Adultos podem fazer avaliação neuropsicológica de forma remota?

16 respostas
Adultos podem fazer avaliação neuropsicológica de forma remota?
Oie, tudo bem com você? Poder, pode. Mas vamos avaliar alguns pontos: a avaliação neuropsicológica geralmente envolve uma variedade de testes e tarefas para avaliar funções cognitivas, emocionais e comportamentais. Quando feito presencialmente, o profissional tem mais facilidade para observar essas funções e interagir de perto. Claro que com o avanço da tecnologia e da telemedicina (principalmente depois da pandemia), foi preciso adaptar alguns processos, incluindo a avaliação neuro. Porém, ainda estão sendo estudadas e aprimoradas a validação de testes neuropsicológicos online, portanto nem todos os aspectos da avaliação podem ser realizados de forma remota, então a eficácia pode variar dependendo da condição específica do paciente e das ferramentas utilizadas. Então se estiver considerando uma avaliação neuropsicológica remota, é crucial procurar um neuropsicólogo qualificado que tenha experiência nesse tipo de abordagem e que possa te orientar sobre as opções disponíveis e suas limitações, tá bom? Espero ter ajudado! :)

A avaliação neuropsicológica é um procedimento complexo que envolve a aplicação de testes específicos para avaliar diversas funções cognitivas, emocionais e comportamentais. Tradicionalmente, muitos desses testes são realizados presencialmente por um profissional de saúde qualificado, como um neuropsicólogo, para garantir a precisão e a validade dos resultados.

No entanto, com os avanços tecnológicos e a crescente necessidade de opções de avaliação à distância, alguns profissionais têm explorado a possibilidade de realizar parte da avaliação neuropsicológica de forma remota. Isso geralmente envolve o uso de plataformas online e videoconferência para administrar alguns testes e entrevistas.

É importante destacar que a avaliação neuropsicológica remota pode ter limitações em comparação com a avaliação presencial. Alguns testes podem não ser adaptados para serem administrados remotamente, e a falta de controle sobre o ambiente do paciente pode afetar a precisão dos resultados.
É importante destacar as orientações do CFP, conforme a Nota Técnica
GTEC/CFP n.° 07/2019, que orienta psicólogas(os) quanto à utilização de
testes psicológicos em serviços realizados por meio de tecnologias de
informação e da comunicação. Esse documento chama atenção para o
fato de que “o formato de aplicação informatizada de um teste psicoló-
gico (mediada por computador) não se equivale à aplicação online (ou
seja, de acesso remoto ou à distância). Neste sentido, conforme Manual de Neuropsicologia publicado pelo CFP em 2023, um teste com parecer favorável
para uso na versão lápis e papel não pode ser aplicado de modo
informatizado sem que haja estudos anteriores que demonstram a
equivalência entre as formas;

Logo, testes de padrão Ouro como WAIS III, SON R 6-40, RAVLT, FDT, Figuras de Rey, D2-R e diversos outros, não podem e não devem ser aplicados em formato remoto. Logo, o Laudo Neuropsicológico se limita a avaliação clínica e tarefas clínicas que o Neuropsicólogo encontrará para aplicar neste formato. Alguns testes já estão até validados pelo Conselho Federal, para aplicação remota, porém é muito limitada. Neste sentido, a qualidade de um Laudo Neuropsicológico realizado em formato presencial, para um Laudo Neuropsicológico realizado em formato On-line, terá suas diferenças. Minha sugestão, é você antes de fechar qualquer serviço, solicite uma proposta que demonstre o protocolo a ser utilizado e os testes. Eu não atendo online, apenas presencial. Mas se precisar de qualquer orientação, conte comigo!
Olá, tudo bem? A avaliação psicológica é realizada pelo psicólogo no processo, para entender como esta sua condição atual e no que se precisa trabalhar com o passar das sessões, podendo esta ser feita remotamente por meio de sessões sem problemas. Mas acredito que você deva estar se referindo mais a testagem e confecção de documentos como laudos, por exemplo, neste caso é importante saber a forma como será realizada se for por meio de testagem há testes que não podem ser realizado de forma remota, bem como é necessário ver se a avaliação para uma temática especifica não fica crucialmente prejudicada pelo fator de ser feita remota. O mais importante é ver se é possível fazer essa avaliação remota de forma segura e da forma mais assertiva para não prejudicar o que será levantado desta, então tome cuidado. Se caso quiser e se sentir à vontade, pode entrar em contato comigo para tirar alguma dúvida ou mesmo já marcar um primeiro atendimento.
Te convidamos para uma consulta: Primeira consulta psicologia
Olá! A avaliação neuropsicológica é uma ferramenta utilizada em várias situações das quais a psicologia está implicada. Após a pandemia muitos serviços oferecidos pela psicologia foram adaptados para a modalidade online, porém, em alguns casos seria mais indicado a realização do procedimento de forma presencial. O profissional que trabalha com avaliação neuropsicológica se utiliza de técnicas e testes que tem melhor eficácia se realizado presencialmente.
Ola.
A avaliação psicológica envolve aplicação de vários testes, o ideal é fazer presencial.
Aconselhe com o profissional que vai fazer a avaliação
Olá!
É possível fazer avaliação de forma remota, mas há vários elementos que precisam ser checados para garantir que não hajam perdas no processo de avaliação. Por conta disso, as vezes uma avaliação iniciada deverá ser refeita. Já há disponível no mercado uma quantidade grande de testes. A qualidade da ou das câmeras, da internet, a disponibilidade de tempo e dinheiro para talvez aumentar o números de sessões que possibilitem que a avaliação ocorra da forma correta. A capacitação do profissional para poder interpretar corretamente o resultado dos testes é um fator importante também e por último e não menos importante o que será aferido e a capacidade do avaliado para utilizar corretamente os instrumentos.

