Alguma medicação para dificuldade de compreensão na leitura? Sinto que meu raciocínio não assimila o

21 respostas
Alguma medicação para dificuldade de compreensão na leitura? Sinto que meu raciocínio não assimila o que foi lido. Depois de ler um simples parágrafo de notícia não retenho muitos detalhes/informações do que li. Essa dificuldade tenho desde sempre e vem se acentuando com o tempo. Preciso ficar relendo o mesmo parágrafo para assimilar a informação.
E quais possíveis causas disso?
Olá !
Normalmente nesses casos não é necessário uma medicação para se ter compreensão de leitura a não ser que fosse um caso de algum transtorno e mesmo assim é preciso que o profissional avalie com muito rigor, mas para saber disso é necessário buscar um Psicopedagogo para avaliar, investigar para saber qual o motivo, o que leva vc a ter tais dificuldades.
Espero ter te ajudado, conte comigo!

O que você relata pode estar associado a diversos quadros clínicos, que não necessariamente tenha indicação de medicação. Algumas dificuldades de leituras pode estar associada a questões orgânicas, neurológicas e psicológicas. Uma avaliação psicopedagógica individual seria mais recomendada.
Olá, esse quadro que foi relatado muitas vezes não é necessário a utilização de medicamentos. É preciso que seja feita uma avaliação para a possível descoberta do que esteja ocorrendo.
Olá, você relata "ter essa dificuldade desde sempre" e agora percebe que vem se acentuando. Antes de se pensar em medicamento, uma avaliação Neurológica e Neuropsicologica pode ajudar a compreender sua dificuldade. O Psicopedagogo é um profissional que pode ajudá-lo também. Espero ter ajudado. Conte comigo.
Olá. Sua dificuldade de compreensão parece estar associada a atenção sustentada. A atenção sustentada, como o próprio nome diz, é a capacidade de manter o foco em uma tarefa por um longo período de tempo, ignorando outros estímulos à volta. No seu caso a leitura. Outra coisa que é importante saber, quando se trata de habilidades atencionais, é que a atenção é a porta de entrada das informações à memória. Dificuldades de atenção, podem produzir resultados insatisfatórios nos estudos e atividades do dia a dia. Seria interessante realizar uma avaliação Cognitiva e a partir dos achados, iniciar programa de intervenção. Atenção, assim como memória, é possível obter melhor rendimento, através de programa de reabilitação cognitiva, ou no seu caso, que sempre teve esta dificuldade programa de "habilitação".
A sua dificuldade de retenção do que acabou de ser lido pode estar relacionada a falha na memória de trabalho (ou memória operacional). Essa é uma memória de curtíssimo prazo e é ativada quando você precisa manter por alguns segundos uma informação, apenas o tempo necessário para fazer manipulações mentais com ela. Recomendo que você se submeta a uma avaliação neuropsicológica para identificar suas potencialidades e possíveis prejuízos de funcionamento cognitivo com o objetivo de estabelecer um programa de reabilitação.
A descrição do quadro que apresentou me faz crer que uma avaliação psicopedagógica é o mais recomendado.
Não sei de que parte do país você é, mas estou a seu dispor.
Medicamentos geralmente só é prescrito quando se tem uma transtorno já instalado como o TDAH,assim pode se fazer o uso de Ritalina por exemplo, mas isso prescrito depois de uma criteriosa avaliação psiquiátrica, mas dificuldades de atenção pode ser transitorio, e pode ser avaliado por uma psicopedagoga.
Antes de qualquer medicação e preciso fazer uma avaliação para investigar como seu cérebro funciona quando está lendo, como retém as informações ,se possui algum transtorno neurobiologico em relação aos seus processos cognitivos. Um Psicopedagogo com especialização em Neurociências irá te ajudar.
Olá, como vai?
Antes de pensarmos em medicamentos, é necessário investigar qual a causa.
Você relata que o problema vem se agravando com o tempo, isso é muito comum, quando um possível transtorno ligado a aprendizagem ainda não foi diagnosticado.
Já acompanhei casos de adultos com tantos prejuízos na área do trabalho, que foi necessário solicitar aposentadoria...
Sugiro uma avaliação psicopedagógica para fazer um mapeamento do seu funcionamento cognitivo e averiguar se não há declínio cognitivo.
Após a avaliação, você receberá indicações de treinos e intervenções para uma possível reabilitação ou será encaminhado para um neurologista para entender melhor o quadro.
Espero ter ajudado,
Um forte abraço ????
