Adotamos nossa filha a 1 ano e 3 meses ela ficou abrigada 1 ano e meio e hoje tem 10 anos. Qual impa

25 respostas
Adotamos nossa filha a 1 ano e 3 meses ela ficou abrigada 1 ano e meio e hoje tem 10 anos. Qual impacto da adoção no processo de aprendizagem pois ela não consegue interpretar textos de português e problemas de matemática
Olá!
Problemas de interpretação e em resolver problemas de matemática podem indicar uma dificuldade para que ela lida com experiências que ela teve no passado. Ela é muito nova e imagino que já tenha vivido muitas coisas difíceis, que ainda não consegue assimilar, por conta da idade e talvez por não ter um suporte emocional fixo (acredito que as pessoas tenham ido e vindo ao longo da vida dela, essa deve ser uma das primeiras vezes que alguém fica).
Também pode ser que ela nunca tenha tido oportunidade de aprender a interpretar textos de português e problemas de matemática (talvez ela não tenha estudado em uma boa escola).
Podem ter vários motivos, todos eles juntos e misturados, mas sim, a adoção (e tudo que acontece antes) pode influenciar no processo de aprendizagem, afinal aprender requer não só funções cognitivas, mas emocionais também. Pense você, por exemplo, se estiver em um dia estressante e for fazer uma prova, é provável que seu desempenho não seja tão bom.
Eu sugiro que vocês tenham bastante paciência e amor com ela, conversem, se mostrem disponíveis e ajudem com essa dificuldade dela fazendo a lição de casa com ela, por exemplo.
Caso ainda tenham dúvidas, indico que busquem ajuda profissional, pois o melhor para uma avaliação personalizada é conhecê-la pessoalmente.

Boa sorte e parabéns por buscar o melhor para sua filha!
Att,
Thatiana.

Olá!
Precisa ser investigado se esta dificuldade na aprendizagem é de origem por conta da adoção ou se existe outra origem, como por exemplos transtornos neurobiologicos entre outros.
Procure um especialista da aprendizagem ( Psicopedagogo) e / ou um Psicólogo que poderá também identificar, investigar o que possa estar acontecendo em seu lado psicológico, emocional. Espero ter ajudado, conte comigo! Parabéns pela adoção, Boa sorte.
Olá... Boa noite!
Parabéns pela adoção!
As dificuldades de aprendizagem pode ser por inumeras questões, desde dificuldades neurobiologicas, como associada a crenças e questões comportamental.
O ambiente pode interferir no aprendizado e fatores emocionais também, como você mesmo pontua na pergunta.
Uma criança com uma história de vida díficil, pode comprometer sim o aprendizado, sobre tudo, é essencial uma avaliação com o psicólogo.
Grande abraço!

