As preocupações exageradas relacionadas a ansiedade generalizada que causam angustia e medo fora do

10 respostas
As preocupações exageradas relacionadas a ansiedade generalizada que causam angustia e medo fora do contexto podem se estender a diversos assuntos como por exemplo doenças, relacionamentos, família, crenças religiosas, trabalho entre outros ou são específicos de certos assuntos?
As preocupações exageradas típicas da ansiedade generalizada são a respeito de diversos eventos ou atividades, não se restringindo apenas a alguns assuntos da vida da pessoa. O tratamento habitualmente é conjunto, com a colaboração de psiquiatra e psicólogo.

Sim. As preocupações exageradas podem se estender a outros assuntos. A preocupação contínua e persistente é de difícil controle e causa sofrimento significativo. A tentativa de antecipar e se proteger de eventos considerados ruins ou que requerem muita expectativa causam preocupações gerando muita ansiedade e isso faz com que se estabeleça um ciclo vicioso de mais preocupação e ansiedade. Portanto, é importante olhar para esses sentimentos, entender o funcionamento psíquico e perceber que a preocupação excessiva é contraproducente e só vai causar danos e sofrimentos.
Espero ter ajudado!
A ansiedade é uma reação normal da pessoa diante de situações que podem provocar medo, dúvida ou expectativa. O problema é quando esse sentimento persiste por muito tempo e passa a interferir na vida diária da pessoa, tornando um motivo de preocupação. Cada pessoa precisa aprender a lidar com a sua ansiedade, para que esta não saia do seu controle, e deixa de ser uma ansiedade normal, transformando num sentimento de angústia e medo. Dessa forma, geralmente a pessoa ansiosa tende a lidar com as diversas situações da vida com esse sentimento de preocupação excessiva ou expectativa muito apreensiva. A psicoterapia vai ajudar a lidar melhor com esses sentimentos, tornando-os menos assustadores e angustiantes.
São esses exageros que precisamos tratar. Eles podem estar relacionados a qualquer aspecto de nossas vidas, porém podem se caracterizar mais em uns que em outros.
Essas preocupações podem ser mais intensas para certos assuntos e áreas específicas de nossa vida, mas comumente afetam os outros âmbitos que vivenciamos em nossa rotina.
Pensando numa comparação para que possamos, talvez, ter uma maior compreensão desse tema: um terremoto tem seu epicentro, onde o tremor é extremamente intenso. Mas não é apenas no epicentro que haverá danos, mas em todo um raio ao seu redor, sendo que o raio será mais amplo na medida que o epicentro for mais fortemente atingido.
Sendo assim, em nossa vida é comum que quando temos questões que envolvam sentimentos relacionados a angústia, ansiedade, medos, etc... tais sentimentos não envolvam apenas o tema ou área específico, mas afete também outros comportamentos e relacionamentos que vivemos.
Boa tarde

As preocupações, pensamento acelerado, pensamentos catastróficos e outros sintomas típicos da ansiedade, podem sim afetar os relacionamentos social, familiar e a vida laboral como um todo. Existem tratamentos medicamentosos e terapias eficazes que vai equilibrar o humor e ajudar a ter pensamentos funcionais, proporcionando melhor qualidade de vida e relacionamentos saudáveis e prazerosos. A TCC ( Terapia Cognitivo Comportamental) mostra ótimos resultados.
Espero ajudar!
A estes e a muitos outros assuntos. Já parou para pensar por quê você sente tanto medo e angústia? Sempre foi assim, ou algo marcante desencadeou estas reações? Procure ajude, é muito sofrido viver desta forma, e se não cuidar os problemas não se resolvem. A psicoterapia é um dos caminhos, mas se você não se identificar com esta proposta de tratamento procure por outras possibilidades.
Sim. afinal o que lhe causa tanta angústia? como foram suas vivências familiares? por trás de um sintoma sempre há muitas subjetividades. importante buscar ajuda de um bom psicólogo. Se possível também uma avaliação de um bom psiquiatra. Dependendo do grau de sua ansiedade, sua saúde mental pode estar em intenso sofrimento. A ansiedade tem a função de proteção de um perigo, importante refletir sobre isso com uma ajuda profissional amparando.
Boa tarde, tudo bem? A ansiedade é uma reação normal do organismo, visando se precaver contra eventuais ameaças, garantindo assim a sobrevivência. Entretanto, em casos de ansiedade patológica, as preocupações se tornam desproporcionalmente aumentadas frente à situação real, que pode envolver todos os contextos da vida, tais como : trabalho, financas, família, vida amorosa, interpessoal , entre outros. No entanto , tais tais Quadros respondem muito bem ao tratamentos para controle da ansiedade.
De fato há fases em que percebemos que algo que nos protegia não funciona mais. Nessa falha aparece a oportunidade de nos perguntamos: afinal, o que está acontecendo comigo? Por que uma colherada daquele doce ou algo que gerava prazer não está mais funcionando na hora de uma ansiedade? É essa pergunta que abre espaço para uma terapia. Falar é muito importante e ajuda bastante na percepção dos conflitos internos. Uma limpeza de chaminé, como dizia um dos pacientes de Freud, o homem que inventou a Psicanálise; instrumento poderosíssimo de tratamento do inconsciente do indivíduo.