Anorgasmia ,ela pode ser uma "doença"masculina?

32 respostas
Anorgasmia ,ela pode ser uma "doença"masculina?
Prof. Fábio Luiz Socreppa da Fonseca
Psicólogo, Psicopedagogo
Santo André
Sim. Ela se apresenta em ambos os gêneros e acabam podendo ter origens tanto físicas como psicológicas.

Caso tenha mais dúvidas, fico à sua disposição.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
 Larissa Mamedes
Sexólogo
Ribeirão Preto
A anorgasmia é uma disfunção que pode afetar homens e mulheres. É preciso estar atendo ao tempo em que essa falta de orgasmo estar acontecendo para que seja entitulado de anorgasmia.
Olá! A anorgasmia é a incapacidade de chegar ao orgasmo. É possível que homens e mulheres experimentem essa dificuldade. Independentemente do gênero, é importante investigar questões de ordem psicológica que estão relacionadas à ocorrência desse problema. Cada pessoa é única e as razões de desenvolvimento deste ou de qualquer sintoma devem ser compreendidas no âmbito da individualidade, da história de vida, dos sistemas de crenças e da forma como cada um consegue gerenciar os afetos.
 Beatriz Cardoso Souza Neves
Psicólogo
Teófilo Otoni
A anorgasmia é a ausência do orgasmo. É mais comum em mulheres, mas pode ocorrer com homens também. No entanto, o homem se perceberá com algum nível de disfunção erétil.
Dr. Marco Maximino
Psicólogo, Psicanalista
São Paulo
sim, ocorre em ambos os sexos, procure uma psicoterapia além de medicações para descobrir a causa disso e poder modificar o modo de enfrentamento diante do problema sexual
Dra. Esther Araújo
Psicólogo
Brasília
Olá! A anorgasmia é uma disfunção sexual bastante comum. Pode acometer homens e mulheres, embora seja mais comuns em mulheres. E o que causa a anorgasmia? Sua origem pode se dar a fatores biológicos e/ou fatores psicológicos. Na grande parte das vezes a causa está relacionada a fatores psicológicos e comportamentais como sentimento de culpa, por exemplo. Caso tenha interesse, será um prazer atende-lo(a). Abraço!
Olá. Sim, tanto o homem quanto a mulher podem apresentar essa condição. Seria interessante verificar inicialmente um profissional da área médica, ginecologista ou urologista para descartar ou confirmar uma contribuição anatomo-fisiológica. Caso o problema persista seria bom consultar um psicólogo já que são inúmeros os fatores que podem contribuir para o problema. Nas sessões você terá uma boa chance de identificá-los e se reposicionar.
 Kelly Fernandes
Psicólogo, Psicanalista
Santo André - Pb
Boa tarde.
Independe de gênero.
Sugiro análise pessoal individual com Psicóloga (o) de livre escolha e confiança, para acompanhamento.
Espero ter podido auxiliar.
À disposição.
 José Machado
Psicanalista
Blumenau
Anorgasmia, pode ser confundido com desejo sexual hipoativo.( diminuição do desejo sexual) raramente é físico. Não se chegará ao orgasmo sem desejo, sem que o objeto de desejo seja de fato um estímulo sexual.Um bom teste é, se você cria fantasias mentais com outras mulheres na hora do sexo. Se, sim. Deve ser seguido um diagnóstico de desejo sexual hipoativo. Essa psicopatologia levará a outra: que é perda de ereção.
 Raquel Hahn
Psicólogo
Rio de Janeiro
Anorgasmia é uma disfunção que pode acometer homens e mulheres, mais comum em mulheres. Vários fatores poderão influenciar, psicológicos e/ou biológicos. Na maioria dos casos tem causas psicológicas: medos, crenças, culpas, traumas...qual o papel do sexo na vida? Não descartar também que essa disfunção pode ser causada pelo uso de álcool ou drogas, qualquer substância química (ansiolíticos, antidepressivos...) pode influenciar. Uma boa psicoterapia ajudará compreender melhor a(s) causa(s) e gerenciar positivamente suas emoções.
Olá. Pode se apresentar em homens e mulheres também. O recomendável é buscar um urologista, para descartar causas orgânicas e iniciar uma psicoterapia. A TCS, Terapia Cognitiva Sexual pode trazer grandes benefícios nesses casos.
Abraços.
Anorgasmia pode atingir também aos homens e é mais comum do que a maioria das pessoas acredita.
A anorgasmia é uma condição que ocorre quando o indivíduo tem dificuldade em atingir o orgasmo. Sua origem pode se dar por fatores biológicos ou psicológicos, por isso é importante um profissional para que possa lhe orientar.
Dra. Samantha Otero
Psicólogo, Psicanalista
São José
A anorgasmia acomete homens e mulheres e sua causa pode ser orgânica ou psicológica. O uso de antidepressivos pode desencadear essa dificuldade. Assim como sentimento de culpa, relacionamento abusivo, crenças religiosas, proibições familiares, falta de desejo pelo parceiro (a). É importante verificar se isso sempre aconteceu em todas as relações sexuais ou apenas com o parceiro (a) atual. Terapia de casal pode ser interessante, caso se descarte problemas orgânicos. Att. Samantha.
 Lisiane Hadlich Machado
Psicólogo, Psicanalista
Rio de Janeiro
Bom dia. Trata-se de uma doença que pode acometer ambos os sexos. Muito comum na sociedade, varias pessoas e casais procuram terapia com essa queixa. Seria interessante e de propriedade buscar uma psicoterapia para entender melhor esse processo na sua intimidade, bem como tratar as causas. A comunicação, expressão dos sentimentos, auto estima e inteligencia emocional também são temas importantes relacionados a essa queixa. Tudo isso pode ser trabalhado em psicoterapia especializada.
A incapacidade de atingir o orgasmo, pode ser um transtorno,tanto feminino quanto masculino. O aqui e agora pode ser trabalhado e resolvido com a ajuda de um psicólogo. Não espere, busque ajuda e seja mais feliz, ao encontrar seu bem estar.
