Não obstante, complemento a resposta da colega. Como não há clareza sobre o diagnóstico e nem houve avaliação, antes de qualquer intervenção, torna-se necessário uma avaliação psicológica para obter clareza sobre a hipótese diagnóstica, juntamente com uma verificação médica com um ortopedista (verificar se não está relacionado a uma questão do corpo, como por exemplo, problemas de coluna, postura, etc.)