Após 10 dias de cirurgia de apendicite posso iniciar o jejum intermitente?

8 respostas
Após 10 dias de cirurgia de apendicite posso iniciar o jejum intermitente?
Dra. Camila Vieira
Nutricionista
Brasília
Não seria indicado. É importante lembrar que toda cirurgia por mínima que seja ainda tem sua carga de antibióticos e anti-inflamatórios que prejudica também a microbiota intestinal, além disso por se tratar da retirada do apêndice o repovoamento dessa microbiota vai ter menos recursos para se refazer. Dentro desse contexto o foco seria alimentação saudável, balanceada e rica em fibras.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
olá, como vai? Qualquer pós operatório demanda energia e nutrientes para a cicatrização. Dependendo do tempo de jejum que será feito, você pode comprometer o resultado da cirurgia e prejudicar a cicatrização. Acredito que em 1 mês de PO, vc pode retomar a prática de JI. Vale lembrar que a depender a cirurgia, o organismo só estará 100% após 3 a 6 meses. No entanto, neste caso, aconselho que busque uma nutri que calcule a sua necessidade energética para que vc tenha um bom pós cirúrgico, ou seja, uma cicatrização completa. Espero ter te ajudado, bjs da @dehgaribanutri
Olá
No momento você tem que ficar na sua recuperação, no seu pós operatório, focando em uma alimentação voltada para a cicatrização, além dos cuidados com a saúde intestinal já que o uso de antibióticos prejudica a permeabilidade do intestino.
Outro ponto importante que jejum intermitente é uma estratégia nutricional que só pode ser prescrita pelo profissional nutricionista, pois tem algumas contraindicações. Tem que ser avaliado, após seu período de recuperação e liberação médica, se de fato o jejum intermitente pode ser feito por você, analisando todo o seu caso clínico, incluindo a sua relação com a comida.
Espero ter ajudado.
Abraço
Dra. Kelly Gloria Nascimento Oliveira
Nutricionista
Rio de Janeiro
Espera se recuperar para pensar no jejum acompanhada de um especialista. E tendo como base uma alimentacao balaceada. Esperaria um mes ou mais, o ideal e aguardar a cocatrizacao da cirurgia. No pos operatorio o paciente precisa repor proteinas e minerais para recuperacao e cocatrizacao.
 Marcelo Veronezi
Nutricionista
Belo Horizonte
No momento foque em sua recuperação, para que seu pós operatório ocorra da melhor forma possível. Outro ponto, o jejum intermitente pode ser uma ótima estratégia, porém não deve ser feito por conta própria. Procure um profissional para te auxiliar e decidir qual é o melhor momento e por quanto tempo você irá aplicar essa estratégia.
Dra. Beatriz Pedroso
Nutricionista, Terapeuta complementar
Sorocaba
Não é recomendado iniciar o jejum intermitente apenas 10 dias após uma cirurgia de apendicite. Durante o período pós-operatório, seu corpo precisa de uma nutrição adequada e constante para se recuperar, reparar os tecidos e fortalecer o sistema imunológico. O jejum pode limitar a oferta de nutrientes essenciais nesse momento crítico.

O ideal é focar em uma alimentação balanceada, rica em proteínas, vitaminas e minerais, para promover uma recuperação completa. Após a liberação médica, você pode considerar estratégias como o jejum intermitente, mas sempre com acompanhamento nutricional.

Se você precisar de um acompanhamento nutricional personalizado, fico à disposição para ajudar!
 Rachel Franco
Nutricionista
Rio de Janeiro
Procure um atendimento nutricional adequado. Me encontro disponível para atendimento. Favor chamar no chat.
 Felipe Costa Lima Jatai
Nutricionista, Psicanalista
Fortaleza
Vai depender muito do seu quadro e de como será esse jejum. Mas geralmente não é indicado restrições calóricas no pós-cirúrgico.

Especialistas

Bernard Favacho

Bernard Favacho

Cirurgião do aparelho digestivo, Cirurgião geral

São Paulo

Giovanna Ricarte

Giovanna Ricarte

Cirurgião geral

Campo Grande

Aline Weber

Aline Weber

Cirurgião do aparelho digestivo, Cirurgião geral

Guarapuava

Isabela Walder Galiano

Isabela Walder Galiano

Cirurgião do aparelho digestivo, Cirurgião geral

Araçatuba

Stephanie Pedrazza

Stephanie Pedrazza

Cirurgião oncológico, Cirurgião geral

Londrina

Marcio Canavarros Serra

Marcio Canavarros Serra

Cirurgião geral

Cuiabá

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 1973 perguntas sobre Apendicite
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.