A avaliação online é possível, mas exige muito mais do profissional e do avaliado.

Abs,
Olá! Sim testes podem ser aplicados em adultos. A avaliação psicológica são feitos na grande maioria presencialmente, por vários motivos que são importantes no momento da aplicação. E esses fazem diferença na aplicação no resultado final do laudo. Os testes on-line e presenciais sempre são todos são passados por teste de validações. Lembrando que somente um profissional com formação na área é quem pode aplicar tais testes on-line ou presencial.
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta
Olá!
Boa tarde! pode ser aplicada. Mas o seu Psicólogo
( especialista na área) precisa se atentar as as orientações do CFP, conforme a Nota Técnica GTEC/CFP n.° 07/2019, que orienta psicólogas(os) quanto à utilização de testes psicológicos em serviços realizados por meio de tecnologias de informação e da comunicação. Para esse tipo de avaliação existem alguns testes clássicos que por diversas razões exigem cautela e experiência profissional na aplicação on-line.
Olá, tudo bem? Não há uma proibição expressa sobre essa questão, sendo, atualmente, permitida a sua realização de forma on-line. Entretanto, geralmente, pacientes e profissionais optam pelo formato presencial, já que a avaliação neuropsicológica exige uma série de procedimentos complexos, como a aplicação de testes que ainda não foram normatizados. Dessa forma, reitero que cabe ao profissional e ao paciente, que está contratando os serviços, avaliar se os procedimentos poderão ser aplicados com a mesma qualidade que seria uma avaliação presencial. É importante muita cautela, cuidado e diálogo com o profissional que realizará a avaliação.

Espero que tenha esclarecido a sua dúvida, estou à disposição, abraço!
Olá, espero que esteja bem.
Poder pode mas o ideal e que seja presencial para uma avaliação melhor do que você esta sentindo.
Fique bem abraços.
Nem adultos nem outra faixa etaria. Apenas a entrevista de história de vida e do transtorno pode pode ser on line. Testagem pelo principio ético de não expor material é proibido
Olá, respondendo sua pergunta de maneira simples e objetiva: O formato remoto ou online para esse tipo de avaliação apresenta algumas limitações que impedem o profissional de entregar uma análise mais detalhada e com maior qualidade, isto é, esse tipo de avaliação necessita de uma série de procedimentos e materiais capazes de auxiliar o profissional no diagnóstico correto, portanto, caso você se decidir por realizar esse tipo de procedimento, considere fazê-lo em clínica ou consultório.

Espero ter ajudado.
Sim, é possível. Com o advento da Pandemia foram criados novos instrumentos e formas de atendimento. Entretanto eu acho que deve ser feita totalmente de modo remoto somente se a distancia for um problema. Eu recomendo o modo híbrido, posto que alguns testes exigem manipulação do material. Eles até podem ser substituidos mas não é o melhor. Todavia um bom neuropsicólogo, com experiência, é capaz de conduzir uma boa avaliação de qualquer modo. Abraço
Olá! Sim, mas não são todos os testes que são aplicáveis de forma remota, podendo assim haver alguma defasagem no processo de avaliação.
Atualmente, temos alguns testes validados e adaptados para a população brasileira que tem a sua aplicação de forma online/informatizada. A avaliação pode ser feita desde que atenda todos os requisitos necessários.