Antes eu pesava 103kg, agora peso 87kg, não vejo nenhuma diferença, nenhuma sequer. Alguém com esse

6 respostas
Antes eu pesava 103kg, agora peso 87kg, não vejo nenhuma diferença, nenhuma sequer. Alguém com esse peso pode sofrer de dismorfia corporal?
Olá!!! A dismorfia corporal é um transtorno psicológico em que o indivíduo enxerga defeitos de maneira exacerbada em seu corpo. Seria importante saber seu comportamento em relação a acreditar que em você existe ou existem determinados defeitos, como você os encara e como são seus relacionamentos interpessoais. Tudo isso será avaliado por você com a ajuda de um profissional da psicologia, que te auxiliará no enfrentamento dessa patologia. Alguns casos exigem medicação, e aí será necessário se consultar com um psiquiatra. Mas de início procure um psicólogo, de preferência que seja da abordagem comportamental, e a partir desse passo você estará melhor preparada para possíveis outros passos que possa necessitar. Espero ter ajudado. Um abraço!

Dismorfia corporal é um Transtorno Mental, seu sintoma principal é a insatisfação extrema com a imagem corporal, ou melhor a pessoa tem uma percepção distorcida da própria imagem, apresenta uma preocupação exagerada com defeitos que são imaginários ou mínimos.
Entendo sua preocupação, mas pela sua narrativa não me parece que esse seja seu caso, de qualquer forma sugiro que você busque um Psicologo para que você possa se conhecer mais e trabalhar essa transformação que está se iniciando.
Espero que lhe tenha ajudado, estou a disposição.
Abraço
Vera Pelizzari
Realmente 16kg a menos parece um emagrecimento bastante significativo para não ser notado. Há que se pensar em quais expectativas estão por trás dessa perda de peso. Será que está te faltando algo além de emagrecer? E o que você imaginaria sentir com a perda de peso não foi condizente com o que você está sentindo? O peso mudou mas parece haver algo na sua sua autopercepção que continua o mesmo e merece um olhar mais atento.
Olá!
Cada um de nós se relaciona de uma forma singular com o nosso corpo, há de se pensar em como a imagem que nos é apresentada, seja por uma foto ou um espelho nos causa impacto e em como esta pode estar desalinhada a imagem que temos de nós mesmos. Ou seja, a imagem que formamos de nós e a imagem apresentada sobre nós sempre apresenta um ponto de desencontro.
Em indivíduos onde essa imagem apresenta um ponto de desencontro muito grande é onde podemos situar as patologias. A psicoterapia encaixa-se como uma forma de analisar em como este desencontro ocorre e qual o seu fundamento para o sujeito em questão.
Em minha opinião, não há um critério de peso pré-definido como, "sujeitos de 50 kg estão suscetíveis a transtornos e sujeitos de 80kg, 100kg, não". É necessário que haja uma investigação em como isto se formou para você e qual a motivação deste desencontro.
Esperto ter ajudado e estou a disposição.
Até mais.
No Transtorno Dismórfico há a prevalência de algumas características de comportanento:
1)A pessoa tem uma preocupação exacerbada com alguma parte do corpo que ela julga como tendo defeito, ou é desarmônico com o restante de seu corpo .
2) Faz comparação com outros corpos , olha-se demoradamente no espelho , sente muita angústia com o que vê.
Esse transtorno muitas vezes começa na adolescência, devido a fase de maior e mais acelerada transformação do corpo.
Pessoas com transtorno dismórfico muitas vezes acabam desistindo de seus compromissos, festas, deixam de ir trabalhar justamente por não tolerar a imagem que veem de si mesmos.
O que acaba levando-as ao isolamento, algumas desenvolvem fobia social e depressão .
Quanto antes aceitarmos quem e como somos , mais rápido seremos felizes. Fique bem!
Busque ajuda
Olá!
A dismorfia corporal pode acometer qualquer pessoa. Mesmo sendo magro(a) a pessoa não se vê dessa forma. É importante você avaliar ( relacionado a seu peso e altura), que meta você estabeleceu e qual é o peso ideal pra você.
O processo de emagrecimento envolve uma consciência sobre você mesmo (a), do ponto de vista físico e emocional. Se você perdeu 16 quilos, poderá ser significativo ou não ( que meta estabeleceu?). O ideal para a perda de peso é buscar ajuda de profissionais que te orientem.

Abraços!