Olá, você precisa passar por uma avaliação da memória de trabalho e avaliação da compreensão. Acredito que não seja o caso de medicação e sim trabalhar com estimulação de memória, atenção e estratégias de estudos metacognitivos que iram te ajudar a reter e entender melhor as informações.
Oi! A utilização de medicamentos precisa ser cuidadosa e somente os profissionais da área podem te dizer se é necessário ou não. Quanto à sua memória, seria interessante fazer uma avaliação psicopedagógica para verificarmos o tipo de memória que você tem.Todos nós temos um tipo de memória e quando sabemos qual é, isso nos ajuda nos estudos e nas atividades de trabalho. Abraços
Olá! Ao ler, observe se você está realmente focada no assunto que você está lendo é bastante comum o leitor estar lendo um texto e preocupado ou pensando em outras coisas, ou seja sua atenção não está no texto, consequentemente nao haverá entendimento do que leu e sua memória não será ativada para guardar essas informações. Procure trabalhar sua atenção, seu foco ou seja uma coisa de cada vez! Bjs! Espero ter contribuído!
Para questões relacionadas à Aprendizagem a intervenção é o remédio. Existem técnicas que, se forem regulares, podem te ajudar a melhorar o foco e a compreensão durante a leitura.
Como foi dito por vários colegas é preciso investigar as causas dessa dificuldade que tem lhe acompanhado. O melhor no momento é uma avaliação psicopedagógica. Se precisar estou em S.J. de Meriti/RJ
É preciso investigar a causa dessa dificuldade. Se estiver acontecendo por causa de algum transtorno, dependendo de qual transtorno for, pode ser tratado com a ajuda de algum medicamento. Mas, o ideal é buscar conhecer o porque e tentar desenvolver a habilidade necessária para amenizar essa característica. Ainda assim, em qualquer transtorno, o medicamento deve vir em casos mais acentuados quando outros recursos sozinhos não são suficientes para o resultado esperado.
Olá! Essa dificuldade pode estar associada a vários quadros e não existe uma forma de te dizer se alguma medicação poderá beneficiá-lo se não fizer uma avaliação neuropsicopedagógica completa para verificar sua atenção, memória, velocidades de processamento, habilidades e técnicas de estudos que utiliza, enfim. Busque uma avaliação neuropsicológica ou neuropsicopedagógica para ajudá-lo a entender o que se passa com você. Eu faço esse trabalho e me coloco a disposição. Abraços,
Boa noite! Sugiro realizar uma avaliação psicopedagógica. Sua dificuldade poderá estar associada a vários fatores que deverão ser investigados para serem feitas as intervenções necessárias. O remédio apenas será ministrado caso o profissional te encaminhe para um neurologista, psiquiatra ou outros profissionais caso seja necessário. Os Psicopedagogos não podem medicar.
Várias possibilidades podem estar associados, inclusive uma dislexia. Sugiro uma avaliação psicopedagógico que te orientará e fará sessões para melhorar essa compreensão. Sugiro que escute notícia e observe se a dificuldade é va mesma.
Vou te responder imaginando que tenha mais de 20 anos! Existem “enes” fatores que desencadeiam a desatenção à leitura: TDAH, Dislexia, não ter hábito de leitura, desinteresse pelo assunto etc... ansiolítico contribui com a atenção sim, procure um neurologista ou psiquiatra. Sugiro a seguinte técnica:
Leia um ou dois parágrafos de um livro e anote num papel o que você entendeu daquele assunto. Por regra, cada parágrafo trata de um item ou sub item discorrido. Claro que você não vai entender a primeira vez, então ao que vem o tratamento... rsrsrs... a Lei do Estímulo x Resposta de Skinner rsrsrs o tratamento é você retomar o parágrafo quantas vezes forem necessárias para compreender o que leu. Sabe qual a eficácia? Seu subconsciente não vai querer voltar ler o que os olhos ou a boca leu, e ele próprio vai se preocupar de concentrar-se nas futuras leituras. Caso queira mais informações, estou à disposição! Abraço virtual!
Olá, essas dicas que vou descrever abaixo podem melhorar sua leitura, porém se segui-las e não notar uma evolução, mesmo que pequena, procure um profissional da área de Psicopedagogia.
1º Leia textos que despertem seu interesse;
2° Observe o ambiente que vai realizar sua leitura, lugares com muitos estímulos, podem tirar toda sua concentração;
3° Não se preocupe com a velocidade da leitura, nem em ler de forma correta, descubra o seu ritmo e respeite-o;
4° Busque por leituras com uma linguagem mais fácil para você, pelo menos no começo.
Uma avaliação psicopedagógica, com certeza, te ajudaria descobrir os principais motivos da sua dificuldade.
;)