Alguma medicação para dificuldade de compreensão na leitura? Sinto que meu raciocínio não assimila o que foi lido. Depois de ler um simples parágrafo de notícia não retenho muitos detalhes/informações do que li. Essa dificuldade tenho desde sempre e vem se acentuando com o tempo. Preciso ficar relendo o mesmo parágrafo para assimilar a informação.
E quais possíveis causas disso?
Olá !
Normalmente nesses casos não é necessário uma medicação para se ter compreensão de leitura a não ser que fosse um caso de algum transtorno e mesmo assim é preciso que o profissional avalie com muito rigor, mas para saber disso é necessário buscar um Psicopedagogo para avaliar, investigar para saber qual o motivo, o que leva vc a ter tais dificuldades.
Espero ter te ajudado, conte comigo!

Dra. Helda Moreira
Dra. Helda Moreira
Psicólogo, Psicopedagogo, Especialista em administração em saúde
Juiz de Fora
O que você relata pode estar associado a diversos quadros clínicos, que não necessariamente tenha indicação de medicação. Algumas dificuldades de leituras pode estar associada a questões orgânicas, neurológicas e psicológicas. Uma avaliação psicopedagógica individual seria mais recomendada.

 Erica Figueiredo
Erica Figueiredo
Psicopedagogo
Nova Iguaçu
Olá, esse quadro que foi relatado muitas vezes não é necessário a utilização de medicamentos. É preciso que seja feita uma avaliação para a possível descoberta do que esteja ocorrendo.

 Maria Jose Andrade
Maria Jose Andrade
Psicólogo, Psicopedagogo
Nova Odessa
Olá, você relata "ter essa dificuldade desde sempre" e agora percebe que vem se acentuando. Antes de se pensar em medicamento, uma avaliação Neurológica e Neuropsicologica pode ajudar a compreender sua dificuldade. O Psicopedagogo é um profissional que pode ajudá-lo também. Espero ter ajudado. Conte comigo.

Prof. Sheila Gazano
Prof. Sheila Gazano
Psicólogo, Psicopedagogo
Santos
Olá. Sua dificuldade de compreensão parece estar associada a atenção sustentada. A atenção sustentada, como o próprio nome diz, é a capacidade de manter o foco em uma tarefa por um longo período de tempo, ignorando outros estímulos à volta. No seu caso a leitura. Outra coisa que é importante saber, quando se trata de habilidades atencionais, é que a atenção é a porta de entrada das informações à memória. Dificuldades de atenção, podem produzir resultados insatisfatórios nos estudos e atividades do dia a dia. Seria interessante realizar uma avaliação Cognitiva e a partir dos achados, iniciar programa de intervenção. Atenção, assim como memória, é possível obter melhor rendimento, através de programa de reabilitação cognitiva, ou no seu caso, que sempre teve esta dificuldade programa de "habilitação".

 Eliana Mesquiatti Tayano
Eliana Mesquiatti Tayano
Psicólogo, Psicopedagogo
Ribeirão Preto
A sua dificuldade de retenção do que acabou de ser lido pode estar relacionada a falha na memória de trabalho (ou memória operacional). Essa é uma memória de curtíssimo prazo e é ativada quando você precisa manter por alguns segundos uma informação, apenas o tempo necessário para fazer manipulações mentais com ela. Recomendo que você se submeta a uma avaliação neuropsicológica para identificar suas potencialidades e possíveis prejuízos de funcionamento cognitivo com o objetivo de estabelecer um programa de reabilitação.

 Lúcia de Fátima Castro Costa
Lúcia de Fátima Castro Costa
Psicopedagogo
Rio de Janeiro
A descrição do quadro que apresentou me faz crer que uma avaliação psicopedagógica é o mais recomendado.
Não sei de que parte do país você é, mas estou a seu dispor.

 Esther Arnold
Esther Arnold
Psicopedagogo
Olá! Para dificuldade de compreensão leitora não é necessário medicação. Mas é importante fazer uma avaliação com uma psicopedagoga, pois pode estar ligada a fatores físicos, emocionais ou cognitivos. Um fator que pode desencadear a falta de concentração e foco é o estresse, por exemplo.Por este motivo é necessário buscar a ajuda de uma Psicopedagoga para avaliar e investigar para saber qual o motivo. Espero ter te ajudado e conte comigo, se precisar! Atendo adultos online.

 Genilza Souza Cabral Verdan
Genilza Souza Cabral Verdan
Psicopedagogo
São Fidélis
Medicamentos geralmente só é prescrito quando se tem uma transtorno já instalado como o TDAH,assim pode se fazer o uso de Ritalina por exemplo, mas isso prescrito depois de uma criteriosa avaliação psiquiátrica, mas dificuldades de atenção pode ser transitorio, e pode ser avaliado por uma psicopedagoga.