Te convidamos para uma consulta: Terapia para dificuldades de aprendizagem - R$ 120
Olá! Na verdade, o problema não está na adoção, vocês devem ter feito um bem enorme a ela tirando-a do abrigo. O problema são todas as conexões que o seu cérebro imaturo fez antes disso, tudo o que apreendeu do mundo e tudo o que interpretou das relações que teve até vocês a tirarem do lar. São marcas físicas no cérebro que fica eternamente, até que algum profissional possa olhar com atenção e ajudá-la a digerir o que ela viveu, desde a gestação, e durante os primeiros meses e anos de vida. A busca de apoio psicológico, para ela e para vocês, pais, para auxiliá-la nessa evolução é bem importante. Fico à disposição para mais informações. Abraços!
Oi bom dia. Parabéns pelo gesto e esta preocupação mostra o quanto ela já faz parte de uma família que a ama e a tem como parte desta.
Importante é ir a um profissional seja psicopedagogo, psicologo ou mesmo outro, para que possa ser realizado um todo que possa ajudá la, a ver de onde vem esta dificuldade e até mesmo podendo ser algo neurológico ou outras complicadores. Não deixe de levarem a um profissional de sua confiança.
Olá, pode ser que as dificuldades de aprendizagem que ela apresenta tenha relação com a adoção sim, porém é necessário e de suma importância que ela faça um acompanhamento com um psicólogo ou psicopedagogo para investigar a causa da dificuldade, se é neurológica ou emocional. Parabéns pela iniciativa da adoção!
Na verdade não podemos dizer que é causa e efeito, a dificuldade de aprendizagem não está diretamente ligada a adoção. Essa dificuldade pode estar atrelada a várias situações, inclusive no relacionamento familiar. A psicoterapia pode te auxiliar com essas questões, você pode optar por buscar um psicólogo para sua filha ou participar da terapia com ela e seu marido, que é um método super eficaz visto a questão da adoção, através de uma abordagem familiar.
Olá. Nao ha como saber de antemão se os priblemas sao de origem emicional (abandono) ou por um déficit no processo de escolarização anterior a adoção. Seria importante uma avaliação psicológica e psicopedagogica. Identificando a origem da dificuldade trata-la para que ela possa evoluir na aprendizagem.
A adoção pode não ser a raiz das dificuldades escolares, mas um recurso é a aceitação de sua origem biológica, em outras palavras, ela traz toda sua história anterior, medos, segredos, omissões, culpas, desamparo, tudo isso se mistura a uma nova vida, traduzindo-se em conflitos internos que podem resultar na dificuldade de interpretar, consulte um psicólogo familiar sistêmico.
Olá, um dos caminhos para investigar o “impacto” da adoção é através da psicoterapia, onde a sua filha vai ter um espaço para falar sobre tudo o que viveu e principalmente o que compreendeu sobre o processo. Talvez será necessário uma avaliação psicopedagógica e/ou neurológica. Considero importante você procurar saber como sobre rendimento escolar dela quando estava abrigada.
Busque um neurologista para avaliação, em casos de adoção normalmente a gestação e os primeiros anos de vida da criança, que são períodos de maior desenvolvimento cerebral são comprometidos, pelo uso de substancias durante a gestação e ate mesmo alimentação inadequada, concomitante é importante buscar uma avaliação psicopedagógica visto que existe uma dificuldade já instalada é preciso desenvolver técnicas que auxiliem seu desenvolvimento cognitivo, sendo este adaptaçōes escolares e intervenções que auxiliem seu desenvolvimento acadêmico !
É muito importante não perder tempo e buscar ajuda através de uma avaliação neuropediátrica, psicológica e psicopedagógica. Questões de ordem emocional podem afetar a aprendizagem assim como fatores de ordem biológica , como ela é adotada pode ter um leque de possibilidades. O ideal é realizar as avaliações para eliminar hipóteses de transtornos de aprendizagem e/ou outros. Se descobrir algo voltado para a sua cognição ou questões emocionais é necessário uma intervenção e quanto mais cedo fizer, melhor... ou seja, busque ajuda o mais breve possível para que a sua filha tenha um bom desenvolvimento. Estou a disposição para mais esclarecimentos.
Olá!
Você menciona várias questões: preocupação com o impacto da adoção, então estamos falando de como a criança está reagindo ao novo lar, os seus comportamentos e emoções, e como tudo isso está refletindo nela, nos pais e na família como um todo. Há comportamentos ou reações dela que os preocupam? Se sim, então precisa ser avaliado e trabalhado em psicoterapia a questão do vínculo, a noção de pertencimento a nova família, segurança, enfim, as questões que podem estar gerando conflito na criança, bem como o sentimento de abandono que não há como não mencionar. A questão da interpretação de texto e da matemática pode ser uma dificuldade de aprendizagem, por exemplo, um ensino fraco com falhas, o que pôde trazer algum atraso, mas com alguns ajustes, reforço escolar irá melhorar muito . Há também a possibilidade de um transtorno de aprendizagem que precisa ser avaliado, e este é um processo mais complexo. Porém, se ela nunca teve dificuldades escolares, e só agora isso está aparecendo, então observar como coloquei inicialmente, os aspectos emocionais é importante para a compreensão do quadro, o qual irá elucidar o que está acontecendo nesse momento com a sua filha. Claro que conflitos emocionais e alguma dificuldade ou transtorno de aprendizagem podem acontecer concomitantemente. Abraço
Não é a adoção que será a causa ou impacto para aprendizagem desta criança, ela com certeza foi benéfica. Mas a dificuldade de interpretação de textos e problemas de matemática podem ser muitas, como imaturidade emocional, bloqueios emocionais, questões biológicas e até questões do contexto social podem estar envolvidas. O melhor é buscar ajuda. Faça uma avaliação psicopedagógica.
