Adolescente do sexo masculino se define como bi sexual. Existe alguma terapia, algum profissional ou

9 respostas
Adolescente do sexo masculino se define como bi sexual. Existe alguma terapia, algum profissional ou algum aconselhamento/orientação especializado com chance de sucesso para que esse adolescente possa se definir fato como hétero?.
Olá! Não existe nenhum tipo de terapia com a finalidade de fazer alguém se definir heterossexual. Inclusive vai contra o código de ética do psicólogo, desrespeitando a individualidade de cada um.

Seria interessante a procura da terapia, se a pessoa em questão quiser buscar um maior autoconhecimento, conhecer mais sobre seus gostos, sobre seus sentimentos, entre várias outras coisas.A adolescência é um momento complexo do desenvolvimento individual, tanto no aspecto fisiológico, com mudanças corporais e hormonais, quanto no aspecto psicológico.

Espero ter ajudado de alguma forma. Se precisar, estou a disposição!

Olá! A adolescência é uma fase de conhecimentos,descobertas, onde os hormônios estão bem aflorados. Então é normal que esse adolescente esteja em duvidas referente a sua orientação sexual. Mas não existe um tratamento que defina ser hétero, pode-se ter um acompanhamento psicológico para entender um pouco mais sobre se ele está com algum medo ou algumas duvidas. Sugiro procurar um psicólogo e de preferencia que trabalhe com a linha da cognitivo comportamental. Fico a disposição!
Olá
A sexualidade é tema complexo.
A orientação afetiva das pessoas não têm que seguir o padrão prescrito pela sociedade.
Muitos menos, a orientação sexual seria uma patologia que deveria ser tratada com a pretensão de alterá-la.
Portanto, buscar a heterossexualidade não seria um "sucesso".
Pelo contrário, seria uma violência contra a pessoa, que é livre para viver sua afetividade.
Inclusive os conselhos profissionais proíbem tratamentos com esse intento.
Entretanto, se a pessoa está angustiada, independente de sua orientação sexual, ela pode procurar um psicólogo ou um psiquiatra.
Espero ter ajudado
Olá, bom dia!

A Psicoterapia pode ajudar o adolescente no processo de autoconhecimento. Falar sobre os seus medos, dúvidas e anseios, permitirá que ele conheça melhor sobre si mesmo e sobre a sua sexualidade. O processo de Psicoterapia não possibilita a definição da heterossexualidade, porque a bissexualidade não se caracteriza como algo patológico, mas possibilita que o sujeito tenha uma clareza maior de como ele realmente se define sexualmente e do que ele realmente gosta.
Boa noite.
Não sei de que forma a família lida com essa situação, mas a questão principal é: o Homossexualismo, a bissexualidade, não são doenças, por isso eu não diria que tem tratamento eficaz, seja com tratamento medicamentoso ou psicológico, por não ser doença e sim opção sexual.

O que podemos como profissionais, é ajudar o adolescente para que ele (a), se entenda como é, ou deseja ser, com a opção sexual de escolha e na terapia comece trabalhar a resiliência, para que consiga encarar a sociedade, família, amigos que possam não aceitar a opção sexual de escolha, resiliente a pessoa se adapta as adversidades, e assim podendo evitar depressão, ou até mesmo, uma pessoa que desencadeie compulsões como forma de fugir da sua realidade.
Espero ter ajudado.
Abraço.
Certamente não é uma patologia. É uma forma de expressão da sexualidade. Gosto da ideia do psiquiatra e psicanalista americano Robert Stoller que disse em 1998 que não entendemos a homossexualidade. É uma palavra que tem sido usada de tantas maneiras que, “…a menos que se diga claramente como ela é empregada em um dado momento, os significados excedentes sufocam nossa compreensão”. Trata-se do desejo consciente erótico por pessoas do mesmo sexo ou da prática de relações eróticas com uma pessoa do mesmo sexo, mas seu significado pode se estender a dimensões inconscientes e a tipos de defesa. O possuidor de um impulso homossexual às vezes é chamado de um homossexual e aí se confunde impulso com identidade. Por muito tempo se falou em doença e perversão. Stoller optou finalmente pela posição de que não existe algo como a homossexualidade, portanto, não pode haver uma teoria unitária para a etiologia ou para a dinâmica da homossexualidade. Existem as homossexualidades, assim como existem as heterossexualidades, e ambas se manifestam de maneiras diferentes na etiologia, na dinâmica e na aparência. Não entendemos e não sabemos o que “homossexualidade” quer dizer, a não ser em cada caso.
Olá!! Somos o que está armazenado em nossa estrutura cognitiva, ou seja, todos os conteúdos que aprendemos desde quando ainda estávamos no ventre da mãe, é o que vamos usar como defesa e ação diante das situações. Neste processo de formação, as pessoas interiorizam ou exteriorizam eventos de forma disfuncional, que posteriormente se caracterizam como crenças centrais. No caso do adolescente existem duvidas em diversas áreas, porque ele pensa somente o que viveu até então. Na orientação sexual não é diferente. A psicoterapia colabora com o paciente no auto conhecimento. Entretanto, a Psicologia não direciona a sexualidade de ninguém, além de ferir o código de ética do CRP, psicólogo nenhum possui as ferramentas para direcionar a sexualidade de ninguém, o que a psicologia pode oferecer é ó que chamamos de terapia de adequação de gênero, indicada para indivíduos que estão em processo de aceitação com relação ao gênero que se identificam, mas nada no sentido de orientação sexual. Vale lembrar que algumas pessoas levam um pouco de tempo para desenvolver interesse sexual, e devemos respeitar o tempo de cada um, caso sinta que é necessário e isso esteja causando sofrimento para a adolescente, procure a ajuda de algum(a) psicólogo(a).

A resposta foi útil a você? SIM NÃO
Prezadx,
Não é papel de psicoterapia alguma fazer alguém se definir sexualmente.
Não veja como patologia.
...um psicanalista pode ajudar sim, a você, que, pelo relato, é quem demonstra alguma angustia por conta da sexualidade do jovem. O adolescente, a principio, aparenta gozar de boa saúde só necessitando de algum cuidado psíquico caso venha a sofrer por algo.