 Marli Claudia Pereira
Marli Claudia Pereira
Psicopedagogo
Belo Horizonte
Antes de qualquer medicação e preciso fazer uma avaliação para investigar como seu cérebro funciona quando está lendo, como retém as informações ,se possui algum transtorno neurobiologico em relação aos seus processos cognitivos. Um Psicopedagogo com especialização em Neurociências irá te ajudar.

 Juliene Liv Arriaran
Juliene Liv Arriaran
Psicopedagogo
Barueri
Olá, como vai?
Antes de pensarmos em medicamentos, é necessário investigar qual a causa.
Você relata que o problema vem se agravando com o tempo, isso é muito comum, quando um possível transtorno ligado a aprendizagem ainda não foi diagnosticado.
Já acompanhei casos de adultos com tantos prejuízos na área do trabalho, que foi necessário solicitar aposentadoria...
Sugiro uma avaliação psicopedagógica para fazer um mapeamento do seu funcionamento cognitivo e averiguar se não há declínio cognitivo.
Após a avaliação, você receberá indicações de treinos e intervenções para uma possível reabilitação ou será encaminhado para um neurologista para entender melhor o quadro.
Espero ter ajudado,
Um forte abraço ????

Antes de qualquer medicação, o recomendado seria fazer uma avaliação com equipe multidisciplinar (Psicopedagogo, Fonoaudiólogo e Neuropsicólogo) para o diagnóstico correto e possível encaminhamentos. Espero ter contribuído!
Abs

 Sirlei Koti
Sirlei Koti
Psicopedagogo
Campinas
Olá, você precisa passar por uma avaliação da memória de trabalho e avaliação da compreensão. Acredito que não seja o caso de medicação e sim trabalhar com estimulação de memória, atenção e estratégias de estudos metacognitivos que iram te ajudar a reter e entender melhor as informações.

Dra. Francely Aparecida dos Santos
Dra. Francely Aparecida dos Santos
Psicopedagogo
Montes Claros
Oi! A utilização de medicamentos precisa ser cuidadosa e somente os profissionais da área podem te dizer se é necessário ou não. Quanto à sua memória, seria interessante fazer uma avaliação psicopedagógica para verificarmos o tipo de memória que você tem.Todos nós temos um tipo de memória e quando sabemos qual é, isso nos ajuda nos estudos e nas atividades de trabalho. Abraços

 Sônia Caetano
Sônia Caetano
Psicopedagogo
Rio de Janeiro
Olá! Ao ler, observe se você está realmente focada no assunto que você está lendo é bastante comum o leitor estar lendo um texto e preocupado ou pensando em outras coisas, ou seja sua atenção não está no texto, consequentemente nao haverá entendimento do que leu e sua memória não será ativada para guardar essas informações. Procure trabalhar sua atenção, seu foco ou seja uma coisa de cada vez! Bjs! Espero ter contribuído!

 Rozana Oliveira
Rozana Oliveira
Psicopedagogo
Taguatinga
Para questões relacionadas à Aprendizagem a intervenção é o remédio. Existem técnicas que, se forem regulares, podem te ajudar a melhorar o foco e a compreensão durante a leitura.

 Rosana Lopes
Rosana Lopes
Psicopedagogo
São João de Meriti
Como foi dito por vários colegas é preciso investigar as causas dessa dificuldade que tem lhe acompanhado. O melhor no momento é uma avaliação psicopedagógica. Se precisar estou em S.J. de Meriti/RJ

 Márcia Cristina Conceição Santos
Márcia Cristina Conceição Santos
Psicopedagogo
Belo Horizonte
É preciso investigar a causa dessa dificuldade. Se estiver acontecendo por causa de algum transtorno, dependendo de qual transtorno for, pode ser tratado com a ajuda de algum medicamento. Mas, o ideal é buscar conhecer o porque e tentar desenvolver a habilidade necessária para amenizar essa característica. Ainda assim, em qualquer transtorno, o medicamento deve vir em casos mais acentuados quando outros recursos sozinhos não são suficientes para o resultado esperado.

Especialistas em Transtornos Da Memória

Nadine T. Pilotto Fabiani

Nadine T. Pilotto Fabiani

Psicólogo

Erechim

ALEXANDRE BARBOSA

ALEXANDRE BARBOSA

Geriatra, Médico clínico geral, Médico de família

Rio de Janeiro

Renata Marina Gomes Barbosa

Renata Marina Gomes Barbosa

Neurologista

Joinville

caio matias

caio matias

Neurologista

Brejo Santo

Marcelo Diesel

Marcelo Diesel

Neurologista

Cuiabá

Renata Camargo

Renata Camargo

Psicólogo

Camaquã

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 64 perguntas sobre Transtornos Da Memória

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.

  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.

Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.