Nem sempre a dificuldade que ela está tendo , está relacionada a adoção. Mas é importante investigar com uma equipe multidisciplinar, para poder auxilia-la nesse processo.
Qualquer dúvida estou a disposição.
Boa tarde! No Brasil dados estatísticos comprovam em torno de 40% das crianças e adolescentes apresentam dificuldades na aprendizagem. A aprendizagem escolar é um processo que depende de múltiplos fatores: genéticos, neurobiológicos, psicoemocionais,sócio-culturais, pedagógicos , institucionais e familiares. O fato da sua filha ter sido adotada a pouco tempo não impacta na dificuldade de interpretar textos e resolver problemas matemáticos, essa dificuldade já estava instalada quando vocês adotaram. Sugiro que procure um psicodedagogo para fazer a avaliação e consequentemente fazer as intervenções necessárias e/ou encaminhar a outros profissionais , caso seja necessário. Quanto antes a avaliação, melhor será o resultado do trabalho dos profissionais , devido a idade já apresenta muitas fragmentações na aprendizagem.
Parabéns pela atitude, acredito que deve levá-la para uma avaliação neuropsicopedagógica, pois haverá uma investigação sobre quais são as funções cerebrais deficitárias e também o por quê destes déficits, partindo de seu histórico. Mas tem tratamento e intervenções para isso. Qualquer dúvida estou a disposição.
Olá! Sugiro uma avaliação com psicopedagoga para investigar e tratar as dificuldades dela em relação a compreensão de textos. Pode ter relação com inúmeros fatores e não necessariamente a adoção. Você receberá orientações adequadas para o caso específico da sua filha e ela aprenderá técnicas de estudos mais apropriadas às dificuldades dela. Abraços,
Seria interessante um acompanhamento psicopedagógico pra ver a dificuldade de aprendizagem apresentada. Talvez o psicopedagogo encaminhe também pra um parecer de um psicólogo ou não. Dependerá da avaliação.
A questão da adoção é importante? Sim. Deve ser considerada na história de vida do sujeito.
Coloco-me a disposição para avaliar a questão da aprendizagem.
Boa noite. Essa dificuldade na interpretação de textos e também em situações-problema indica a presença provável de um transtorno de aprendizagem. Porém, será necessário avaliação nas áreas de neuropediatria, neuropsicologia, psicologia, psicopedagogia e fonoaudiologia. Uma vez que as dificuldades na aprendizagem já estão presentes, sugiro buscar ajuda da psicopedagogia.
Sugiro uma avaliação psicopedagógico pois estas características podem estar mais relacionados com problemas de neurodesenvolvimento do que propriamente relacionado à adoção.
Olá!
Colocá-la à par da realidade é o mais certo... ao menos os casos que conheço tem resultados melhores assim. É preciso um trabalho de organização de rotina e o hábito da leitura deve ser regra para cada pessoa na família... nessa idade, ela busca identificar-se com pessoas e nada melhor que ser um bom exemplo para ela. Se você NÃO TEM o hábito da leitura, procure ter lendo crônicas curtas e conte a ela depois verbalmente e ela aprenderá a técnica da concentração para te contar também o que ela leu. Desejo sucesso! Abraço virtual!
Olá, o ideal é você procurar um psicopedagogo que possa avaliar qual é a real dificuldade de aprendizagem de sua filha e se é realmente decorrente da adoção, tendo em vista que normalmente as dificuldades de aprendizagem são decorrentes de fatores externos como método de ensino, estímulos dentro e fora da sala de aula, entre outros. Por isso é tão importante a procura por um profissional, para que ele possa orientar, auxiliar com as dificuldades de aprendizagem e encaminhar para outro profissional (como um psicólogo), se for o caso.
O profissional de psicopedagogia realiza uma avaliação através da aplicação de testes, desenhos, jogos, brincadeiras, conversas, observações, visita escolar e entrevistas com os responsáveis para identificar a possível causa dessa dificuldade. Após essa avaliação (em média 10 sessões), é feito um retorno com os pais com as informações sobre a melhor maneira da criança aprender, os procedimentos que ajudarão nesse processo de intervenção e os encaminhamentos necessários. Se existe relação com a dificuldade e a adoção só é possível saber avaliando a criança. Espero ter ajudado com sua dúvida, coloco-me a disposição. Parabéns por buscar o melhor para sua filha.
A adoção pode afetar o processo de aprendizagem de uma criança, especialmente se ela passou um período significativo em uma instituição de acolhimento antes da adoção. A falta de estabilidade e segurança emocional, o deslocamento frequente e a vivência de situações traumáticas podem prejudicar o desenvolvimento cognitivo e emocional da criança, afetando o seu desempenho escolar.

No caso da sua filha, pode ser que ela esteja apresentando dificuldades de aprendizagem relacionadas a esses fatores. É importante que você procure um profissional especializado em psicologia escolar ou neuropsicologia para realizar uma avaliação mais detalhada da situação.

Durante o processo de avaliação, serão verificadas as habilidades básicas necessárias para o aprendizado, como atenção, memória, linguagem e habilidades motoras. A partir daí, será possível identificar as necessidades específicas da sua filha e determinar o melhor caminho para ajudá-la a superar essas dificuldades.

Além disso, é fundamental que a criança receba um suporte emocional adequado para que possa se sentir segura e confiante em seu ambiente de aprendizado. A adoção pode trazer mudanças significativas na vida da criança, e é importante que ela se sinta amada, acolhida e apoiada nesse processo.