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 120
Você pode reservar uma consulta através do site Doctoralia, clicando no botão agendar consulta.
Olá, pessoa! Acredito que as respostas dos colegas já tenham respondido a sua pergunta mas, devo poder acrescentar alguma reflexão.
Como já foi explicado, a anorgasmia pode ocorrer em homens e mulheres, embora seja um efeito observado muito mais frequentemente nestas ultimas. Este nome, anorgasmia, já descreve bem ao que se refere à palavra - a ausência do orgasmo nas relações.
Ela acontece de diversas formas, sendo uma anorgasmia ao longo de toda a vida (nunca experimentar um orgasmo) a uma anorgasmia que começou com um evento único e pontual (que geralmente se atrela à nossa percepção sexual e, essas são coisas que levamos pra cama com a gente). Pode ter origem biológica ou psicossocial e, pra critérios diagnósticos, só se chama anorgasmia se isso durar um período superior a 6 meses - mas deixe a atividade de colocar nome nas coisas para um profissional.
Há ainda duas coisas que precisam ser comentadas: Primeiramente, a anorgasmia em si não traz grandes prejuízos ao corpo mas, pode sim trazer transtornos à pessoa que sofre com isso - por exemplo, prejudicando suas relações amorosas ou sua autoestima. Em segundo lugar, é importante lembrar que os desafios enfrentados no sexo são geralmente enfrentados a dois (pelo menos) e, se tratando de homens, há estruturalmente uma resistência em se colocar nessa posição de incapacitado - ou mesmo de reconhecer quando a autoestima não vai bem. Vale a pena dar uma chance de falar abertamente sobre o assunto com a parceira ou parceiro.
Exclua possibilidades físicas, priorize a qualidade da relação e, busque um profissional.
 José Antonio Reis
Psicólogo, Psicanalista
Rio de Janeiro
Pode sim, principalmente se ele estiver usando remédios psiquiátricos que tem histórico de provocar esses sintomas: queda de libido, anorgasmia, ejaculação retardada, entre outros. Isso é só o mais frequente, existem outros fatores biológicos e psicológicos que podem influenciar também nessa sintomatologia.
 Delton Hebling Junior
Psicólogo
Rio Claro
Ela é tanto masculina quanto feminina e precisa de um trabalho conjunto entre o clínico (Uro ou Gineco), psicólogo e talvez um psiquiatra.
Na grande maioria dos casos é solucionada de forma bem satisfatória, basta começar.
Dra. Emy Lay Soares Loiola
Psicólogo
Belo Horizonte
Olá! A anorgasmia é a incapacidade de chegar ao orgasmo mesmo com estímulo sexual e excitação. Ela pode acontecer tanto com homens quanto com mulheres.Espero ter ajudado e coloco-me a disposição. Um abraço!
Olá!
A anorgasmia atinge ambos os sexos e é mais comum do que se imagina.
Muitas pessoas evitam falar sobre o assunto, principalmente os homens, que precisam se mostrar sempre viril e sem nenhum problema relacionados a sua performance sexual.
É importante, antes de tudo, procurar um urologista para se averiguar se existem problemas de causas orgânicas, que estejam causando o problema. Após isso, caso não seja identificado problemas orgânicos, o ideal seja ir a um terapeuta/psióologo que trabalhe com questões relacionadas a sexualidade humana. Vale ressaltar, que uma das principais causas da anorgasmia, são problemas de cunho emocionais, trabalho, casa, relacionamento e etc.
Qualquer outra dúvida, estou a disposição.
 Nadia Carvalho Orizio
Psicólogo, Psicanalista
São Paulo
A anorgasmia é a ausência de orgasmo e pode ocorrer com qualquer ser humano, independente do sexo da pessoa. Para saber mais sobre como é isso pra você, bem como, como você lida com isso em si ou com alguém próximo a você, sessões de psicoterapia psicanalítica podem te ajudar. Estou à disposição!
 Gisele Rodrigues
Psicólogo
Florianópolis
Sim, pode atingir homens e mulheres.
Prof. Felipe Marangoni Pontes
Psicólogo, Psicanalista
São Bernardo do Campo
É um problema que pode atingir homens e mulheres, não sendo apenas um transtorno masculino.
Sim, homens também podem sofrer da falta em ter orgasmos. O orgasmo masculino está ligado a ejaculação, mas vai além desta. É um efeito psico-fisiológico. Assim as causas podem ser em ambos os campos. Isto é, questões do organismo como: doenças crônicas, lesões medulares, problemas circulatórios e alguns medicamentos podem até permitir ao sujeito ter uma ereção, mas não a chegar ao orgasmo. Questões psicológicas também pode interferir: ansiedade, depressão, problemas de relacionamento, traumas emocionais, compulsões sexuais, abuso de pornografia também podem interferir no curso excitação-orgasmo. Alguns homens demoram a buscar ajuda, com receio de julgamentos e seguem em angústia. A maioria das questões de anorgasmia e tratável, mas depende de enfrentar e expor ao profissional, as particularidades do problema de cada um.
 Gabriel Gonçalves
Psicólogo, Psicanalista
Salvador
Não existe essa relação com o gênero.
As disfunções sexuais podem assumir diferentes formas, como ejaculação precoce, disfunção erétil e a anorgasmia. É importante que se descarte a possibilidade de que esse quadro seja de base orgânica ou decorrência de outro tratamento medicamentoso, entretanto, frequentemente tem base psicológica, e a psicoterapia pode auxiliar a lidar com esse sintoma. Me coloco a disposição para maiores esclarecimentos a respeito de como funciona a psicoterapia para estes casos.
 Rhuan  Aguilar
Psicólogo, Sexólogo
São Bernardo do Campo
Sim, a anorgasmia — que é a dificuldade total ou parcial em atingir o orgasmo — também pode afetar homens , embora seja mais comum e mais estudada no público feminino.

Nos homens, ela pode ser causada por:

Problemas hormonais (como baixa testosterona)
Distúrbios emocionais (ansiedade, depressão, estresse)
Efeitos colaterais de medicamentos (como antidepressivos)
Problemas neurológicos ou vasculares
Fatores relacionados ao relacionamento ou à autoimagem
Se isso está acontecendo com você com frequência, vale a pena buscar um médico urologista ou sexólogo para investigar as causas e encontrar uma solução. Tem tratamento.
 Abinadabe Nasoli
Psicólogo, Sexólogo
São Paulo
Homens também podem ter dificuldade para chegar ao orgasmo, mas não é uma “doença”, e sim um sintoma. A anorgasmia masculina, embora pouco falada, é real. Isso pode acontecer por questões emocionais, como ansiedade ou traumas; uso de medicamentos; ou hábitos que condicionam o prazer a certos estímulos. Se você ou alguém que você conhece está passando por isso, procure um profissional de saúde mental, é possível entender a causa e tratar. Estou à disposição para ajudar com respeito e acolhimento.
Boa noite! Pode ocorrer com ambos os sexos.
Não necessariamente, os estudos científicos mostram que a anorgasmia atinge um numero maior de mulheres, mas não é exclusiva das mulheres.
Pode. Anorgasmia é a ausência de orgasmo, independente da excitação e, no caso dos homens, ejaculação. As causas podem ser físicas ou psicológicas. Neste caso, a terapia sexual é indicada e as causas serão exploradas e as alternativas para melhoria serão indicadas e aplicadas.

Especialistas

Jamile da Costa Gonçalves

Jamile da Costa Gonçalves

Psicólogo, Psicanalista

Santos

Anabelle Condé

Anabelle Condé

Psicólogo

Rio de Janeiro

Patrícia Loraine Miranda

Patrícia Loraine Miranda

Psicólogo

Vargem Grande Paulista

Marcelle Paganini

Marcelle Paganini

Psicólogo

Vila Velha

Flávia Affonso

Flávia Affonso

Psicólogo

Curitiba

Yuri Ghelfi

Yuri Ghelfi

Sexólogo, Psicólogo

Florianópolis

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 6 perguntas sobre Anorgasmia
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.